10 Hábitos Saudáveis Que os Pais Devem Ensinar Aos seus Filhos

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Redação
10 Hábitos Saudáveis Que os Pais Devem Ensinar Aos seus Filhos

Pérolas de sabedoria paterna

Como um pai, você passa mais do que os seus genes aos seus filhos. As crianças pegam os seus hábitos também- tanto os bons quanto os ruins.

Mostre aos seus filhos que você se importa com eles ao compartilhar esses conselhos de saúde que eles levarão consigo por toda a vida.

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Hábito 1: Faça da comida algo colorido

Comer alimentos de cores diferentes não é apenas divertido- também tem benefícios. Ajude os seus filhos a entender o valor nutricional de incluir um arco-íris de alimentos coloridos na sua dieta regular.

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Isso não significa que toda refeição tenha que ser multicolorida. Mas você deve fazer um esforço para incorporar uma diversidade de frutas e vegetais de diferentes cores na dieta dos seus filhos. Deixe as cores variarem de vermelho, azul e laranja a amarelo, verde e branco.

Hábito 2: Não pule o café da manhã

Estabelecer uma rotina de refeições regulares na infância pode ajudar a tornar mais provável que seus filhos continuem com esse bom hábito quando forem mais velhos.

 

Ensine-lhes que um café da manhã saudável:

– Dá um pontapé inicial no seu cérebro e dá energia
– Ajuda a mantê-los fortes
– Mantém doenças crônicas à distância

A Harvard Medical School confirma que ficar sem café da manhã está relacionado a uma propensão 4 vezes maior de obesidade. E a grande quantidade de fibras em muitos cereais matinais pode ajudar a reduzir o risco de diabetes e doenças cardíacas. Entretanto, fique de olho no teor de açúcar.

Hábito 3: Escolha atividades físicas divertidas

Nem todas as crianças amam esportes. Algumas podem até odiar a aula de Educação Física. Mas se elas observarem você sendo ativo e se encontrar atividades físicas que elas gostam, torna-se fácil permanecer saudável e ativa.

Elas podem, muito provavelmente, levar o amor por essas atividades à vida adulta.

Se o seu filho ainda não tiver encontrado o seu nicho de esportes, encoraje-o a continuar tentando e seja ativo com ele. Exponha-o a uma variedade de atividades físicas como natação, arco e flecha, ou ginástica. Ele está destinado a encontrar algo que goste.

Hábito 4: Não seja sedentário

Tire as crianças, e você mesmo, do sofá e saia de casa.  A Mayo Clinic nota que as crianças que assistem televisão por mais de uma ou duas horas por dia estão em um risco maior de vários problemas de saúde, incluindo:

– Desempenho prejudicado na escola
– Dificuldades comportamentais, incluindo problemas emocionais e sociais e transtornos de atenção
– Obesidade ou excesso de peso
– Sono irregular, incluindo dificuldade em adormecer e resistência à hora de  dormir
– Menos tempo para brincar

Hábito 5: Leia todos os dias

Desenvolver fortes habilidades de leitura é um componente essencial do sucesso do seu filho na escola, agora, e no trabalho, numa fase posterior da vida.

De acordo com a Cleveland Clinic, ler ajuda a construir a auto-estima das crianças, relacionamentos com os pais e outras pessoas e sucesso no futuro.

É recomendado que você faça da leitura uma parte da rotina da hora de brincar e dormir.

A Cleveland Clinic também sugere que você deva começar a ler diariamente para os seus filhos aos 6 meses de idade.  Escolha livros de que os seus filhos gostem para que eles vejam a leitura como uma recompensa/ um prazer ao invés de uma obrigação.

Hábito 6: Beba água e não refrigerante

Você pode manter a mensagem simples. Água é saudável. Refrigerantes são prejudiciais.  Mesmo que os seus filhos não entendam todos os motivos pelos quais muito açúcar é ruim para eles, você pode ajudá-los a entender o básico.

Por exemplo, de acordo com a American Heart Association (AHA), o açúcar presente nos refrigerantes não prove nenhum nutriente. Ele também adiciona calorias que podem levar a problemas relacionados ao peso. Por sua vez, a água é um recurso vital que os seres humanos não podem viver sem.

Hábito 7: Olhe os rótulos (rótulos de alimentos, não o design)

Os seus filhos, especialmente os pré-adolescentes e adolescentes, podem ligar para as etiquetas de suas roupas. Mostre para eles que há um tipo diferente de “etiqueta” que é mais importante para a sua saúde: a tabela nutricional.

Mostre para as crianças como os seus alimentos embalados preferidos contêm tabelas com informações vitais sobre nutrição.  Para evitar sobrecarregá-las, foque em algumas partes principais das tabelas, tal como a quantidade, por porção, de:

– Calorias
– Gorduras saturadas e gorduras trans
– Gramas de açúcar

Hábito 8: Aproveite um jantar em família

Com horários familiares agitados, é difícil encontrar tempo para sentar e desfrutar de uma refeição juntos. Mas vale a pena tentar.

De acordo com a University of Florida, pesquisas mostraram que compartilhar um jantar em família significa que:

– Laços familiares ficam mais fortes
– As crianças são mais bem ajustadas
– Todos comem refeições mais nutritivas
– As crianças são menos propensas a serem obesas ou a estarem com excesso de peso
– As crianças são menos propensas a usarem drogas ou álcool (de forma abusiva)

Hábito 9: Passe tempo com os amigos

As amizades são muito importantes para o desenvolvimento saudável das crianças em idade escolar, de acordo com pesquisa publicada pela Clinical Child and Family Psychology Review.

Brincar com amigos ensina às crianças valiosas habilidades sociais, tal como, comunicação, cooperação e solução de problemas. Ter amigos também pode afetar o seu desempenho na escola.

Encoraje os seus filhos a desenvolverem uma série de amizades e a brincarem frequentemente com amigos. Isso poderá estabelecer competências para a vida- algo que eles poderão utilizar por muitos anos.

Hábito 10: Pense positivo

É fácil para as crianças ficarem desmotivadas quando as coisas não saem do jeito que tinha sido planejado. Ajude-as a aprender resiliência quando elas passarem por

contratempos ao mostrar a importância de pensar e continuar pensando positivo.

De acordo com uma pesquisa da Clinical Child and Family Psychology Review, as crianças assim como os adultos podem obter benefícios de bons relacionamentos e pensamento positivo.

Ajude os seus filhos a desenvolver auto-estima saudável e uma mentalidade positiva, ensinando-lhes que são amáveis, capazes e únicos, independentemente dos desafios que encontrem.

Fonte: Healthline

 

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