10 primeiros sinais de lúpus

Doutor Já Avatar

Doutor Já

Redação
10 primeiros sinais de lúpus

O que é lúpus?

Lúpus é uma doença autoimune que causa inchaço (inflamação) e uma grande variedade de sintomas. O lúpus afeta todas as pessoas com essa condição. Algumas pessoas têm apenas alguns sintomas leves e outras têm um número maior de sintomas e eles são mais graves.

Os sintomas geralmente começam na vida adulta, em qualquer ponto entre a adolescência e os 30 anos. As pessoas com lúpus geralmente tem sintomas seguidos por períodos de remissão. Por isso que os primeiros sintomas podem passar despercebidos.

Já que os primeiros sintomas são similares aos de outras condições, senti-los não significa necessariamente que você a tenha. Os primeiros sintomas incluem:

  • Fadiga
  • Febre
  • Perda de cabelo
  • Erupção cutânea
  • Problemas pulmonares
  • Problemas renais
  • Articulações inchadas
  • Problemas gastrointestinais
  • Problemas de tireóide
  • Boca e olhos secos

Não tem Plano de Saúde? Conheça agora o Cartão Doutor Já!

1) Fadiga

Cerca de 90% das pessoas com lúpus experienciam algum nível de fadiga. Uma soneca à tarde funciona para algumas pessoas, mas dormir muito durante o dia pode levar à insônia durante a parte da noite. Pode ser difícil, mas se você puder permanecer ativo e continuar com a sua rotina diária, talvez você consiga manter os seus níveis de energia.

Converse com o seu médico se você estiver vivendo com uma fadiga debilitante. Algumas causas da fadiga podem ser tratadas.

2)Febre sem explicação

Um dos primeiros sintomas do lúpus é uma febre baixa sem razão aparente. Já que ela pode pairar entre 36.9˚C e 38.3˚C, talvez você não ache necessário procurar um médico. Essa febre pode ficar indo e voltando em pessoas com lúpus.

Uma febre baixa pode ser um sintoma de inflamação, infecção ou de um episódio imediato. Se você tem febres baixas recorrentes, marque uma consulta com o seu médico.

3)Perda de cabelo

O afinamento do cabelo é um dos primeiros sintomas do lúpus. A perda de cabelo é o resultado da inflamação da pele e do couro cabeludo. Algumas pessoas com lúpus perdem o cabelo em montinhos. Mais frequentemente, o cabelo vai afinando lentamente. Algumas pessoas também percebem um afinamento dos pelos da barba, sobrancelhas, cílios e outros pelos do corpo. O lúpus pode fazer com que os cabelos pareçam quebradiços, quebrem-se facilmente e pareçam um pouco irregulares, ganhando o nome de “cabelo lúpus”.

Existem tratamentos que resultam no crescimento de cabelo renovado. Mas se você desenvolver lesões no seu couro cabeludo, a perda de cabelo nessas áreas pode ser permanente.

4) Erupções cutâneas ou lesões na pele

Um dos sintomas mais visíveis do lúpus é uma erupção cutânea no formato de uma borboleta que aparece sobre a ponte do nariz e nas duas bochechas. Cerca de 50% das pessoas com lúpus têm essa erupção cutânea. Pode acontecer de repente ou após a exposição ao sol. Às vezes, essa erupção cutânea aparece logo antes de um episódio.

O lúpus também pode causar lesões que não coçam em outras partes do corpo. Raramente, o lúpus pode causar urticárias. Muitas pessoas com lúpus são sensíveis ao sol, ou até mesmo iluminação artificial. Algumas pessoas experienciam descoloração nos dedos das mãos e dos pés.

5)Problemas pulmonares

A inflamação do sistema pulmonar é outro sintoma possível do lúpus. Os pulmões ficam inflamados e o inchaço pode se estender aos vasos sanguíneos pulmonares. Até mesmo o diafragma pode ser afetado. Todas essas condições podem levar à dor no peito quando você tentar inspirar. Essa condição é frequentemente referida como dor torácica pleurítica.

Com o passar do tempo, os problemas de respiração por causa do lúpus podem diminuir o tamanho do pulmão. Dores no peito recorrentes e falta de ar caracterizam essa condição. Às vezes, é chamada de síndrome do pulmão encolhido.

6)Inflamação dos rins

As pessoas com lúpus podem desenvolver uma inflamação dos rins chamada nefrite. A inflamação faz com que seja mais difícil para os rins filtrarem toxinas e resíduos do sangue. 

Os sintomas incluem:

  • Inchaço nas pernas e pés
  • Pressão alta
  • Sangue na sua urina
  • Urina mais escura
  • Ter que urinar com mais frequência à noite
  • Dor nas suas laterais

Os primeiros sintomas podem não ser notados. Após o diagnóstico, monitorar o funcionamento dos rins é recomendado. A nefrite lúpica não tratada pode levar à doença renal terminal (DRT).

7)Articulações doloridas e inchadas

A inflamação pode causar dor, rigidez e inchaço visível nas suas articulações, particularmente na manhã. Pode ser suave no início e gradativamente ficar mais óbvia. Assim como outros sintomas do lúpus, os problemas nas articulações podem ir e voltar.

Se os medicamentos que não precisam de prescrição não ajudarem, procure o seu médico. Pode haver melhores opções de tratamento. Mas o seu médico deve determinar se os seus problemas nas articulações são causados pelo lúpus ou por outras condições, como a artrite.

8) Problemas gastrointestinais

Algumas pessoas com lúpus sentes ocasionalmente azia, refluxo ácido ou outros problemas gastrointestinais. Os sintomas suaves podem ser tratados com antiácidos de venda livre (sem prescrição). Se você tiver crises frequentes de refluxo ácido ou azia, tente diminuir o tamanho das refeições e evite bebidas que contenham cafeína. Além disso, não deite imediatamente após uma refeição. Se os sintomas continuarem, procure o seu médico para descartar outras condições.

9)Problemas de tireóide

Não é incomum que pessoas com lúpus desenvolvam a tireóide de Hashimoto. A tireóide ajuda a controlar o metabolismo do seu corpo. Uma tireóide que não funciona adequadamente pode afetar órgãos vitais, por exemplo, o seu cérebro, coração, rins e fígado. Também pode resultar em ganho ou perda de peso. Outros sintomas podem incluir pele e cabelos secos e mau humor.

Quando a tireóide está trabalhando menos do que o normal, a condição é conhecido como hipotireoidismo. Já o hipertireoidismo é causada por uma tireoide que está superativa. Os tratamentos para fazer com que o seu metabolismo volte ao normal estão disponíveis.

10) Boca e olhos secos

Se você tem lúpus, você pode experienciar boca seca. Você também pode ficar com a sensação de que os seus olhos parecem arenosos e secos. Isso porque algumas pessoas com lúpus desenvolvem a doença de Sjögren, outro distúrbio autoimune. Essa síndrome causa o mau funcionamento das glândulas e saliva, e os linfócitos podem se acumular nas glândulas. Em alguns casos, as mulheres com lúpus e Sjögren também podem sentir secura da vagina e da pele.

Fonte: Health Line

Não tem Plano de Saúde? Conheça agora o Cartão Doutor Já!