25 causas de formigamento nas mãos e nos pés

Doutor Já Avatar

Doutor Já

Redação
25 causas de formigamento nas mãos e nos pés

O que é essa sensação de formigamento?

O formigamento nos pés e nas mãos é comum a todos nós. Isso pode acontecer se adormecermos em cima dos nosso braço ou se ficarmos sentados com as nossas pernas cruzadas por muito tempo. Além disso, pode ser referida como parestesia.

A sensação também pode ser descrita como formigamento, queimação ou “alfinetes e agulhas”. Você também pode sentir dormência, dor ou fraqueza nas mãos e pés.

O formigamento nas nossas mãos e pés pode ser causado por uma série de fatores e de condições. Como, pressão, trauma ou danos aos nervos podem causar o formigamento.

Abaixo, nós vamos explorar 25 causas da sensação de formigamento nas suas mãos e pés.

Não tem Plano de Saúde? Conheça agora o Cartão Doutor Já!

Causas comuns

1)Neuropatia diabética

A neuropatia ocorre como um resultado de danos nos nervos. Enquanto há muitos tipos de neuropatia, a neuropatia periférica pode afetar as mãos e os pés.

A neuropatia diabética acontece quando os danos nos nervos são causados pelo diabetes. Ela pode afetar os pés e pernas, e, algumas vezes, os braços e as mãos.

Na neuropatia diabética, os danos aos nervos ocorrem devido a grande quantidade de açúcar na corrente sanguínea. Além de danificar os nervos, essa condição também pode danificar os vasos sanguíneos que abastecem os seus nervos. Quando os nervos não recebem oxigênio suficiente, eles podem não funcionar bem.

2) Falta de vitaminas

A falta de vitaminas pode ser causada pela falta de uma quantidade suficiente de uma vitamina específica na sua dieta.

Algumas vitaminas são importantes para a saúde dos seus nervos. Exemplos das mesmas incluem:

  • Vitamina B12
  • Vitamina B6
  • Vitamina B1
  • Vitamina E

A falta dessas vitaminas pode causar a sensação de formigamento nos seus pés ou mãos.

3) Nervo comprimido

Você pode ficar com um nervo comprimido quando há muita pressão em um determinado nervo exercida pelos tecidos circuncidantes. Por exemplo, lesões, movimentos repetitivos e condições inflamatórias podem fazer com que um nervo fique comprimido.

Um nervo pode ficar comprimido em muitas partes do seu corpo e pode afetar as suas mãos e os pés, causando formigamento, dormência ou dor.

Um nervo comprimido na base da coluna vertebral pode fazer com que essas sensações se irradiem para as costas da perna e para o pé.

4) Síndrome do túnel do carpo

A síndrome do túnel do carpo é uma condição comum que ocorre quando o seu nervo mediano é comprimido à medida que se move pelo pulso. Isso pode ocorrer devido a lesões, movimentos repetitivos ou condições inflamatórias.

As pessoas com essa condição podem sentir dormência ou formigamento nos quatro primeiros dedos da mão.

5) Insuficiência renal

A insuficiência renal ocorre quando os seus rins já não estão funcionamento adequadamente. Condições como pressão arterial alta (hipertensão) ou diabetes podem levar à insuficiência renal .

Quando os seus rins não estão funcionando corretamente, produtos fluidos e residuais podem se acumular no seu corpo, levando a danos nos nervos. O formigamento devido à insuficiência renal geralmente ocorre nas pernas ou pés.

6) Gravidez

O inchaço que ocorre ao longo de todo o corpo durante a gravidez pode colocar pressão em alguns dos seus nervos.

Por causa disso, você pode sentir formigamento nas suas mãos e pés. Os sintomas geralmente desaparecem após a gravidez.

7) Uso de medicações

Uma série de remédios pode causar danos nos nervos, o que pode fazer com que você sinta formigamento nas suas mãos e nos pés. Na verdade, pode ser um efeito colateral bem comum de medicações usadas para tratar câncer (quimioterapia) e HIV.

Outros exemplos de medicações que podem causar formigamento nos pés e mãos incluem:

  • Medicamentos para o coração ou para pressão arterial, como amiodarona ou hidralazina
  • Remédios anti-infecciosos, como metronidazol e dapsona
  • Anticonvulsivantes, como a fenitoína

Transtornos autoimunes

Normalmente, o seu sistema imunológico protege o seu corpo de invasores externos. Uma doença autoimune ocorre quando o seu sistema imunológico ataca as células do seu próprio corpo por engano.

8) Artrite reumatoide

A artrite reumatoide é uma condição autoimune que causa inchaço e dor nas juntas. Ela frequentemente ocorre nos pulsos e mãos, mas também pode afetar outras partes do corpo, incluindo os tornozelos e pés.

