Veja 10 maneiras de como diminuir a ansiedade

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Redação
Veja 10 maneiras de como diminuir a ansiedade

Entenda o que é para saber como diminuir a ansiedade

Um pouco de ansiedade faz parte da vida (e é comum). Entretanto, a ansiedade não é só ruim. Ela faz você ficar consciente do perigo. Ela pode te ajudar a ficar preparado e a calcular os seus riscos. Se a ansiedade se torna uma luta diária, aí que mora o problema. A ansiedade descontrolada pode afetar a sua qualidade de vida. Assuma o controle vendo 10 maneiras de como diminuir a ansiedade.

 

1- Permaneça ativo

Exercícios regulares são bons para a sua saúde física e emocional. Tem gente que os exercícios funcionam tão bem quanto tomar remédios! Você pode sentir alívio da ansiedade por horas depois da atividade.

 

2- Evite álcool

O álcool é um sedativo natural. Beber um pouco quando você está ansioso, pode te deixar calmo em um primeiro momento. Depois que os efeitos passarem, porém, a ansiedade volta com tudo. Se você depende do álcool para aliviar a ansiedade ao invés de tratar a raiz do problema, você pode acabar desenvolvendo  alcoolismo.

 

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3- Pare de fumar

Os fumantes geralmente fumam em momentos estressantes. Mas, assim como beber álcool,  dar fumar quando você está estressado é uma solução rápida que pode piorar a ansiedade a longo prazo.

Pesquisas já mostraram que quanto mais cedo você começar a fumar, maior é o seu risco de ter transtorno de ansiedade depois.

 

4- Largue a cafeína

Se você tem ansiedade crônica, a cafeína não é sua amiga. A cafeína pode causar nervosismo e tremores, e nenhum dos dois é bom se você é ansioso. Pesquisas mostraram que a cafeína pode causar ou piorar transtornos de ansiedade. Ela também pode causar ataques de pânico em pessoas com síndrome do pânico. Em algumas pessoas, eliminar a cafeína pode melhorar significativamente os sintomas de ansiedade.

 

5- Durma um pouco

A insônia é um sintoma comum da ansiedade. Se você não sabe como diminuir a ansiedade, bote o sono em primeiro lugar. Algumas dicas são:

– Só dormir à noite quando você estiver cansado

– Não ler ou assistir televisão na cama

– Não usar seu smartphone, tablet ou computador na cama

– Não ficar rodando na cama se você não consegue dormir; levante-se e vá para outro cômodo até sentir sono

– Evitar cafeína, grandes refeições e nicotina antes de dormir

– Manter o seu quarto escuro e fresco

– Anotar suas preocupações em um papel antes de ir para a cama

– Ir dormir na mesma hora todas as noites

 

6- Medite

A meditação também é uma das formas de como diminuir a ansiedade. Ela ajuda você a parar os pensamentos caóticos da mente e substituí-los por calma e atenção no momento atual. A meditação é conhecida por aliviar o estresse e a ansiedade. Pesquisas sugerem que 30 minutos diários de meditação podem aliviar alguns sintomas de ansiedade e agir como um antidepressivo.

 

7- Tenha uma dieta saudável

Você tem como diminuir a ansiedade com uma dieta saudável. Alguns alimentos podem alterar seu humor, por conta de:

Muito altos ou muito baixos níveis de açúcar no sangue

desidratação

substâncias químicas em alimentos processados como aromas artificiais e corantes artificiais

Se a sua ansiedade piorar após você comer, vale a pena repensar nos seus hábitos alimentares. Fique hidratado, elimine alimentos processados e tenha uma dieta saudável. Procura por alimentos  com carboidratos complexos (digeridos mais lentamente pelo organismo), frutas, vegetais e proteínas magras.

 

8- Pratique respirações profundas

Respiração rápida e superficial é comum com ansiedade. A ansiedade pode levar a:

um ritmo cardíaco acelerado

tontura

um ataque de pânico

Exercícios de respiração profunda – o processo de respirações lentas e profundas – podem ajudar e reduzir a ansiedade.

 

9- Tente aromoterapia

A  aromaterapia usa óleos essenciais perfumados para promover a saúde e bem-estar. Os óleos podem ser inalados diretamente, adicionados ao banho ou difusor. Estudos mostraram que a aromoterapia:

– Ajuda você a relaxar

– Ajuda você a dormir

– Melhora o humor

– Reduz a frequência cardíaca e a pressão sanguínea

Alguns óleos essenciais usados para aliviar a ansiedade são:

– Bergamota

– Lavanda

– Salvia esclereia

– Cananga odorata (Ylang ylang)

10- Beba chá de camomila

Uma xícara da chá de camomila é um remédio caseiro comum para acalmar os nervos e dar sono. Um estudo de 2009 também mostrou que camomila pode ajudar muito a melhorar os transtornos de ansiedade.

 

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Para levar

Se você estiver se sentindo ansioso, tentar as ideias acima de como diminuir a ansiedade pode ajudar você a se acalmar.  Lembre-se, remédios caseiros podem ajudar a aliviar a ansiedade, mas eles não substituem ajuda profissional. Um aumento da ansiedade pode exigir terapia ou medicação prescrita. Se precisar de um médico, pode contar com a gente.