Alergias sazonais durante a gravidez?

Doutor Já Avatar

Doutor Já

Redação
Alergias sazonais durante a gravidez?

A alergia sazonal pode causar sintomas como tosse, espirro, coceira e corrimento nasal. Essa condição pode afetar a sua respiração, assim como a gravidez. Felizmente, há muitos tratamentos seguros que você pode usar para aliviar os sintomas da alergia sazonal. Só cuidado com os medicamentos e tratamentos que faz durante a gravidez.

 

Buscar Médicos – Consultas e Exames com Preços Acessíveis

O que causa alergia sazonal?

O seu sistema imunológico corporal idealmente luta contra “caras maus” como viroses gripais, resfriados e outros organismos causadores de infecções que procuram te deixar doente. Mas algumas vezes, o seu sistema imunológico reage a coisas que não são tão prejudiciais para o seu corpo. Esse é o caso das alergias sazonais.

A alergia sazonal ocorre quando o seu corpo reage a alérgenos que tendem a aparecer em certas temporadas. Geralmente a reação do seu corpo ao pólen. O pólen é uma substância em pó que forma as células masculinas de esperma que fertilizam plantas para que elas possam se reproduzir.

Os culpados comuns de alergias sazonais incluem:

  • Amendoim
  • Bolores
  • Árvores
  • Ambre de amêndoa
  • Salsola
  • Gramíneas
  • Xanthium

Em que período do ano isso mais ocorre?

Dependendo de onde você vive, alergias de primavera podem aparecer perto de agosto e terminar no início do verão. Alergias de outono podem ocorrer no final do verão e continuar até o final do outono.

A gravidez pode piorar as alergias sazonais. Também, uma condição chamada “rinite de gravidez” pode causar sintomas similares aos das alergias sazonais.  Isso geralmente ocorre no último trimestre. Mas a causa da rinite de gravidez são hormônios extras e não alérgenos.

Quais são os tratamentos caseiros para alergias sazonais?

Futuras mamães com alergia sazonal podem usar diversos tratamentos em casa para aliviar os seus sintomas. Alguns exemplos incluem:

  • Criar um spray salino nasal combinando 250 ml de água morna com 1/4 de sal na água. Você pode adicionar isso a uma garrafa de spray ou de espremer para irrigar e acalmar as passagens nasais irritadas.
  • Tomar banho e mudar de roupa após ter ido a lugares abertos. Isso pode ajudar a remover o pólen que se acumula no cabelo e nas roupas.
  • Evitar sair de casa ou de lugares fechados entre 5 da manhã e 10 da manhã, os horários em que as contagens de pólen estão geralmente mais altas.
  • Usar tiras nasais que não precisam ser prescritas pelo médico à noite. Estas posicionam as passagens nasais para que elas estejam mais abertas. Isso reduz os sintomas de uma pessoa.

 

Buscar Médicos – Consultas e Exames com Preços Acessíveis

Medicamentos para alergias são recomendados?

A maior parte das mulheres grávidas pode tomar com segurança medicamentos para alergia que não precisam de prescrição médica incluem:

  • Loratadina
  • Cetirizina (Zyrtec)
  • Clorfeniramina
  • Difenidramina

Sempre há riscos quando se toma qualquer medicação durante a gravidez. As mulheres devem conversar com os seus médicos antes de tomarem medicamentos para alergia, garantindo que eles não sejam prejudiciais.

E sprays, descongestionantes ou injeções?

O uso de sprays nasais pode ser mais seguro que descongestionantes orais. Isso porque eles não são tão propensos a serem absorvidos na corrente sanguínea. As mulheres devem ter cautela ao usar sprays nasais por mais de três dias. Isto porque o uso de descongestionantes por mais tempo pode piorar os sintomas de alergia por causar inchaço nasal.

Algumas mulheres também tomam injeções de alergia, mesmo não sendo um bom período pois pode causar forte reações alérgicas. As injeções são compostos de alérgenos que são injetados como um meio de tirar a sensibilidade de uma pessoa em relação a um alérgeno.

Conclusão

Converse com o seu médico sobre qualquer preocupação que você tem a respeito de medicações. Você também pode ler a bula de medicamentos atentamente para assegurar que o remédio não tem nenhum contra indicação para mulheres grávidas (os fabricantes são legalmente obrigados a listar suas informações de segurança sobre gravidez).

A gravidez e as alergias sazonais são condições autolimitantes. A data do parto chegará e a temporada de florescimento terminará. É importante que você fique o mais confortável possível.

Fonte: Health Line

Se precisar de consultas com clínico geral, conte com a gente!