30 sintomas irritantes que o estresse causa em você

Doutor Já Avatar

Doutor Já

Redação
30 sintomas irritantes que o estresse causa em você

O que é estresse?

Você provavelmente está acostumado com essa palavra. Talvez você saiba exatamente como é sentir-se estressado. Entretanto, o que exatamente é estresse? Essa resposta corporal é natural quando você está em perigo e é o que ajudou os nossos ancestrais a lidar com riscos. Ficar estressado no curto prazo (agudo) provavelmente não faz mal à sua saúde.

Mas a história é diferente com o estresse  em longo prazo (crônico). Quando você assim por dias- ou até semanas e meses-  pode causar vários danos à saúde. Esses riscos podem interferir no seu corpo e mente, assim como para o seu bem estar emocional. O estresse pode até levar a uma resposta inflamatória no seu corpo, que já foi associada a vários problemas crônicos de saúde.

Aprenda um pouco mais sobre essa condição e o que pode te deixar estressado. Saber os sinais e as causas do estresse pode te ajudar a tratar a condição.

 

Não tem plano de saúde? Conheça agora o Cartão Doutor Já

 

1) O estresse é uma resposta hormonal do seu corpo

Essa resposta começa com uma parte do cérebro chamada hipotálamo. Quando você está estressado, o hipotálamo envia sinais pro seu sistema nervoso e pros seus rins.

Os rins liberam o hormônio do estresse, que na verdade são vários. Esses incluem adrenalina e cortisol.

 

2) Parece que as mulheres são mais propensas do que os homens

As mulheres tendem a ter mais sinais físicos de estresse do que os homens.

Isso não significa que os homens não se sentem estresse. Pelo contrário, os homens têm mais chance de fingir que não estão estressados.

 

botão cartão Doutor Já

Uma Alternativa aos Planos de Saúde

3) Ficar estressado pode sobrecarregar a sua mente com preocupações incessantes

Talvez você tenha muitos pensamentos sobre o futuro e suas tarefas de rotina.

Ao invés de focar em um item por vez, todos esses pensamentos bombardeiam a sua mente de uma vez. E é difícil escapar deles.

 

4) Você pode se sentir agitado por causa do estresse

Os seus dedos podem ficar tremendo e você pode sentir que o seu corpo está desequilibrado. Algumas vezes, você pode ter tontura.  Esses efeitos estão ligados à liberação de hormônios – por exemplo, a adrenalina. Ela pode causar uma onda de energia nervosa em todo o corpo.

 

5) O estresse pode fazer com que você sinta calor

Esse é um dos sintomas do estresse. Isso acontece porque sua pressão aumenta. Você pode sentir calor em situações de nervosismo também, como por exemplo estresse no trabalho.

 

6) Estar estressado pode fazer você suar

O suor relacionado a essa condição geralmente segue o calor excessivo do corpo. Você pode suar da testa, axilas e região da virilha.

 

7) Você pode acabar tendo problemas digestivos

Ficar estressado pode fazer com que o seu sistema digestivo fique descontrolado, causando diarreia, dor de estômago e vontade de fazer xixi toda hora.

 

8) O estresse pode deixá-lo irritado, e até com raiva

Isso ocorre por causa de uma acumulação dos efeitos na mente. Isso também pode ocorrer quando essa condição afeta o seu sono.

 

9) Com o passar do tempo, o estresse pode fazer com que você se sinta triste

Ficar estressado pode ser sufocante e constante. Isso pode ter um preço e acabar afetando a sua visão geral sobre a vida. Sentimentos de culpa também podem ocorrer.

 

10) O estresse em longo prazo pode aumentar o seu risco de deficiências na saúde mental

Segundo o National Institute of Mental Health, a ansiedade e a depressão são as mais comuns.

 

11) A insônia pode estar relacionada a essa condição.

Quando você não consegue se acalmar ao ser bombardeado por pensamentos à noite, o sono pode demorar a chegar.

 

12) A sonolência durante o dia pode acontecer quando você está estressado

Isso pode estar relacionado à insônia, mas a sonolência também pode se desenvolver por você estar simplesmente exausto devido à condição crônica.

 

13) As dores de cabeça crônicas são, algumas vezes, atribuídas ao estresse

Essas são frequentemente chamadas de dores de cabeça tensionais. As dores de cabeça podem surgir com o estresse, ou podem ser contínuas em casos de longo prazo.

 

14) Com estresse, você pode até achar difícil respirar

Ansiedade e estresse são fatores comuns para gerar falta de ar.

