8 Remédios caseiros para tratar queimaduras

Doutor Já Avatar

Doutor Já

Redação
8 Remédios caseiros para tratar queimaduras

Quando tratar queimaduras em casa?

Se você queima a sua mão em um tabuleiro de bolo, passa muito tempo no sol ou se espirra café quente no colo, as queimaduras, com certeza, não são agradáveis. Infelizmente, as queimaduras são uma das causas mais comuns de lesões domésticas.

As queimaduras são categorizadas pela sua gravidade. Uma queimadura de primeiro grau é considerada menos grave, porque só afeta a camada exterior da pele. Geralmente, só causa uma dor suave, vermelhidão e inchaço.

As queimaduras de segundo grau afetam camadas mais profundas da pele, causam bolhas e fazem com que a pele fique branca, úmida e brilhante. As queimaduras de terceiro grau envolvem as articulações e ossos. As queimaduras de terceiro e quarto graus são consideradas emergências médicas e devem ser tratadas apenas em hospitais.

Veja mais quais remédios são melhores para que você possa curar a sua pele e também quais devem ser evitados.

>> Não tem Plano de Saúde? Conheça o Cartão Doutor Já

Os melhores remédios caseiros para queimaduras

Geralmente, as queimaduras mais leves demoram cerca de 1 a 2 semanas para sarar completamente e, normalmente, não causam cicatrizes. O objetivo do tratamento para queimadura é reduzir a dor, evitar infecções e curar a pele mais rapidamente.

1) Água fresca  

A primeira coisa que você deve fazer quando você se queima (queimadura pequena) é lavar a área da queimadura com água corrente fresca (não gelada) por cerca de 20 minutos. Em seguida, lave a área queimada com sabão neutro e água.  

2) Compressas frias

Colocar uma compressa fria ou um pano limpo e úmido sobre a área da queimadura ajuda a aliviar a dor e inchaço. Você pode aplicar a compressa em intervalos de 5 a 15 minutos. Tente não usar compressas excessivamente frias porque elas podem irritar ainda mais a queimadura.

3) Pomadas antibióticas

Pomadas e cremes antibióticos ajudam a evitar infecções. Aplique uma pomada antibiótica como Bacitracin ou Neosporin na sua queimadura  e cubra com película aderente, um curativo ou um pano estéril e não felpudo.

4) Aloe Vera

Frequentemente, a  Aloe vera é apontada como a “planta da queimadura”. Alguns estudos apresentam provas de que a Aloe vera é eficaz em curar queimaduras de primeiro e segundo graus. A Aloe é anti-inflamatória, promove a circulação e inibe o crescimento de bactérias.

Aplique uma camada de gel de aloe vera puro retirado da folha de uma planta aloe vera diretamente na área afetada. Se você comprar Aloe vera em uma loja, certifique-se de que contenha uma alta porcentagem de Aloe vera e evite produtos que tenham aditivos, especialmente corantes e perfumes.

5) Mel

O mel acabou de ficar ainda mais doce. Além do seu gosto delicioso, o mel pode ajudar a curar uma queimadura pequena quando aplicado topicamente. O mel é anti-inflamatório e naturalmente antibacteriano e antifúngico.

6) Reduza a exposição ao sol

Faça o seu melhor para evitar que a queimadura seja exposta diretamente à luz solar. A pele queimada estará muito sensível ao sol. Mantenha a área coberta com roupas.

7) Não estoure as bolhas

Por mais tentador que seja, deixe as suas bolhas em paz. Estourar (você mesmo) uma bolha pode levar a uma infecção. Se você está preocupada com bolhas que se formaram por causa da sua queimadura, procure um profissional médico.

8) Tome um analgésico de venda livre

Se você estiver sentindo dor, tome um analgésico de venda livre (que não precisa de prescrição médica) como o ibuprofeno (Advil e Motrin) ou naproxeno. Certifique-se de ler a bula para saber a dosagem correta.

Remédios que você deve ficar longe

Remédios caseiros bizarros e histórias de velhas donas de casa para tratar queimaduras são comuns, mas nem tudo que sua avó diz para fazer é bom para você. Os seguintes remédios caseiros comuns devem ser evitados:

1) Manteiga

Não use manteiga em uma queimadura. Há pouquíssima ou nenhuma prova que sustente a eficácia da manteiga como remédio contra queimaduras. Além disso, a manteiga pode, na verdade, piorar a queimadura. A manteiga retém calor e também pode abrigar bactérias nocivas que podem infectar a pele queimada. Guarde a sua manteiga para o pão.

2) Óleos

Ao contrário da crença popular, o óleo de coco não cura tudo. Pela mesma razão que você não deve aplicar manteiga nas suas queimaduras, os óleos, como o óleo de coco, oliva e óleos de cozinha, retêm calor e podem fazer com que a pele continue queimando.

Há relatos que dizem que o óleo de lavanda ajuda a curar queimaduras, mas há poucas evidências publicadas para apoiar esta afirmação. Alguns estudos conduzidos em ratos, por exemplo, não mostraram nenhum benefício ao usar o óleo de lavanda para tratar uma queimadura.

3) Clara de ovo

A clara do ovo crua carrega um risco de infecção bacteriana e não deve ser colocada sobre uma queimadura. Os ovos também podem causar uma reação alérgica.

4) Pasta de dente

Nunca aplique pasta de dente em uma queimadura. Essa é outra crença popular que não possui nenhuma comprovação para apoiá-la. A pasta de dente pode irritar a queimadura e criar um ambiente mais favorável para uma infeção. A pasta de dente não é esterilizada.

5) Gelo

Na verdade, gelo e água gelada podem irritar ainda mais a área queimada. Se usado de forma inadequada, o gelo pode até mesmo causar uma queimadura por frio.

Quando procurar um médico?

É importante reconhecer quando uma queimadura pode ser tratada em casa e quando você precisa de cuidados médicos. Você deve procurar o seu médico se:

  • Uma queimadura afetar uma área generalizada com mais de 5 centímetros de diâmetro
  • A queimadura englobar o rosto, mãos, nádegas ou área da virilha
  • A ferida se tornar dolorosa ou fedorenta
  • Você ficar com febre ou com a temperatura corporal alta
  • Você achar que tem uma queimadura de terceiro grau
  • Se a sua última injeção contra o tétano foi há mais de 5 anos

As queimaduras de terceiro grau nunca devem ser tratadas em casa. Elas carregam o risco de sérias complicações, incluindo infecções, perda de sangue e choque. Muitas vezes referida como uma “queimadura de espessura total”, uma queimadura de terceiro grau atinge os tecidos subjacentes e pode até mesmo danificar os nervos.

Os sintomas das queimaduras de terceiro grau incluem:

  • Pele branca e cerosa
  • Carbonização
  • Cor marrom escuro
  • Textura enrugada e elevada

As queimaduras causadas por um choque elétrico também são muito perigosas para o tratamento caseiro. Frequentemente, essas queimaduras alcançam camadas sob a pele e podem danificar tecidos internos. O dano interno pode ser pior do que o esperado. Não se arrisque. Ligue para a emergência imediatamente.

Fonte: Health Line

>> Não tem Plano de Saúde? Conheça o Cartão Doutor Já