9 sintomas comuns do eczema alérgico

Doutor Já Avatar

Doutor Já

Redação
9 sintomas comuns do eczema alérgico

O que é eczema alérgico?

O eczema alérgico acontece quando o seu corpo entra em contato com algo que pode fazer com que você fique doente, o seu sistema imunológico promove mudanças químicas para ajudá-lo a afastar a doença.

Você é exposto a milhares de substâncias todos os dias. A maior parte delas não faz com que o seu sistema imunológico reaja. Contudo, em alguns casos, talvez você entre em contato com certas substâncias que acabam gerando uma resposta do sistema imunológico, mesmo quando elas não são tipicamente prejudiciais ao corpo. Essas substâncias são conhecidas como alérgenos. Quando o seu corpo reage a essas substâncias, ocorre uma reação alérgica.

Uma reação alérgica pode ter uma variedade de formas. Algumas pessoas sentem dificuldade em respirar, tosse, ardência nos olhos e nariz escorrendo quando estão tendo uma reação alérgica. Outras reações alérgicas causam mudanças na pele.

Direitos reservados a Health Line

O eczema alérgico é uma erupção cutânea, isto é, alterações na cor e na textura, como caroços, inchaço e coceira da pele. Causada a partir do contato com alérgeno. A condição ocorre horas após você ter sido exposto à substância que desencadeou a reação alérgica.

O eczema alérgico também é conhecido como:

  1. Dermatite alérgica
  2. Dermatite de contato
  3. Dermatite alérgica de contato
  4. Eczema de contato

Não tem Plano de Saúde? Conheça agora o Cartão Doutor Já!

O que causa o eczema alérgico?

O eczema alérgico ocorre quando você entra em contato direto com um alérgeno. A condição é conhecida como uma “alergia atrasada”, porque não desencadeia uma reação alérgica imediata. Os sintomas do eczema alérgico podem não se desenvolver por até 24 a 48 horas após você ter entrado em contato com o alérgeno.

8 itens comuns que podem causar eczema alérgico são:

  1. Níquel, que pode ser encontrado em jóias, fivelas de cintos e botões de metal em jeans
  2. Perfumes encontrados em cosméticos
  3. Corantes de roupas
  4. Tintura para cabelo
  5. Látex
  6. Adesivos
  7. Sabonetes e produtos de limpeza
  8. Cremes antibióticos ou pomadas que são usados na pele

O eczema alérgico também pode desenvolver-se quando a pele é exposta a produtos químicos na presença da luz do sol. Por exemplo, uma reação alérgica pode ocorrer após usar protetor solar e passar um tempo sob o sol.

Como identificar os sintomas do eczema alérgico?

Os sintomas de eczema alérgico podem variar de pessoa a pessoa. Eles também podem mudar com o tempo. Geralmente, os sintomas desenvolvem-se onde o contato com o alérgeno ocorreu. Em raros casos, os sinais podem espalhar-se para outras partes do corpo. Os sintomas comuns do eczema alérgico são:

  1. Coceira
  2. Uma sensação de ardor ou dor
  3. Inchaços vermelhas que podem escorrer, soltar uma gosma ou crosta
  4. Pele quente e macia
  5. Pele escamosa ou espessada
  6. Pele seca, vermelha ou áspera
  7. Inflamação
  8. Cortes
  9. Erupção cutânea

Como o eczema alérgico é diagnosticado?

Em primeiro lugar, o médico examinará a sua pele para determinar se você tem um eczema alérgico. Se ele suspeitar a presença da alergia, precisará fazer mais exames para descobrir exatamente ao que você é alérgico. Na maior parte dos casos, um patch test será feito, isto é, teste de contato usado para determinar se uma substância específica causa inflamação alérgica.

Patch test

Durante esse exame, adesivos que contêm alérgenos comuns são colocados nas costas e permanecem no local por 48 horas. Quando seu médico remover os adesivos, ele verificará se há sintomas de alguma reação alérgica. Com isso, analisará sua pele novamente depois de mais dois dias para ver se você tem uma reação alérgica retardada.

Biópsia

Outros exames serão necessários se o seu médico não for capaz de fazer um diagnóstico baseado no patch test. Seu médico pode realizar uma biópsia da lesão de pele, para garantir que outra condição de saúde não esteja causando a reação na pele. Durante a biópsia, o médico removerá uma pequena amostra da pele afetada. Então, ele enviará para um laboratório para que testes sejam feitos.

Como o eczema alérgico é tratado?

O tratamento para eczema alérgico depende da gravidade dos seus sintomas. Contudo, em todos os casos, é importante lavar a área afetada com muita água para remover os traços do alérgeno.

Se os sintomas não forem graves e não o incomodarem, talvez você não precise de tratamento adicional. Porém, você poderá usar um creme hidratante para manter a pele hidratada e reparar danos. Cremes de corticosteróides sem receita podem ajudar com coceira e inflamação.

O seu médico pode recomendar pomadas ou cremes prescritos se os sintomas forem graves. Ele também pode prescrever comprimidos de corticosteróides, se for necessário.

Quando é possível ver melhora no tratamento do eczema alérgico?

Com o tratamento adequado, você pode esperar que o eczema alérgico melhore dentro de 2 a 3 semanas. Entretanto, a condição pode voltar se você tiver contato com o alérgeno novamente. Identificar o alérgeno que causou o seu eczema e tomar as devidas precauções para evitá-lo são essenciais na prevenção de futuras reações.

Fonte: Health Line

Não tem Plano de Saúde? Conheça agora o Cartão Doutor Já!