5 Dicas Para Evitar que Suas Varizes Piorem

Doutor Já Avatar

Doutor Já

Redação
5 Dicas Para Evitar que Suas Varizes Piorem

Você pode prevenir varizes?

As varizes podem se desenvolver por várias razões.  Fatores de risco incluem:

  • Idade
  • Histórico familiar
  • Ser mulher
  • Gravidez
  • Obesidade
  • Substituição hormonal ou terapia contraceptiva
  • Ficar sentado ou em pé por longos períodos de tempo e outros.

Alguns desses fatores de risco – como o histórico familiar e idade- não podem ser evitados. Mas há alguma maneira de evitar a formação de varizes?

Buscar Angiologista – Consultas e exames com Preços Acessíveis 

 

Infelizmente, a resposta é não. Entretanto, você pode evitar que varizes já existentes piorem.  Você também pode ter um estilo de vida saudável para atrasar os problemas com veias pelo maior período de tempo possível. Aqui estão algumas dicas.

 

1. Evite ficar em pé ou sentado por períodos prolongados

Ficar de pé ou sentado na mesma posição por um longo período faz com que aumente a pressão nas suas pernas. Essa situação pode eventualmente fazer com que o sangue se acumule ao redor dos tornozelos, deixar seus pés e panturrilhas inchados e doloridos.

Movimentar-se um pouco diminuirá a pressão venosa e melhorará a sua circulação sanguínea.  Se você estiver preso a uma mesa, faça pequenos exercícios, como:

– Fingir que está pedalando com os pés

– Alongar os seus tornozelos

– Dobrar os joelhos como se estivesse marchando

Tente elevar as suas pernas por pelo menos três vezes por dia, por 15 minutos a cada vez. Elevar as suas pernas a uma altura superior a do coração melhora a circulação e diminui o inchaço nos tornozelos.

Buscar Angiologista – Consultas e exames com Preços Acessíveis 

 

2. Use meias de compressão

Meias e meia-calças de compressão podem ajudar a manter as suas válvulas venosas na posição certa. Isso facilita o funcionamento adequado das veias e reduz o acúmulo de sangue, o inchaço e a dor.

Você pode ter menos cãibras noturnas depois de usar a meia de compressão durante o dia. Existem vários níveis de compressão, dependendo de quão danificadas estão suas veias. É uma boa ideia conversar com seu médico antes de escolher uma das quatro opções de compressão: leve, moderada, firme ou extra firme.

 

3. Tenha um estilo de vida saudável

Varizes podem se desenvolver com base em fatores de risco que você não pode influenciar. Isso faz com que seja importante tentar fazer escolhas saudáveis no estilo de vida para evitar mais danos às suas veias.

Obesidade, com maior pressão dentro das veias, é um dos fatores agravantes.  Ter uma dieta saudável baseada em carboidratos complexos, uma quantidade suficiente de proteínas e gorduras saudáveis é fundamental. Evite alimentos com muito sal e inclua comidas com muitas fibras e potássio. Beba bastante água ao longo do dia- uma hidratação apropriada significa uma circulação sanguínea saudável.

 

4. Exercícios devem ser uma parte da sua rotina

O exercício mais benéfico para a prevenção de varizes é a caminhada.

A yoga também é uma boa opção. Você pode praticar varias posições que colocam os seus pés acima da altura do coração. Essas são chamadas inversões e elas incluem parada de cabeça, suporte de ombro e pose de pernas contra a parede.

A yoga também pode ajudar a alongar e tonificar os músculos mais profundos de suas panturrilhas e tendões. Os músculos profundos podem, até certo ponto, ajudar as válvulas das veias a funcionarem adequadamente. As poses de alongamento e tonificação incluem postura de cachorro virada para baixo, a maioria das poses de flexão frontal e saudações ao sol.

Outros tipos de exercícios bons para isso são a natação e o ciclismo.

 

5. Posições de dormir para mulheres grávidas

A gravidez é uma das maiores causas das varizes.

Dormir do lado esquerdo pode ajudar a prevenir a formação de varizes e aliviar os sintomas das varizes existentes. Esta posição de dormir ajuda a reduzir a pressão.

 

Qual é a perspectiva para as varizes?

Ao longo do tempo, as válvulas venosas tendem a enfraquecer, fazendo com que as varizes piorem. Você não pode fazer muito a respeito da sua idade, gênero ou histórico familiar. Mas seguir uma dieta saudável, fazer exercícios regularmente, permanecer adequadamente hidratado e manter a sua pressão sanguínea saudável são aspectos que estão sob o seu controle.

Fonte: Healthline

 

Clique aqui e marque a sua consulta com um (a) Angiologista!