8 incríveis remédios caseiros para dentes sensíveis

Doutor Já Avatar

Doutor Já

Redação
8 incríveis remédios caseiros para dentes sensíveis

O que fazer sobre os dentes sensíveis

Ir no dentista regularmente é tão importante quanto ir a consultas médicas. Isso se torna ainda mais verdade se você começar a sentir dor no dente depois de comer alimentos gelados ou bebidas. Nesse artigo, separamos 8 dicas do que fazer se tiver dentes sensíveis.

Veja abaixo 8 remédios caseiros para fazer e te ajudar com a sensibilidade nos dentes.

 

Não tem Plano de Saúde? Conheça agora o Cartão Doutor Já!

1- Pasta de dente dessensibilizadora

A pasta de dente dessensibilizadora é um tratamento caseiro que ajuda a proteger as terminações nervosas. O ingrediente mais ativo é nitrato de potássio. Ele bloqueia sinais de dor que viajam de um nervo em seu dente para o seu cérebro.

Após alguns usos, seus dentes sensíveis irão melhorar com esse remédio caseiro. Os dentistas também recomendam usar uma escova de dentes de cerdas macias e um enxaguante bucal com pouco de ácido ou fluoreto.

 

2- Lavagem com água salgada

Sal é um antisséptico efetivo e pode ajudar a reduzir uma inflamação. Para a sensibilidade nos dentes, gargareje com água salgada duas vezes ao dia. Para fazer um gargarejo com água salgada:

1- Adicione ½ a ¾ colher de chá de sal em um copo de água morna e misture bem.

2- Bocheche a solução em sua boca por até 30 segundos.

3- Cuspa a solução.

 

botão cartão Doutor Já

Uma Alternativa aos Planos de Saúde

 

3- Peróxido de hidrogênio

Peróxido de hidrogênio é um antisséptico e desinfetante suave. Esse tratamento caseiro é utilizado para ajudar a esterilizar cortes, queimaduras e outras feridas, prevenindo infecções. Você também pode usa-lo como um enxaguante bucal para curar as gengivas e prevenir inflamações.  Para usar peróxido de hidrogênio como um enxaguante:

1- Adicione duas tampas de 3 por cento de peróxido de hidrogênio para partes iguais de água quente.

2- Bocheche a solução em sua boca por até 30 segundos.

3- Cuspa a solução.

4- Enxágue a boca com água depois para remover qualquer peróxido de hidrogênio restante.

 

4- Mel e água morna

Mel é um agente antibacteriano e pode ser usado para a cuidar de machucados. Esse tipo de tratamento caseiro pode ajudar a acelerar o processo de cura e reduzir a dor, inchaço e inflamação. Enxágue a boca com água morna e um colher cheia de mel. Esse tratamento vai ajudar a reduzir a sensibilidade nos dentes.

5- Açafrão

Um outro remédio caseiro é o açafrão pode ser usado como um tratamento anti-inflamatório. Ele é usado em tratamentos para ordens digestivas e como agente para melhorar a cicatrização de feridas.

Massageie o açafrão da terra nos dentes. Para a sensibilidade nos dentes, você pode fazer também uma pasta tópica. Use os seguintes ingredientes:

  • 1 colher de chá de açafrão
  • ½ colher de chá de sal
  • ½ colher de chá de óleo de mostarda

Use essa pasta nos seus dentes e gengiva duas vezes por dia para melhorar a dor nos dentes muito sensíveis.

 

6- Chá verde

Chá verde é outro produto conhecido por seus benefícios à saúde. Tem sido usado na prevenção do câncer e em estudos sobre o coração por seu efeito antioxidante e propriedades anti-inflamatórias. O chá verde também pode ajudar se você tem dentes muito sensíveis.

Use chá verde sem açúcar como um enxaguante bucal duas vezes ao dia para fortalecer os dentes e reduzir a inflamação.

 

7- Capsaicina

A capsaicina é um composto encontrado em chili peppers (um tipo de pimenta) e muitas outras pimentas picantes. Isso é que faz com que essas pimentas sejam picantes. A capsaicina tem propriedades analgésicas. Ela tem sido usada para tratar síndrome da boca ardente, porque ela reduzir inflamação e dor.

Você pode usar esse tratamento caseiro para dentes sensíveis como um gel tópico ou por meio de um enxaguante bucal. Pode arder no início, mas eventualmente irá reduzir os sintomas de dor após o uso contínuo.

 

8- Extrato de baunilha

Extratos de baunilha contém propriedades antissépticas e de alívio de dor. Tem sido usado para tratar dores e desconorto dos bebês quando começa a dentição.   

O que você pode fazer para tratar esses dentes sensíveis é:

1- Despeje extrato de baunilha em uma bola de algodão

2- Aplique a bola de algodão em sua gengiva por alguns minutos

3- Repita o processo quantas vezes forem necessárias.  

 

Prevenção

Enquanto os tratamentos caseiros para dentes sensíveis podem temporariamente aliviar sintomas de dor, há algumas coisas que você pode fazer para evitar mais danos aos seus dentes:

  • Manter uma boa higiene bucal para manter os dentes e a boca limpos
  • Usar uma escova mais suave para evitar irritações e abrasões
  • Limitar a quantidade de alimentos ácidos e bebidas que você consome para evitar a dissolução do esmalte dos dentes
  • Agendar visitas odontológicas regulares
  • Usar um protetor bucal à noite, se você range seus dentes

Se os seus sintomas persistirem após alguns dias, você pode precisar de um tratamento adicional. Discuta as suas opções com um dentista na sua próxima consulta.

 

Fonte: Healthline