A inflamação causada por essa condição pode pressionar os nervos, levando ao formigamento.

9) Esclerose múltipla

A esclerose múltipla (EM) é uma doença autoimune na qual o sistema imunológico ataca a capa protetora dos seus nervos (mielina). Isso pode levar a danos nos nervos.

Sentir dormência ou formigamento nos braços, pernas e rosto é um sintoma comum da EM.

10) Lúpus

Lúpus é uma doença autoimune na qual o seu sistema imunológico ataca os tecidos do seu corpo. Essa condição pode afetar qualquer parte do seu corpo, incluindo o sistema nervoso.

O formigamento nas mãos ou pés pode ser causado por nervos próximos que estão sendo comprimidos devido à inflamação ou inchaço causado pela doença.

11) Doença celíaca

A doença celíaca é uma doença autoimune que afeta o intestino delgado. Quando uma pessoa com doença celíaca ingere glúten, uma reação autoimune ocorre.

Algumas pessoas com doença celíaca podem ter sintomas de neuropatia, incluindo formigamento nos pés e nas mãos. Esses sintomas também podem ocorrer em pessoas que não possuem qualquer sintoma gastrointestinal.

Infecções

Uma infecção ocorre quando organismos que causam doenças invadem o seu corpo. As infecções podem ser virais, bacterianas, ou fúngicas na origem.

12) Doença de Lyme

A doença de Lyme é uma infecção bacteriana que é transmitida através da mordida de um carrapato infectado. Se deixada sem tratamento, a infecção pode começar a afetar o sistema nervoso e pode causar formigamento nas mãos e nos pés.

13) Cobreiro

O cobreiro é uma erupção cutânea dolorosa que é causada pela reativação do vírus varicela-zoster, que fica dormente nos nervos das pessoas que tiveram catapora.

Geralmente, o cobreiro apenas afeta uma pequena parte de um lado do corpo, que pode incluir mãos, braços, pernas e pés. Você pode sentir um formigamento ou dormência na área afetada.

14) Hepatite B e C

As hepatites B e C são causadas por vírus e podem levar à inflamação do fígado, que pode levar à cirrose ou câncer de fígado se não for tratada.

A infecção de hepatite C pode causar neuropatia periférica, apesar de não se saber como isso acontece.

Em alguns casos, a infecção com hepatite B ou C pode levar a uma condição chamada crioglobulinemia, que é quando certas proteínas no sangue se aglutinam no frio, causando inflamação. Um dos sintomas desta condição é dormência e formigamento.

15) HIV e AIDS

HIV é um vírus que ataca as células do sistema imunológico, aumentando o risco de adquirir infecções, assim como alguns cânceres. Quando deixada sem tratamento, a infecção pode progredir para o último estágio da infecção pelo HIV, a AIDS, na qual o sistema imunológico é gravemente danificado.

O HIV pode afetar o sistema nervoso e, em alguns casos, isso pode incluir os nervos dos pés e das mãos, onde formigamento, dormência e dor podem ser sentidos.

16) Lepra

A lepra é uma infecção bacteriana que pode afetar a pele, nervos e trato respiratório.

Quando o sistema respiratório é afetado, você pode sentir um formigamento ou dormência na parte do corpo afetada, que pode incluir as mãos e os pés.

17) Hipotireoidismo

O hipotireoidismo ocorre quando a sua tireoide não produz uma quantidade suficiente do hormônio da tireoide.

Apesar de não ser comum, algumas vezes, o hipotireoidismo grave, que não é tratado, pode causar danos nos nervos, levando a sensações de dormência e formigamento. O mecanismo de como isso ocorre exatamente não é conhecido.

18) Exposição a toxinas

Várias toxinas e produtos químicos são considerados como neurotoxinas, o que significa que eles são prejudiciais para o seu sistema nervoso. A exposição pode causar uma série de sintomas, incluindo formigamento nos pés e nas mãos.

Alguns exemplos de toxinas incluem:

  • Metais pesados, como mercúrio, chumbo e arsênico
  • Acrilamida, um produto químico usado para muitos fins industriais
  • Etilenoglicol, que é encontrado no anticongelante
  • Hexacarbonos, que podem ser encontrados em alguns solventes e colas

19) Fibromialgia

A fibromialgia inclui uma série de sintomas, tais como:

  • Dor muscular generalizada
  • Fadiga
  • Mudanças de humor

Algumas pessoas com fibromialgia podem sentir outros sintomas, como dor de cabeça, problemas gastrointestinais e formigamento nas mãos e nos pés. A causa da fibromialgia não é conhecida.

