18 coisas que você não sabia sobre as suas unhas

Doutor Já Avatar

Doutor Já

Redação
18 coisas que você não sabia sobre as suas unhas

1. As suas unhas são feitas de queratina.

A queratina é um tipo de proteína que pode ser encontrada no tecido nas unhas e em outras partes do seu corpo. A queratina  tem uma função muito importante na saúde das unhas: Ela protege as unhas ao torná-las fortes e resistentes.

>> Não tem Plano de Saúde? Conheça o Cartão Doutor Já

 

2. Sim, a queratina também faz o seu cabelo.

A queratina também é encontrada nas células do seu cabelo e pele. Ela também forma as células que são uma parte essencial de muitas glândulas de órgãos internos. Entretanto, o excesso de queratina no cabelo pode gerar danos como deixar seus fios rígidos e quebradiços. Além disso, diversos outros fatores podem danificar seu cabelo.

>> Não tem Plano de Saúde? Conheça o Cartão Doutor Já

 

3. As suas unhas visíveis estão mortas.

As unhas começam a crescer sob a sua pele. Quando novas células crescem, elas empurram as antigas pela sua pele.  A parte que você consegue ver consiste em células mortas. Por isso que não dói cortar as unhas.

>> Não tem Plano de Saúde? Conheça o Cartão Doutor Já

 

4. Mas elas precisam de fluxo sanguíneo para crescer e criar a “unha”.

Pequenos vasos sanguíneos, chamados de capilares, ficam sob o leito ungueal. O sangue fluindo pelos capilares faz a unha crescer e dá a cor rosada.

 

5. As unhas têm sensibilidade-ou quase isso.

As unhas que você pode ver estão mortas e não tem sensibilidade.  Entretanto, uma camada de pele embaixo das unhas, chamada de derme, tem terminações nervosas sensoriais.  Essas mandam um sinal para o seu cérebro quando pressões são aplicadas a suas unhas.

 

6. As unhas das mãos crescem cerca de 3,5  milímetros a cada mês.

E as unhas do pé crescem cerca de 1,5 milímetro por mês. Essas são as médias para adultos saudáveis. Para fazer as unhas crescerem rápido, você precisa estar se alimentando bem e cuidar das suas unhas.

 

7. Entretanto, as suas unhas param de crescer quando você morre.

Apesar do mito sobre as unhas que crescem após a morte não ser verdade, há uma razão para ele existir.  Após a morte de alguém, a pele desidrata e encolhe, fazendo parecer com que as suas unhas cresceram.

 

8. As unhas dos homens crescem mais rapidamente.

Os cabelos dos homens também crescem de forma mais rápida.  A única exceção é durante a gravidez, quando a unha e o cabelo de uma mulher crescem mais rapidamente do que dos homens.

 

9. Assim como as unhas da sua mão dominante.

Se você for destro,  você pode ter notado que as unhas nessa mão  crescem mais rapidamente do que na sua mão esquerda e vice e versa.  Isso pode acontecer porque essa mão é mais ativa.

 

10.As estações influenciam no crescimento.

As unhas crescem de maneira mais rápida no verão do que no inverno.  Poucas pesquisas foram feitas, mas um estudo envolvendo ratos descobriu que o clima frio atrofiou o crescimento das unhas.

 

11. A cor da sua unha pode mudar de acordo com a sua saúde.

Cerca de 10% de todas as condições dermatológicas são relacionadas a unhas. Unhas amarelas, marrons ou verdes geralmente significam que você tem uma infecção fungíca.  Em alguns casos, a unha amarela é um sintoma de uma doença da tiróide, psoríase ou diabetes.

 

12. Enquanto manchas nas suas unhas não são, na verdade, um sinônimo de deficiência de cálcio.

Manchas e linhas brancas são, frequentemente, causadas por pequenas lesões em suas unhas, como por mordê-las. Essas manchas são geralmente inofensivas e irão sumir quando a unha crescer.

 

13. E estresse pode realmente afetar as suas unhas.

O estresse pode fazer com que as suas unhas cresçam de forma mais devagar, ou, até mesmo, parem de crescer temporariamente. Quando elas começarem a crescer novamente, você poderá ter linhas horizontais por toda a sua unha.  Elas geralmente são inofensivas e crescerão.

 

14. Roer as unhas é o “hábito nervoso mais comum”.

Também chamado de onicofagia, roer as unhas geralmente não causa danos em longo prazo. No entanto, aumenta o risco de ficar doente ao espalhar germes para a boca. Danos à pele ao redor das suas unhas também podem causar infecção.

 

15. Você realmente precisa deixar as suas unhas respirarem.

Para manter as unhas saudáveis, fique um tempo sem usar esmaltes ou unhas postiças. Usar e remover esses produtos podem ser prejudiciais às suas unhas, então, dar um tempo ajuda a reparar as unhas.

 

16. Você pode culpar os seus pais por quão grossas (ou finas) as suas unhas são.

O crescimento das unhas e outras características parcialmente dependem dos seus genes herdados.  Outros fatores incluem a sua idade e estado de saúde.

17. As cutículas têm um propósito.

Esta pequena lasca de pele na base da sua unha protege a nova unha dos germes à medida que cresce através da sua pele. Você não deve tirar a cutícula das suas unhas. Fazer isso remove a importante barreira que ajuda a prevenir a infecção.

 

18. As unhas separam os primatas de outros mamíferos.

Primatas, incluindo os humanos, têm unhas ao invés de garras bem como polegares opostos. Isso dá aos humanos mãos mais ágeis que nos permite agarrar melhor as coisas do que outros mamíferos.  

 

Conclusão

As suas unhas dão uma ideia da sua saúde em geral.  Mudanças na cor da unha ou interrupção no crescimento podem ser sintomas de uma condição médica, subnutrição ou estresse em excesso. Converse com o seu médico se você estiver preocupado com mudanças recentes na sua unha.

Siga essas dicas para uma boa higiene das unhas:

  • Corte as unhas regularmente.
  • Se você tiver unhas mais compridas, esfregue a parte de baixo delas quando lavar as mãos. Use sabão e água todas as vezes.
  • Higienize as ferramentas de tratamento de unhas antes de cada uso (e certifique-se de que qualquer salão que você frequente faça o mesmo).
  • Não morda ou mastigue as unhas.
  • Evite arrancar ou morder as unhas. Em vez disso, use um cortador de unhas higienizado para removê-las.

Fonte: Healthline