7 importantes sinais do cancer de prostata avançado

Doutor Já Avatar

Doutor Já

Redação
7 importantes sinais do cancer de prostata avançado

Entendando o cancer de prostata avançado

O cancer de prostata avançado, também chamado de câncer metastático, ocorre quando o tumor já se espalhou para outras áreas do seu corpo além da glândula prostática. As áreas mais comuns para o câncer se espalhar são a bexiga, reto e ossos. Ele também pode se alastrar para os nódulos linfáticos, fígado, pulmões e outros tecidos do corpo.

Se você acabou de ser diagnosticado ou está em tratamento, é importante saber os sinais do cancer de prostata avançado. Ele pode se comportar de maneiras diferentes, de acordo com a genética, então, nem toda pessoa sentirá os mesmos sintomas da mesma forma.

1. Problemas urinários e de bexiga

Um tumor de próstata que tenha crescido significativamente em tamanho pode começar a pressionar a sua bexiga e uretra (é a passagem que leva a urina da bexiga para fora do seu corpo). Se o tumor está pressionando a uretra, você pode ter dificuldade para urinar.

Uma das áreas comuns para o câncer de próstata se alastrar é a bexiga, porque os dois órgãos são próximos.  Isso pode causar problemas adicionais para o funcionamento da bexiga.

 

Alguns sintomas do câncer que se espalhou para a uretra e bexiga:

  • Urinar mais frequentemente;
  • Levantar-se no meio da noite para fazer xixi;
  • Ter sangue na sua urina ou no sêmen;
  • Sentir com frequência vontade de urinar, mas não sair nada;
  • Não conseguir segurar a urina (incontinência)

 

2. Perda do controle intestinal

Não é tão comum, mas o câncer de próstata também pode se espalhar pelo intestino. Primeiro se alastra para o reto, que é a parte do seu intestino mais próxima da glândula prostática.

Alguns sintomas do câncer que se espalhou para os intestinos:

  • Dor de estômago
  • Prisão de ventre
  • Sangue nas fezes

3. Dor na virilha

Quando o cancer de prostata avançado se alastra, é comum as células cancerígenas irem para os seus nódulos linfáticos e então avançarem para mais partes do seu corpo. Os nódulos linfáticos são uma rede de glândulas que ajudam o seu corpo a filtrar fluidos e combater infecções.

Há muitos nódulos linfáticos na sua virilha. Eles são os mais próximos da sua próstata, então é comum o câncer se alastrar para eles primeiro. As células cancerígenas impedem que seus nódulos linfáticos drenem fluidos e funcionem adequadamente. Quando isso acontece, seus nódulos linfáticos incham. Como resultado, você pode experimentar dor na virilha.

 

4. Inchaço ou fraqueza nas pernas

O câncer avançado começa a expulsar outras células saudáveis do seu corpo quando ele cresce. Tumores podem pressionar áreas como a sua medula espinhal e causar dor, formigamento ou inchaço nas pernas e nos pés.

 

5. Dor nas costas ou quadril

Uma das áreas mais comuns para o câncer de próstata se espalhar é para os ossos, frequentemente para o seu quadril e coluna, tendo em vista que estão mais próximos de sua próstata. Quando o câncer alcança os ossos, começa a expulsar material ósseo saudável. Os ossos tornam-se frágeis e podem quebrar bem mais facilmente do que normalmente.

Ter o câncer avançando para os seus ossos é doloroso e frequentemente requer tratamento para administrar a dor. Você pode sentir uma dor chata ou aguda que não desaparece e interrompe o sono ou atividades regulares. Dor nas costas pode ser tanto o câncer de prostata avançado se espalhando para os ossos ou o início da pressão na sua medula espinhal. A compressão da medula espinhal ocorre quando o câncer está se empurrando tão fortemente contra a medula espinhal que os nervos não podem mais funcionar propriamente.

 

5. Tossir ou sentir falta de fôlego

Se você tem câncer de prostata avançado e começa a ter problemas para respirar, isso pode significar que ele se espalhou para os seus pulmões.  Você pode desenvolver uma tosse que não vai embora, tossir sangue ou ficar facilmente sem fôlego.

Câncer nos seus pulmões pode levar à acumulação de fluidos, causando infecções e até colapso do pulmão.

 

7. Perda de peso inexplicável

Perder peso sem comer menos ou tentar ativamente perder peso é um sinal geral de câncer avançado. Isso pode ser combinado a alguns dos outros sintomas acima.

Perda de apetite ou interesse em comer também é um sinal que o câncer se alastrou para outras áreas do seu corpo, como o seu fígado.

 

Para levar

Mesmo se o seu câncer tiver avançado, ainda há uma variedade de opções de tratamento disponíveis. As pessoas conseguem viver mais hoje do que antigamente devido aos avanços nas pesquisas médicas. Tratamentos para câncer de próstata avançado focam em administrar os sintomas e desacelerar o crescimento e alastramento do câncer.

O seu médico conhece as opções de tratamento e testes, mas você conhece o seu corpo. Certifique-se de se comunicar com o seu médico e fale com ele sobre qualquer mudança que você notou no seu corpo em cada consulta.

Fonte: Health Line

Se precisar de consultas com urologista, conte com a gente!