Você sabe o que é artrite?

Doutor Já Avatar

Doutor Já

Redação
Você sabe o que é artrite?

O que é artrite?

A artrite é uma inflamação das articulações. Pode afetar uma ou várias articulações. Há mais de 100 tipos diferentes de artrite, com diferentes causas e métodos de tratamento. Dois dos tipos mais comuns de artrite são a osteoartrite, ou artrose, (OA) e a artrite reumatóide (AR).

Os sintomas da artrite geralmente desenvolvem-se com o tempo, mas eles também podem aparecer repentinamente. Comumente, a artrite é mais vista em adultos com mais de 65 anos, mas pode se desenvolver em crianças, adolescentes e jovens adultos. A artrite é mais comum em mulheres do que em homens e em pessoas que estão acima do peso. 

Está com alguma dúvida? Pergunte aos nossos especialistas e veja algumas respostas que já temos!

Quais são os sintomas da artrite?

Dor nas articulações, rigidez e inchaço são os sintomas mais comuns da artrite. A sua amplitude de movimento também pode diminuir e você pode perceber uma vermelhidão na pele ao redor da articulação. Muitas pessoas com artrite percebem que seus sintomas são piores de manhã.

No caso da AR, você pode se sentir cansado ou ter uma perda de apetite devido à inflamação que a atividade do sistema imunológico causa. Você também pode ficar anêmico- o que significa que a contagem dos seus glóbulos vermelhos diminui- ou ter uma febre leve. A AR grave pode causar deformidade nas juntas se não for tratada. 

O que causa a artrite?

A cartilagem é um tecido conjuntivo firme, mas flexível nas suas articulações. A cartilagem protege as articulações ao absorver a pressão e o choque criado quando você move ou coloca estresse nelas. Uma redução na quantidade normal desse tecido cartilaginoso pode causar algumas formas de artrite. 

O desgaste normal provoca OA, uma das formas mais comuns de artrite. Uma infecção ou lesão nas articulações pode exacerbar esse esgotamento natural do tecido da cartilagem. O seu risco de desenvolver OA pode ser maior se você tiver um histórico familiar da doença.

Outra forma comum da artrite, AR, é um transtorno autoimune. Ocorre quando o sistema imunológico do seu corpo ataca os tecidos do corpo. Esses ataques afetam a sinóvia, um tecido macio nas suas articulações que produz um fluido que nutre a cartilagem e lubrifica as articulações.

A AR é uma doença da sinóvia que invadirá e destruirá as articulações. Eventualmente, pode levar à destruição tanto do osso quanto da cartilagem dentro da articulação. 

A causa exata do ataque do sistema imunológico não é conhecida. Mas os cientistas descobriram marcos genéticos que aumentam o seu risco de desenvolver AR. 

Como a artrite é diagnosticada?

Ver o seu clínico geral é um bom primeiro passo se você não tem certeza de qual médico deve procurar para obter um diagnóstico de artrite. Ele fará um exame físico para checar os fluidos ao redor das articulações, as articulações quentes ou vermelhas e a amplitude de movimento limitada nas articulações. O seu médico pode encaminhá-lo para um especialista, se necessário.

Se você estiver sentindo sintomas graves, você pode marcar uma consulta com um reumatologista primeiro. Dessa forma, você pode chegar a um diagnóstico e tratamento mais rapidamente. 

Os médicos geralmente usam exames imagiológicos, como raios-X, ressonância magnética e tomografia computadorizada para produzir uma imagem de seus ossos e cartilagens. Com isso, eles podem descartar outras causas de seus sintomas, como esporões ósseos.

Como a artrite é tratada?

O principal objetivo do tratamento é reduzir a quantidade de dor que você está sentindo e evitar danos adicionais às articulações. Você aprenderá o que funciona melhor para você quando se trata de controlar a dor. Algumas pessoas acham as almofadas de aquecimento e os pacotes de gelo reconfortantes. Outras usam dispositivos de assistência de mobilidade, como bengalas ou andadores, para ajudar a tirar a pressão das articulações doloridas.

