8 alimentos para dentes saudáveis

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Redação
8 alimentos para dentes saudáveis

Dicas para dentes saudáveis:

Escovar os dentes e passar fio dental regularmente ajuda a manter os dentes saudáveis ao se livrar de açúcares e partículas de comidas que se juntam a bactérias para formar a placa. A placa produz ácidos que danificam o esmalte do dente, causa cáries e prepara o cenário para a doença periodontal ou de gengiva (periodontite).

Agora, um corpo crescente de pesquisas está descobrindo que certos alimentos podem ser bons para os dentes também. Assim, como os chamados “alimentos funcionais” podem ajudar na sua saúde cardíaca, por exemplo, outros podem promover a saúde oral de acordo com Christine D. Wu, pesquisadora de odontologia pediátrica da Universidade de Illinois em Chicago.

Aqui estão 8 alimentos amigáveis aos dentes que mostram ser promissores.

Chá

Compostos chamados polifenóis, encontrados em chás pretos e verdes, diminuem o crescimento da bactéria associada à cárie e à gengivite. Pesquisadores da Universidade de Illinois em Chicago descobriram que pessoas que enxaguaram suas bocas com chá preto por 1 minuto, 10 vezes por dia, tiveram menos placas acumuladas em seus dentes em relação às pessoas que lavaram suas bocas com água. Além disso, o tamanho e a aderência de suas placas foram reduzidos.

Chá prejudica a habilidade de algumas bactérias de se agregarem a outras bactérias, disseram os pesquisadores.

Em um estudo publicado, em 2010, no Jornal de Dental Research, Wu e seus colegas escreveram que chá, especialmente chá preto, combate halitose, ou mau hálito. “Polifenóis suprimem os genes da bactéria que controla a produção de compostos malcheirosos na boca,” Wu disse.

Queijo

Pesquisa publicada no jornal General Dentistry, no início de 2014, relatou que jovens entre 12 e 15 anos que comiam queijo cheddar tinham níveis mais baixos de ácidos nas suas bocas do que aqueles que consumiam iogurte sem açúcar ou bebiam um copo de leite.

Após comerem os alimentos, os adolescentes e jovens lavaram suas bocas com água. Os níveis de ácido, ou pH, nas suas bocas foram medidos 10, 20 e 30 minutos após o enxágue. Aqueles que tinham bebido leite ou comido iogurte não mostraram nenhuma mudança nos seus níveis de pH, mas os consumidores de queijo tiveram uma queda rápida no intervalo de cada medição.

Queijo pode neutralizar o ácido da placa, disse Wu, que não estava envolvida no estudo do queijo. Ademais, mastigar aumenta a produção de saliva. “Como um rio, a saliva elimina (lava) algumas bactérias da boca,” ela disse.

Passas

Naturalmente doces, passas não contêm sacarose, ou açúcar de mesa. Açúcar ajuda a bactéria a permanecer na superfície dos dentes, deixando-os produzir placa, Wu disse. Passas também é uma fonte de fitoquímicos, que podem matar bactérias da placa que causam cárie. Alguns compostos das passas também afetam o crescimento de bactérias associadas à gengivite, Wu descobriu.

Alimentos crocantes

É preciso mastigar sério para quebrar alimentos como cenouras, maçãs e pepinos. Mas toda essa mastigação não é em vão. “Mastigar pode atrapalhar a placa dentária e servir como um mecanismo de limpeza,” Wu falou. Então, ao invés de permanecer na sua boca e se instalar nos dentes, a bactéria é limpa.

Alimentos ricos em vitaminas

Comidas que contêm cálcio- como queijo, amêndoas e folhas verdes- e alimentos com alto fósforo- como carne, ovos e peixe- podem ajudar a manter o esmalte do dente forte e saudável, de acordo com a American Dental Association.

“Comidas ácidas e bebidas podem causar pequenas lesões no esmalte dentário,” Wu disse. “Cálcio e fosfato ajudam a depositar de novo os minerais nessas lesões.” Cálcio também é bom para os ossos, incluindo a sua mandíbula.  

Chiclete sem açúcar

Coloque um chiclete na sua boca após comer. Mastigar aumenta a secreção de saliva, limpando algumas bactérias, Wu disse. A palavra chave aqui é sem açúcar. A bactéria depende de sacarose para produzir a placa, Wu falou.

Leite

Em um estudo publicado no Jornal da American Dental Association, em 2014, Wu e seu time descobriram que beber um copo de leite após comer cereais industrializados açucarados secos diminui os níveis de ácidos na boca mais do que beber água ou suco de maçã.

“Leite neutraliza alguns ácidos produzidos por placa bacteriana,” Wu disse. Adicionar leite ao cereal não tem o mesmo benefício, entretanto. “O leite vira xarope e doce, que é ruim para o dente,” Wu adicionou. Beber um copo de leite após comer uma sobremesa doce, como bolo de chocolate, pode proteger o dente também. (Se o leite não é útil, mordisque queijo após a sobremesa.)

Cranberries

Cranberries contêm polifenóis (assim como o chá), que podem impedir a placa de aderir aos dentes, além de diminuir os riscos de cáries, de acordo com um estudo publicado no Jornal Caries Research. Uma advertência: porque a fruta é tão azeda, muitos produtos de cranberry tiveram açúcar adicionado, que pode afetar quaisquer benefícios potenciais para o dente, Wu disse.

Fonte: Live Science

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