10 efeitos do colesterol alto no seu corpo

Doutor Já Avatar

Doutor Já

Redação
10 efeitos do colesterol alto no seu corpo

Entendendo “os colesteróis”

O colesterol é uma substância que está no seu sangue e nas suas células. Na verdade, seu fígado e outras células produzem a maior parte de colesterol de que seu corpo precisa. O resto, vêm de alimentos que você come.

Existem dois tipos de colesterol:

O primeiro é o LDL, conhecido como colesterol “ruim”. Ele tem esse nome, porque pode se acumular nas suas artérias e formar placas de gordura.

O HDL é o “bom,” o saudável.  Ele leva o excesso de colesterol para o fígado, que o remove do seu corpo. Por isso, é importante saber os níveis de colesterol recomendados para você.

Riscos do colesterol alto

Vamos falar de alguns dos principais danos à saúde que o colesterol alto pode causar.

1- O colesterol alto pode, em alguns casos, estar ligado ao câncer.

2- Derrame: o acúmulo de colesterol pode bloquear um vaso sanguíneo do cérebro e causar um derrame. Um pedaço da placa pode eventualmente quebrar e formar um coágulo, levando a um ataque cardíaco, ou para o seu cérebro, causando um derrame.

3- AVC: o excesso de colesterol pode bloquear as artérias do cérebro, aumentando o seu risco de AVC (Acidente Vascular Cerebral).

4- Efeitos na memória: o colesterol alto pode agravar o risco de derrame e ataque cardíaco, que são dois fatores de risco para problemas de memória.

5- Dor no peito: quando o seu coração não recebe sangue com oxigênio o suficiente, você pode desenvolver uma dor no peito chamada angina. É importante lembrar que a angina não é um ataque cardíaco, mas ela pode avisar que você está em risco de um.

6- Endurecimento das artérias: o colesterol LDL forma placas pegajosas. Esse acúmulo pode levar a um endurecimento e rigidez das artérias, chamado aterosclerose. O sangue não flui tão bem em artérias duras, então, o seu coração tem que trabalhar mais para empurrar o sangue por elas. Se uma placa se acumular nas suas artérias, ao longo do tempo você pode desenvolver doenças cardíacas.

7- Ataque cardíaco: se tiver muitas placas em uma artéria coronária, a parte afetada do músculo cardíaco pode morrer. Isso é chamado de ataque cardíaco.

8- Fluxo de sangue reduzido: o acúmulo de placas diminui e estreita as artérias, o que pode diminuir o fluxo de sangue.

9- Cálculos renais: colesterol em excesso pode gerar cálculos renais. A dor abdominal súbita é um dos sintomas, por conta das pedras duras dentro da sua bexiga.

10- Dormência nas pernas: o endurecimento das artérias devido ao excesso de colesterol LDL pode causar dormência nas pernas ou pés. A placa pode bloquear o fluxo sanguíneo para as artérias que levam sangue pros braços, estômago, pernas e pés. Isso é chamado de doença arterial periférica (DAOP).

Seu corpo precisa de colesterol

Na verdade, o colesterol por si só não é ruim.  O seu corpo precisa de um pouco de colesterol para produzir hormônios, vitamina D e fluídos digestivos. Além disso, ajuda no funcionamento dos seus órgãos. O colesterol é também um componente muito importante do seu cérebro, que tem boa parte do estoque de colesterol do seu organismo. Essa gordura é essencial para que o cérebro se comunique com o resto do corpo.

Qual o problema com o colesterol, então?

O colesterol ruim (LDL) que pode ser um problema. O colesterol alto ao longo do tempo pode danificar as suas artérias, fazer você ter doenças cardíacas e até aumentar o risco de AVC.  É importante realizar visitas regulares ao seu médico e diminuir os níveis de colesterol, se alimentando de forma saudável. Exercícios e remédios também pode ajudar a prevenir essas e outras complicações.

Sistema endócrino

As glândulas do nosso corpo precisam de colesterol. Pesquisas mostraram que os níveis colesterol bom aumentam e os de ruim diminuem durante o ciclo menstrual da mulher. Isso pode explicar o porquê  do risco de mulheres desenvolverem doenças cardíacas após a menopausa ser maior.

O hipotireoidismo faz o colesterol total e ruim aumentarem. O Hipertireoidismo tem o efeito contrário.

A terapia para impedir o crescimento do câncer de próstata, pode aumentar o colesterol ruim e diminuir o bom.

Sistema nervoso

Enquanto você precisa de um pouco de colesterol para que o seu cérebro funcione da melhor forma, muito colesterol pode ser prejudicial.

O sangue com alto teor de colesterol por si só, também tem sido implicado na perda de memória e função mental. Ter sangue com colesterol alto aceleram processos que danificam o cérebro em pessoas com doença de Alzheimer.

Sistema digestivo

No sistema digestivo, o colesterol é essencial para a produção de bile- uma substância que ajuda o seu corpo a quebrar alimentos e absorver nutrientes. Porém, muito colesterol pode fazer com que você tenha dolorosos cálculos biliares.

Fique atento aos seus níveis de colesterol com exames de sangue regulares. Fique alerta a qualquer problema antes que leve a uma doença cardíaca ou outras complicações.

Fonte: Healthline