4 fatores que podem causar buraco na língua

Doutor Já Avatar

Doutor Já

Redação
4 fatores que podem causar buraco na língua

Visão geral

Se você acha na sua língua o que parece ser um buraco, a primeira coisa que vem à mente é: pode ser câncer de língua. Contudo, você pode respirar aliviado, já que as chances de ser esse câncer são mínimas.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer, o câncer de língua é muito raro e representa apenas 1% dos novos cânceres.

Na verdade, é muito provável que as causas para o buraco na língua podem ser um procedimento de modificação corporal, como piercing de língua ou uma lesão traumática.

Veja 4 fatores dessa condição.

Não tem Plano de Saúde? Conheça agora o Cartão Doutor Já!

1) Língua fissurada

A língua fissurada é uma condição inofensiva que afeta a porção de cima. Ao invés de ter uma superfície lisa, a fissurada tem um único sulco no centro ou múltiplos sulcos menores (fissuras).

As fissuras podem variar em profundidade e comprimento. Algumas vezes, uma língua fissurada tem um sulco profundo no centro, que pode parecer que a língua está dividida ao meio. Fissuras menores também podem se formar em outras partes.

As fissuras podem estar presentes no momento do nascimento, mas parece que estas ficam mais notáveis com a idade. Algumas pessoas com fissuras têm a língua geográfica, que causa manchas suaves com bordas elevadas.

A causa exata não é conhecida. Não requer tratamento e não é considerada um motivo de preocupação.

2) Lesão bucal

As lesões bucais (aftas) são úlceras dolorosas e superficiais que se desenvolvem nos tecidos moles da sua boca ou na base de sua gengiva. Há tipos diferentes de lesões bucais, mas lesões bucais menores são mais comuns.

Lesões bucais menores

Lesões bucais menores geralmente têm uma borda vermelha e são:

  • Pequenas
  • Redondas ou ovais
  • Brancas ou amarelas no centro

Elas geralmente saram em uma ou duas semanas por conta própria, mas elas podem ser dolorosas, especialmente quando você comer ou beber.

Lesão bucal maior

As lesões bucais maiores são mais profundas e com um comprimento maior do que as lesões bucais menores. Elas podem ter bordas irregulares e podem ser muito dolorosas.

Pode levar até mesmo 6 semanas para se curar completamente e podem causar graves cicatrizes.

As aftas não são contagiosas. Suas causas são:

  • Ferimentos leves em sua boca, como morder sua bochecha ou escovar agressivamente
  • Sensibilidades alimentares
  • Estresse emocional
  • Pastas de dentes e enxaguatórios bucais que contêm lauril sulfato de sódio
  • Não obtenção de ferro, folato ou vitamina B-12 em sua dieta

Ter uma condição médica que enfraquece o seu sistema imunológico também pode aumentar o seu risco de aftas.

3) Sífilis

A sífilis é uma infecção sexualmente transmitida que causa lesões na sua língua, chamadas cancros duros. Eles aparecem durante o primeiro estágio da infecção no local original da infecção.

Os cancros também aparecem nos seus lábios, gengivas e na parte de trás da sua boca. Eles começam como pequenas manchas vermelhas e, eventualmente, crescem em feridas maiores que podem aparecer em vermelho, amarelo ou cinza.

A sífilis oral pode ser transmitida ao fazer sexo oral com uma pessoa que carrega a bactéria que contém sífilis, mesmo se a pessoa não apresentar nenhum sintoma ou sinal.

Os cancros são altamente contagiosos e podem ser muito dolorosos. Eles podem durar de 3 a 6 semanas e podem curar por conta própria ou sem tratamento.

Mesmo se as lesões desaparecerem, você ainda tem a bactéria no seu corpo e pode se espalhar para outras pessoas, então é importante fazer um tratamento com antibióticos. Se deixada sem tratamento, a sífilis pode causar danos cerebrais e cardíacos, falência dos órgãos e outras complicações sérias.

4) Câncer de língua

Há uma chance muito pequena de que o buraco que você está vendo ser um sintoma de câncer.

O câncer de língua pode se formar em duas partes: oral ou na base. O câncer na língua oral, que é na parte frontal, é chamado de câncer na língua oral. O câncer na base, onde a língua se liga a sua boca, é chamado de câncer orofaríngeo.

O câncer de língua pode causar uma úlcera, que pode aparentar ser um buraco. Outros possíveis sintomas do câncer de língua incluem:

  • Uma mancha vermelha ou branca que não vai embora
  • Uma úlcera ou nódulo que não desaparece ou continua a crescer
  • Dor ao engolir
  • Dor de garganta crônica
  • Sangramento inexplicável
  • Dormência na boca
  • Dor de ouvido persistente

Mesmo assim, muitas outras condições podem causar sintomas similares. Se você está preocupado achando que pode ter câncer de língua, procure um médico. Ele poderá descartar outras causas potenciais dos seus sintomas e pode conduzir exames se forem necessários.

Quando procurar o médico ?

Uma afta ou entalhe de um aparelho dental podem fazer parecer que você tem um buraco na língua.

Você deve ser avaliado por um médico se você notar qualquer mudança na aparência que dure mais de duas semanas ou se você experienciar qualquer um dos seguintes:

  • Feridas ou úlceras anormalmente grandes
  • Feridas recorrentes ou frequentes
  • Dor severa que não parece melhorar
  • Uma ferida ou úlcera acompanhada de febre
  • Extrema dificuldade para comer ou beber

Você também deve ver um médico se há a chance de você ter sido exposto à sífilis ou se tem sintomas de câncer de língua.

Fonte: Health Line

Não tem Plano de Saúde? Conheça agora o Cartão Doutor Já!