20) Cisto sinovial

O cisto sinovial é um nódulo cheio de líquido que ocorre mais frequentemente nas juntas, particularmente no pulso. Eles podem aplicar pressão nos nervos próximos, levando a uma sensação de formigamento na mão ou nos dedos, embora o próprio cisto seja indolor.

A causa desses cistos não é conhecida, contudo, acredita-se que a dor nas juntas desempenhe um papel.

21) Espondilose

A espondilose ocorre devido a mudanças relacionadas à idade na parte da sua coluna vertebral que é encontrada no seu pescoço (coluna cervical). Essas mudanças podem incluir coisas como hérnia, degeneração e osteoartrite.

Algumas vezes, essas mudanças podem colocar pressão na coluna vertebral, que pode levar a uma piora da dor no pescoço, assim como sintomas de formigamento ou dormência nos braços e pernas.

22) Fenômeno de Raynaud

O fenômeno de Raynaud afeta a circulação sanguínea nos braços e pernas.

Os vasos sanguíneos nessas áreas ficam menores como uma reação extrema ao calor ou estresse. Essa redução no fluxo sanguíneo pode causar dormência ou formigamento nos dedos dos pés e das mãos.

23) Neuropatia relacionada ao álcool

A uso abusivo de álcool em longo prazo pode levar ao desenvolvimento da neuropatia periférica, que pode levar ao formigamento nas mãos e nos pés.

A condição progride gradualmente e o mecanismo e a causa não são conhecidos, apesar da falta de vitaminas ou deficiência nutricional poder desempenhar um papel.

Causas raras

24) Vasculite

A vasculite ocorre quando os seus vasos sanguíneos ficam inflamados. Há muitos tipos diferentes de vasculite e, de maneira geral, o que causa essa condição não é completamente compreendido.

Já que a inflamação pode levar a mudanças nos vasos sanguíneos, o fluxo sanguíneo para a área afetada pode ficar restrito. Em alguns tipos de vasculite, isso pode levar a problemas nos nervos, como formigamento, dormência e fraqueza.

25)  Síndrome de Guillain-Barré

A síndrome de Guillain-Barré é um transtorno do sistema nervoso raro no qual o seu sistema imunológico ataca parte do seu sistema nervoso. Atualmente, o que causa exatamente essa condição não é sabido.

A síndrome de Guillain-Barré, às vezes, pode surgir após uma doença. O formigamento inexplicável e, possivelmente, dor nas mãos e pés podem ser um dos primeiros sintomas da síndrome.

Diagnóstico

Se você visitar o seu médico devido a um formigamento inexplicável nas suas mãos e pés, há uma variedade de coisas que o seu médico poderá fazer para ajudar no diagnóstico.

Alguns exemplos incluem:

  • Um exame físico, que também pode incluir um exame neurológico para observar os seus reflexos e a função sensorial e motora.
  • Pegar o seu histórico médico, durante o qual ele fará uma série de perguntas relacionadas aos seus sintomas, condições preexistentes que você possa ter e quaisquer medicações que você possa estar tomando.
  • Exames de sangue, que podem permitir que seu médico avalie coisas como os níveis de certas substâncias químicas, níveis de vitaminas ou hormônios no sangue, a função do órgão e os níveis de células do sangue.
  • Testes imagiológicos, como raio X, ressonância magnética ou ultrassonografia.
  • Testar a sua função nervosa usando métodos como testes de velocidade de condução nervosa ou eletromiografia.
  • Uma biópsia do nervo ou da pele.

Tratamento

O tratamento para formigamento nas suas mãos e nos seus pés será determinado pelo que está causando a sua condição. Após o seu diagnóstico, o seu médico irá trabalhar com você para desenvolver um plano de tratamento adequado.

Alguns exemplos de opções de tratamento podem incluir uma ou várias das seguintes:

  • Ajustar a dosagem de uma medicação atual ou mudar para uma medicação alternativa, se possível
  • Suplementação dietética para a falta de vitaminas
  • Manter o diabetes gerenciado
  • Tratamento de condições subjacentes, como uma infecção, artrite reumatoide ou lúpus
  • Cirurgia para corrigir a compressão do nervo ou para remover um cisto
  • Analgésicos (que não precisam de prescrição médica) para ajudar com qualquer dor que possa ocorrer com o formigamento
  • Medicamentos prescritos para dor e formigamento, se os remédios sem prescrição não funcionarem
  • Mudanças no estilo de vida, como ter a certeza de cuidar dos pés, fazer uma dieta saudável, fazer exercícios e limitar o consumo de álcool

Fonte: Health Line

Não tem Plano de Saúde? Conheça agora o Cartão Doutor Já!