Melhorar o funcionamento das suas articulações também é importante. O seu médico poderá prescrever uma combinação de métodos de tratamento para que você alcance os melhores resultados. 

Medicação

Vários tipos diferentes de remédios tratam a artrite:

  • Analgésicos, como hidrocodona (Vicodin) ou acetaminofeno (Tylenol), são eficazes para o controle da dor, mas não ajudam a diminuir a inflamação.
  • Os anti-inflamatórios não-esteroidais (AINEs), como o ibuprofeno (Advil) e os salicilatos, ajudam a controlar a dor e a inflamação. Os salicilatos podem diluir o sangue. Por isso, devem ser usados com muita cautela junto com outros medicamentos que diluem o sangue.
  • Cremes mentol ou capsaicina bloqueiam a transmissão de sinais de dor de suas articulações.
  • Imunossupressores como a prednisona ou a cortisona ajudam a reduzir a inflamação.

Se você tem AR, o seu médico pode prescrever corticosteroides ou drogas antirreumáticas modificadoras da doença (DMARDs), que suprimem o seu sistema imunológico. Há também muitos remédios para tratar a OA disponíveis com receita médica ou de venda livre. 

Cirurgia

A cirurgia para substituir a sua articulação por uma artificial pode ser uma opção. Essa forma de cirurgia é mais comumente realizada para substituir quadris e joelhos.

Se a sua artrite for mais grave nos dedos da mão ou punhos, o seu médico pode realizar uma fusão de articulação. Nesse procedimento, as extremidades de seus ossos são interligadas até que elas se curem e se tornem uma.

Fisioterapia

A fisioterapia que envolve exercícios que podem ajudar a fortalecer os músculos ao redor da articulação afetada é um componente essencial do tratamento da artrite. 

Quais mudanças no estilo de vida podem ajudar as pessoas com artrite?

A perda de peso e manter um peso saudável reduzem o risco de desenvolver OA e podem diminuir os sintomas que você já tem. 

Seguir uma dieta saudável é importante para a perda de peso. Escolher uma dieta com muitos antioxidantes, como frutas frescas, vegetais e ervas, pode ajudar a reduzir a inflamação. Outros alimentos que reduzem a inflamação incluem peixes e nozes. 

Se você tem artrite, alimentos que você deve evitar ou limitar incluem batata frita, alimentos processados, laticínios e altas ingestões de carne.

Algumas pesquisas também sugerem que os anticorpos do glúten podem estar presentes em pessoas com AR. Uma dieta sem glúten pode melhorar os sintomas e a progressão da doença. Um estudo de 2015 também recomenda uma dieta sem glúten para todas as pessoas que receberem um diagnóstico de doença do tecido conjuntivo indiferenciada.

Exercícios regulares manterão as suas articulações flexíveis. Frequentemente, a natação é uma boa forma de exercício para as pessoas com artrite já que não coloca pressão nas suas articulações da maneira que a caminhada e a corrida colocam. Permanecer ativo é importante, mas você também deve se certificar de descansar quando precisar e evitar exageros. 

Dos exercícios que podem ser feitos em casa, você pode tentar incluir:

  • Inclinar a cabeça, rodar o pescoço e outros exercícios para aliviar a dor no pescoço
  • Dobrar os dedos e o polegar para aliviar a dor em suas mãos
  • Levantamentos de perna, alongamentos dos isquiotibiais e outros exercícios fáceis para artrite do joelho 

Qual é o panorama em longo prazo para as pessoas com artrite?

Enquanto não há cura para a artrite, o tratamento certo pode reduzir significativamente os seus sintomas.

Além dos tratamentos que o seu médico recomendar, você fazer várias mudanças no estilo de vida que podem ajudar a administrar a sua artrite. 

Fonte: Health Line

Está com alguma dúvida? Pergunte aos nossos especialistas e veja algumas respostas que já temos!