7 dicas para evitar o câncer de pele

Doutor Já Avatar

Doutor Já

Redação
7 dicas para evitar o câncer de pele

O que fazer

Procure atendimento médico assim que você começar a suspeitar de câncer de pele. Isso é essencial para um bom tratamento. Veja abaixo algumas medidas de segurança que podem te ajudar a reduzir o seu risco e evitar o câncer de pele.

 

O que é câncer de pele?

O câncer de pele é um tumor ou crescimento anormal das células na nossa pele. O tipo mais comum de câncer de pele é o carcinoma basocelular.

Quando descoberto precocemente, esses cânceres podem ser curados. O tipo mais grave de câncer de pele é chamado melanoma maligno. Os melanomas malignos tendem a se espalhar, podendo causar a morte.

 

O câncer mais comum

O câncer de pele é o tipo de câncer mais diagnosticado. Ele pode ser identificado e tratado precocemente, e é por isso que a maior parte deles é curada. Se for deixado de lado, o câncer de pele pode ser mortal.

Para a maior parte das pessoas, há como evitar o câncer de pele; sendo assim, ao seguir algumas medidas de segurança, você pode não só reduzir o seu risco de câncer de pele, como também evitá-lo.

 

Quais são os sinais de câncer de pele?

O câncer de pele pode ser uma mancha que não sara. Se você corta o joelho, geralmente melhora dentro de um mês. O câncer de pele não vai sarar.

Os cânceres de pele podem aparecer como verrugas, manchas escamosas, feridas abertas ou inchaços elevados. Esses sinais podem variar dependendo da forma do câncer de pele. Tipos diferentes de câncer de pele compartilham alguns dos mesmos sinais, então, é importante checar qualquer verruga ou ferida aberta. Aqui estão alguns sinais para você ficar atento:

 

Sinais do câncer de pele (ABCDE)

  • A- Assimetria: formato irregular
  • B- Borda: desfocadas e irregulares
  • C- Cor: verruga com mais de uma cor
  • D- Diâmetro: maior do que a borracha do lápis (6mm)
  • E- Evolução: aumenta, muda de formato, cor ou tamanho (Esse é o sinal mais importante).

 

Como eu sei se tenho câncer de pele?

Se você tem uma verruga ou outra lesão que está gerando preocupação, procure um médico. Ele irá checar a sua pele e talvez peça que procure outro médico que irá avaliar de forma mais profunda a sua lesão. Se for ajudar no diagnóstico, o médico poderá fazer uma biópsia (remover uma pequena amostra).

 

Como o câncer de pele é tratado?

O câncer de pele é tratado ao remover a lesão e uma parte da pele normal que está ao redor. Primeiro, a área é anestesiada com remédios. Um bisturi é usado para remover o câncer de pele.

O procedimento, geralmente, é feito no próprio consultório do médico. Outros tratamentos incluem o congelamento (crioterapia); raspagem e queima (eletrodissecação e curetagem) e radioterapia.

Se as lesões forem maiores e tiverem uma tendência a voltar, o médico poderá cortar partes do tumor e visualizar essas seções sob um microscópio (cirurgia de Mohs). Quanto mais cedo o câncer de pele é removido, melhores são as chances de uma recuperação completa.

 

Quem tem maior risco de câncer de pele?

Os seguintes estão em um risco maior de câncer de pele:

  • Pessoas que se bronzeiam ou usam camas de bronzeamento
  • Pessoas que têm queimaduras solares
  • Pessoas com peles claras
  • Pessoas com muitas sardas ou verrugas
  • Pessoas com histórico familiar de câncer de pele
  • Pessoas com olhos azuis

 

O câncer de pele pode ser evitado?

Na maior parte dos casos, tem como evitar o câncer de pele. A melhor maneira de se proteger é evitar muitos raios solares e queimaduras solares. Os raios ultravioletas (UV) do sol danificam a pele, e ao longo do tempo, levam ao câncer de pele.

 

Aqui estão algumas maneiras de se evitar o câncer de pele:

1- Procure sombras. Não passe longos períodos de tempo (mais de uma hora) diretamente sob a luz solar.

2- Use chapéus com abas largas para proteger seu rosto e orelhas.

3- Use protetores solares com um FPS (fator de proteção solar) de 30 ou superior que proteja contra queimaduras e raios de bronzeamento. Aplique o protetor solar 30 minutos antes de sair de casa. (Protetores solares ideais protegem contra os raios UV-B e UV-A.)

4- Use óculos escuros para proteger seus olhos.

5- Use um protetor labial com protetor solar.

6- Evite o sol entre às 10:00 e às 16:00.

7- Mostre qualquer mudança nas verrugas para o seu médico.