Pessoas com ansiedade social frequentemente sentem falta de ar quando se deparam com situações estressantes. Os reais problemas de respiração estão relacionados ao aperto nos músculos respiratórios. Conforme os músculos ficam mais cansados, a sua falta de ar pode piorar. Em casos extremos, isso pode levar a um ataque de pânico.

 

15) A sua pele também é sensível ao estresse

Sim, o estresse pode causar espinhas. Um surto de acne pode ocorrer em algumas pessoas, enquanto outras podem ter erupções cutâneas que coçam. Ambos os sintomas estão relacionados a uma resposta inflamatória por causa dessa condição.

 

16) O estresse frequente diminui o seu sistema imunológico

Por sua vez, pode ter mais resfriados e gripes, mesmo quando não estiver na época dessas doenças.

 

17) Nas mulheres, o estresse pode bagunçar os seus ciclos menstruais regulares

Algumas mulheres podem perder o seu período (menstruação) por causa disso.

 

18) O estresse pode afetar seu apetite sexual

Um estudo descobriu que as mulheres reportaram estar menos interessadas em sexo quando estavam ansiosas. Os seus corpos também reagiam diferentemente à estimulação sexual quando estavam ansiosas.

 

19) O estresse crônico pode causar o abuso de substâncias

Pessoas muito estressadas são mais propensas a fumar cigarros e abusar de drogas (e remédios) e álcool. Depender das substâncias usadas para aliviar a condição pode causar outros problemas de saúde.

 

20) O estresse aumenta o seu risco de diabetes tipo 2

Isso é associado às liberações de cortisol, que podem aumentar a produção de glucose (açúcar) no sangue.

 

21) Úlceras podem piorar

Apesar de não causar diretamente úlceras, ele pode agravar qualquer úlcera que você já tem.

 

22) O ganho de peso devido ao estresse crônico é possível

As liberações excessivas de cortisol podem te fazer acumular gordura. Hábitos alimentares relacionados a essa condição, como comer comidas ruins para o corpo, ou compulsão alimentar, também podem levar ao excesso de quilos.

 

23) O estresse crônico pode causar pressão alta

Essa condição na forma crônica e um estilo de vida não saudável fará com que a sua pressão aumente. Ao longo do tempo, a alta pressão arterial pode causar danos permanentes ao seu coração.

 

24) Ficar estressado é ruim para o seu coração

Batimentos cardíacos anormais e dor no peito são alguns dos sintomas que você pode experimentar.

 

25) Experiências passadas podem fazer você ficar mais estressado em situações futuras

Este poderia ser um flashback ou um lembrete mais significativo relacionado ao transtorno pós-traumático. As mulheres são três vezes mais propensas a terem essa condição do que os homens.

 

26) Os seus genes podem ditar a maneira que você lida com o estresse

Se você tem um membro da família com respostas hiperativas a essa condição, você pode ter o mesmo.

 

27) Uma dieta ruim pode piorar o seu estresse

Se você come muitas alimentos ruins para a saúde ou alimentos processados, o excesso de gordura, açúcar e sódio podem fazer você ter mais espinhas.

 

28) A falta de exercícios faz você ficar estressado

Além de ser bom para o coração, o exercício ajuda o seu cérebro a produzir serotonina. Este composto ajuda você a ficar menos estressado, ao mesmo tempo em que evita a ansiedade e a depressão.

 

29) Os relacionamentos desempenham um papel fundamental nos seus níveis de estresse diários.

A falta de suporte em casa pode fazer com que essa condição piore, enquanto não tirar uma folga e sair com os seus amigos e familiares pode ter efeitos semelhantes.

30) Saber como administrar o estresse pode beneficiar a sua vida inteira

De acordo com a Mayo Clinic, pessoas que administram essa condição tendem a ter vidas mais saudáveis e longas.

 

Conclusão

Todas as pessoas sentem estresse de vez em quando. Tendo em vista que temos cada vez mais obrigações, como trabalho, criar filhos e pagar as contas, pode parecer que um dia sem ficar estressado é impossível.

Dados todos os efeitos negativos que o estresse de longo prazo pode ter sobre sua saúde, vale a pena priorizar o alívio. (Com o tempo, você provavelmente será mais feliz também!).

Se o essa condição estiver atrapalhando a sua saúde e felicidade, converse com o seu médico sobre maneiras de ajudar você a administrá-lo. Além de dietas, exercícios e técnicas de relaxamento, ele também pode recomendar medicamentos e terapias.

 

Fonte: Healthline