4 Benefícios da Acupuntura na Menopausa

Doutor Já Avatar

Doutor Já

Redação
4 Benefícios da Acupuntura na Menopausa

 

Visão geral

A menopausa é o fim permanente dos seus períodos (menstruação). A perimenopausa é o período de tempo que antecede a menopausa. As duas são fases naturais do sistema reprodutivo de todas as mulheres. Quando você está se aproximando da menopausa, os seus ovários produzem menos estrogênio. Os seus períodos ficam irregulares antes de pararem completamente. A mudança nos hormônios no seu corpo causa sintomas, como ondas de calor e suor noturno. Esses sintomas ocorrem à medida que o seu corpo se ajusta a não ter mais períodos menstruais.  Mais de 80% das mulheres têm esses sintomas.

Há diversos métodos de tratamento e remédios caseiros que afirmam tornar estes sintomas menos perturbadores para a sua vida. Um dos tratamentos que os pesquisadores têm estudado é a acupuntura.  Existe evidência conflitante sobre o que a acupuntura pode fazer pelo o seu corpo durante a menopausa. Entretanto, parece haver algum acordo de que a acupuntura funciona melhor do que não fazer qualquer tratamento.

 

Os 4 Benefícios potenciais da acupuntura

A acupuntura não pode parar ou atrasar o início da menopausa. Mas evidências sugerem que pode resolver certos sintomas ligados à menopausa, por exemplo:

1. A acupuntura pode limitar a severidade e ocorrência das ondas de calor

2. A acupuntura também pode ajudar a combater os efeitos colaterais de um metabolismo mais lento.

3. Alguns estudos mostraram que a acupunturada junto a uma dieta melhor pode ajudar a administrar a obesidade.

4. Embora a acupuntura não tenha sido estudada diretamente para tratar a secura vaginal, um estudo sugere que a acupuntura pode levar a um aumento da libido e a um equilíbrio hormonal mais saudável.

A conexão entre ansiedade, depressão e menopausa é complexa. Entretanto, nós sabemos que uma perda de estrogênio está relacionada a uma perda de outro hormônio, serotonina. A serotonina é um estimulante natural de humor e regulador de emoções, e, ter menos desse hormônio significa que algumas mulheres na perimenopausa estão em maior risco de problemas da saúde mental, como a depressão.  Se você está tendo efeitos colaterais da menopausa na saúde mental, como depressão e ansiedade, a acupuntura pode ajudar a aliviar os sintomas de ambos.

 

Efeitos colaterais potenciais e limitações

A acupuntura pode não funcionar para todos os que tentam. É importante começar o tratamento com a cabeça aberta.  A acupuntura carrega alguns riscos. Você pode sentir um pouco de dor após um tratamento de acupuntura. Algumas pessoas notaram que os seus sintomas de fadiga ou dor pioraram após a acupuntura. Há também a possibilidade de lesão no órgão ou inflamação após um tratamento.

De acordo com a Mayo Clinic, a acupuntura é geralmente um procedimento de baixo risco contanto que você vá a uma clínica de acupuntura licenciada e com uma boa reputação. Se você tem um marcapasso ou um distúrbio hemorrágico, fale com seu médico antes de tentar lidar com sintomas da menopausa através da acupuntura.

 

Orientações gerais para a acupuntura

Dicas para acupuntura incluem:

– Antes da sua primeira sessão de acupuntura, pesquise um pouco acerca da clínica que você vai e pergunte às pessoas sobre ela.  

– Certifique-se de visitar um profissional licenciado.

– Se, em qualquer ponto, a instalação parecer estar suja, se você estiver desconfortável, ou se o profissional parecer estar usando agulhas que não acabaram de sair da embalagem, saia da clínica e não continue com o tratamento.

– A maior parte dos tratamentos de acupuntura começa com uma conversa sobre os seus sintomas e os resultados que você gostaria de ver no tratamento.

– O seu profissional habilitado pode recomendar tratamentos uma ou duas vezes por semana para começar e, uma vez que os sintomas melhorarem, tratamentos espaçados a cada duas semanas.

– Tendo em vista que a maioria dos planos de saúde considera a acupuntura como um tratamento eletivo, você pode ter que pagar pelo tratamento.

Buscar Médicos – Consultas e Exames com Preços Acessíveis

 

Panorama

A acupuntura é um tratamento alternativo para sintomas como ondas de calor e ansiedade, mas não pode substituir os conselhos do seu médico. Certifique-se de que você está se comunicando com seu obstetra/ginecologista ou clínico geral sobre a gravidade de seus sintomas da perimenopausa e menopausa.  Se você tiver sangramento vaginal mais de um ano após o fim dos seus períodos, se você estiver sentindo dores crônicas ou sintomas de depressão, ou se você estiver tendo mudanças bruscas de humor que interferem na sua vida, pode ser a hora de considerar outras formas de tratamento.

A menopausa é uma parte natural do envelhecimento, mas você não tem que ignorar a sua dor ou sofrer em silêncio. Converse com o seu médico sobre hormônios sintéticos, antidepressivos de baixa dose e outras opções que poderiam melhorar seus sintomas.

 

Fonte: Healthline

 

Clique aqui e marque a sua consulta médica!