11 cuidados para se ter na gravidez

Doutor Já Avatar

Doutor Já

Redação
11 cuidados para se ter na gravidez

Riscos e cuidados na gravidez

Sobre os cuidados na gravidez, não há muitas regras rígidas e instantâneas sobre o que não fazer, além de não fumar e não beber álcool. Mas os cuidados na gravidez são indispensáveis.

Mas, tendo em vista que a segurança e saúde do bebê são essenciai,s, aqui está uma lista de 11 coisas que você não deve fazer enquanto estiver grávida.

Não tem Plano de Saúde? Conheça agora o Cartão Doutor Já!

1) Não coma esses alimentos

A alimentação é um importante fator nos cuidados na gravidez. Durante esse período, deve ser evitado:

  • Carne crua e frutos do mar

alimentos não cozidos que vieram do mar (sim, sushi, estamos falando de você também), incluindo ostras, mexilhões e moluscos. Também evite comer bife e carne de porco mal passada ou crua. Essas podem estar contaminadas com toxoplasmose ou salmonella.

  • Evite carnes de charcutaria

essas podem estar contaminadas com listeria, uma bactéria que consegue atravessar a placenta e infectar o seu bebê em desenvolvimento. Uma infecção no útero pode levar a um envenenamento do sangue e pode apresentar um risco de vida para o seu bebê.

  • Peixes com altos níveis de mercúrio

Isso inclui peixes como tubarão, cavala, peixe-espada e peixe-telha. Quer saber sobre o atum? Em geral, o atum em lata possui baixos níveis de mercúrio, mas ainda é inteligente consumi-lo com moderação.

  • Peixes defumados

salmão defumado, arenque-do-pacífico ou salmão estilo jerky ou oriental. Há um risco desses peixes defumados e refrigerados estarem contaminados com listeria. Os frutos do mar defumados que podem ser armazenados em conserva ou enlatados, no entanto, provavelmente não têm problema.

  • Ovos crus

isso inclui também pratos que contêm ovos crus, então pode variar de molhos Caesar feitos em casa, maionese, molhos holandeses e certos cremes. Ovos crus apresentam um risco de salmonella.

  • Queijos leves

Alguns queijos leves e importados podem ter listeria, então fique longe de queijos leves como Brie, Roquefort, Gorgonzola, Camembert e feta. Queijos mexicanos, como o queijo branco e o queijo fresco também devem ser evitados, a não ser que sejam feitos de leite pasteurizado.

  • Laticínios não pasteurizados

Esses produtos podem conter listeria.

Há muitas escolhas boas para a nutrição enquanto você estiver grávida. Em seu plano alimentar diário, tente incorporar:

2) Não pinte o quarto do bebê

Não há uma maneira de mensurar a toxicidade da exposição real à tinta, então, essa recomendação é baseada na probabilidade da toxicidade.

A toxicidade da tinta depende dos solventes individuais e produtos químicos na tinta, assim como a exposição. Enquanto é comum assumir que a pintura da casa apresenta um baixo nível de exposição, a medida mais segura é reduzir a sua exposição aos gases dessas tintas.

3) Não exagere na cafeína

A cafeína é um estimulante e diurético, o que significa que beber café todos os dias aumenta a pressão arterial, batimentos cardíacos e as idas ao banheiro. Além disso, a cafeína consegue atravessar a placenta.

Enquanto você pode funcionar normalmente com a cafeína, o seu bebê em crescimento não funciona. Isso ocorre porque o metabolismo do seu bebê ainda está se desenvolvendo.

É preciso moderar o níveis de cafeína, como 150 a 300 mg por dia. Apenas se lembre de que a cafeína não está presente somente no chá e café. Você pode encontrá-la em chocolates, refrigerantes e certos medicamentos que não precisam de prescrição.

4) Não tome certos remédios

Alguns remédios podem ser prejudiciais ao seu bebê em crescimento. Antes de tomar qualquer medicação, que não precisa de prescrição, e suplementos, converse com o seu médico.

5) Não use saltos altos

Conforme sua barriga cresce, o seu centro de gravidade mudará. Então você pode se encontrar um pouco instável em seus pés. Além dos tornozelos inchados, o aconselhado é usar sapatos confortáveis nesse período.

6) Não passe tempo em uma banheira quente ou sauna

Se você estiver sentindo dores durante a sua gravidez, relaxar em uma banheira quente parece ser o ideal. Mas uma temperatura corporal elevada, durante o primeiro trimestre pode levar a certos defeitos de nascença.

Evite a banheira de água quente, que normalmente mantém a temperatura da água em torno de 30 ° C, e experimente um banho quente.

7) Não mude a areia do seu gatinho

Se você precisar mudar a areia do seu gato, use luvas e lave muito bem as mãos depois. As fezes dos gatos podem carregar toxoplasmose, uma doença parasitária rara.

Enquanto é mais provável que você contraia essa condição ao comer carnes cruas ou através da jardinagem.

8) Não seja um fumante passivo

O tabagismo é terrível para você e para o seu bebê, mas ser um fumante passivo pode ser prejudicial. Existem cerca de 4.000 substâncias químicas no fumo passivo, e algumas delas, foram ligadas ao câncer.

O fumo passivo durante a sua gravidez pode levar:

  • Ao aborto
  • Ao parto prematuro
  • A um baixo peso de nascença
  • A problemas comportamentais ou de aprendizagem conforme o seu bebê cresce
  • À síndrome de morte súbita infantil

9) Não beba

Evite vinho, cerveja e licor durante a sua gravidez. O álcool passa rapidamente na corrente sanguínea através da placenta e do cordão umbilical até o bebê. Isto pode prejudicar o cérebro e os órgãos do bebê em desenvolvimento.

Outros riscos potenciais incluem:

  • Nascimento prematuro
  • Distúrbios do espectro alcoólico fetal
  • Dano cerebral
  • Defeitos de nascença
  • Aborto espontâneo
  • Natimorto

10) Não sente ou fique em pé por muito tempo

Durante a gravidez, permanecer na mesma posição por muito tempo, sentado ou em pé, pode causar uma série de complicações. Como por exemplo, inchaço nos tornozelos e problemas nas veias.

Tente fazer pausas curtas para se movimentar, se estiver sentado, ou para colocar as pernas para cima, caso esteja de pé.

11) Não acredite em tudo que você lê

Você pode achar todos os tipos de informações contraditórias na internet, em livros ou em revistas. Confie nos seus instintos e lembre-se de que errar para o lado da precaução nunca é uma má ideia. Se estiver com dúvidas, converse com o seu médico sobre os cuidados na gravidez.

Fonte:Health Line

Não tem Plano de Saúde? Conheça agora o Cartão Doutor Já!