Por que a ansiedade causa diarreia e como lidar com isso?

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Redação
Por que a ansiedade causa diarreia e como lidar com isso?

Ansiedade causa diarreia?

A ansiedade é uma condição de saúde mental que tem uma grande variedade de sintomas. Pode envolver padrões duradouros de preocupação, nervosismo ou medo significativos. Para muitas pessoas, também pode causar sintomas físicos. 

Se você tende a ter diarreia em situações e eventos de estresse ou que geram ansiedade, você não está sozinho.  É bastante comum ter problemas no estômago por causa da ansiedade. Para algumas pessoas, preocupar-se em ter diarreia em um local público ou não familiar pode aumentar ainda mais a ansiedade. 

Mas é possível administrar esse sintoma e reduzir o seu impacto na sua vida. Leia para saber mais o porquê a ansiedade causa diarreia.

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Por que isso acontece?

A ansiedade causa diarreia, isso pode acontecer por causa da ligação existente entre o seu intestino e cérebro, conhecida como eixo intestino-cérebro. 

O eixo conecta o seu sistema nervoso central ao seu sistema nervoso entérico (SNE), que funciona como o sistema nervoso do seu intestino. O SNE ajuda a regular os processos no seu trato gastrointestinal (GI). Mas também tem um efeito nas suas emoções e comportamento através da sua ligação com o seu cérebro.

Quando você está angustiado, mensageiros químicos carregam sinais do seu cérebro para o intestino. Algumas vezes, o seu intestino responde a esses sinais com sintomas físicos, incluindo diarreia, náusea e constipação. 

Essa ligação funciona nos dois sentidos. Se você tem problemas digestivos ou outros problemas GI, você pode ter sintomas psicológicos. E ter a síndrome do intestino irritável (SII) ou condições relacionadas está ligada a um maior risco de ansiedade e outros sintomas do humor. 

Reconhecendo a Síndrome do Intestino Irritável (SII)

Se você regularmente tem diarreia quando está preocupado, talvez seja interessante eliminar a SII. Essa condição comum pode torná-lo mais propenso a ter diarreia quando estiver ansioso.

Os especialistas não têm certeza do que causa isso. Mas a ansiedade e o estresse são gatilhos conhecidos para surtos da SII. Por isso, pode ser possível a ansiedade causa a diarreia

Alguns especialistas acreditam que as pessoas que desenvolvem a SII podem ter um cólon super sensível. Essa sensibilidade pode aumentar a chance de você ter sintomas GI quando comer alimentos específicos ou tiver ansiedade ou outros problemas emocionais.

Muitas pessoas têm tanto a ansiedade quanto a SII. Na verdade, as pesquisas sugerem constantemente que a SII comumente co-ocorre com a ansiedade e depressão. Viver com qualquer dessas condições pode aumentar o seu risco da outra (condição) e afetar sintomas que você já tem.

Em outras palavras, assim como você pode experimentar um aumento do desconforto gastrointestinal como resultado da ansiedade, viver com a SII pode piorar o humor e os sintomas emocionais.

CONHEÇA OS SINAIS 

Sinais comuns da SII incluem:

  • Dor e desconforto no seu abdômen que não vai embora ou que continua voltando
  • Cólicas estomacais
  • Gases 
  • Diarreia, constipação, ou diarreia e constipação alternadas
  • Sintomas que pioram quando você fuma, consome muita cafeína, ou come certos alimentos, incluindo laticínios, vinho tinto, trigo, entre outros

Se você tiver esses sintomas por 3 meses ou mais, você pode ter a SII.

Como lidar com isso?

Procurar ajuda por causa da ansiedade pode fazer uma grande diferença nos sintomas mentais, assim como nos psicológicos. Conversar com um profissional de saúde mental é um bom primeiro passo.

Um terapeuta pode ajudá-lo a encontrar o tratamento que melhor atende as suas necessidades, seja a terapia ou uma combinação da terapia com medicação. Algumas pessoas que possuem sintomas GI e ansiedade ou depressão acham que os antidepressivos ajudam nos dois grupos de sintomas. 

Certas mudanças no estilo de vida também podem ajudá-lo a administrar os sintomas da ansiedade. Algumas dicas que podem ser especialmente úteis para lidar com a diarreia e outros problemas estomacais incluem:

  • Evitar álcool e tabaco
  • Diminuir a ingestão de cafeína
  • Ficar hidratado
  • Ter uma dieta equilibrada que inclui grãos integrais, proteína magra e frutas e legumes
  • Fazer exercícios regularmente

Também é importante saber como lidar com a ansiedade e o estresse conforme você sente. Se você está trabalhando com um terapeuta, ele pode ajudá-lo a explorar métodos de enfrentamento. 

Soluções rápidas

Quando você começar a sentir o estômago doer (ou antes mesmo de sentir a primeira pontada), as seguintes estratégias podem ajudar:

  • Respire por alguns minutos. A respiração lenta e profunda pode ajudar a reduzir a ansiedade e acalmar o seu estômago.
  • Dê uma caminhada curta e rápida.
  • Se você não puder sair, experimente alguns alongamentos internos, yoga ou meditação.
  • Tome um momento para a auto-compaixão. O que você diria a um ente querido enfrentando a mesma situação estressante? Diga essas mesmas palavras para si mesmo.
  • Tente um exercício de relaxamento.
  • Procure um ente querido. Ouvir alguém de quem você gosta pode lembrá-lo do apoio em sua vida e ajudar a dificultar situações difíceis.
  • Tente uma técnica de ancoragem. Se a ansiedade tende a dificultar o foco no que acontece ao seu redor, as técnicas de ancoragem podem ajudar a acalmá-lo e mantê-lo presente.

Em uma escala maior, também pode ajudar a fazer o inventário de suas tarefas diárias, tanto em casa como no trabalho. Se você se sentir sobrecarregado, reserve um tempo para repassar suas responsabilidades. Pergunte a si mesmo se elas são essenciais ou se há algo que acrescenta um estresse desnecessário a sua vida.

O aumento do autocuidado ou a divisão de responsabilidades pode reduzir sua carga? Às vezes, analisar atentamente tudo o que você está enfrentando pode ajudá-lo a encontrar novas formas de enfrentar os desafios. Se possível, envolva um colega de trabalho confiável ou um ente querido no processo.

Quando procurar um médico?

Conversar com um profissional médico pode ajudá-lo se você tem ansiedade e problemas digestivos, mas é uma boa ideia procurar o seu médico se as mudanças no estilo de vida não melhorarem os seus sintomas. 

Você também deve marcar uma consulta se:

  • Os sintomas piorarem ou não desaparecerem depois de várias semanas
  • Você tiver diarreia durante a noite
  • Houver sangue nas suas fezes
  • As evacuações e gases não aliviarem sua dor ou cólicas
  • For difícil engolir
  • Você perder de peso
  • Você vomitar sem motivo claro

Um profissional médico pode ajudar a determinar o que está causando os seus sintomas e oferecer sugestões de tratamento, incluindo qualquer mudança na dieta que pode ajudar a aliviar os seus sintomas. 

Conversar com um terapeuta é recomendado se qualquer sintoma afetar negativamente a sua qualidade de vida. Por exemplo, o medo e a preocupação podem afetar os seus relacionamentos, trabalho e escola. Eles também podem dificultar o sono ou coisas que você normalmente faria.

Fonte: Health Line

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