As 4 principais causas da Doença de Crohn

Doutor Já Avatar

Doutor Já

Redação
As 4 principais causas da Doença de Crohn

Quais são as causas da doença de Crohn?

As causas da doença de Crohn não são confirmadas. Já acreditaram que dietas e estresse fossem os responsáveis. Entretanto, nós agora entendemos que as causas dessa condição são muito mais complexas.

Pesquisas sugerem que é uma interação de fatores – que uma resposta do corpo defeito, genética e o ambiente (incluindo a alimentação) provavelmente desempenham um papel no desenvolvimento da doença.

 

1- Sistema imunológico

Um dos principais sintomas da doença de Crohn é inflamação crônica.

Alguns pesquisadores acreditam que a doença de Crohn pode começar como uma resposta imunológica normal a um invasor externo. Então, o sistema não para após o problema ter sido resolvido. É isso que causa a inflamação crônica.

Outra observação é que um dos sintomas da doença de crohn é alteração no intestino, por conta do excesso de inflamação. Essas mudanças parecem interferir em como o sistema imunológico funciona.

Quando o seu sistema imunológico ataca partes do seu próprio corpo, é chamado de transtorno autoimune.

Essas alterações no intestino também pode ter um papel na reação exagerada do corpo a outras coisas no ambiente. O sistema imunológico pode ser ativado quando confunde organismos invasores com um pouco de um próprio tecido corporal seu.

 

2- Genética

Alguns genes foram relacionados à DII (doença inflamatória intestinal).

Também há relação com pessoas que tem a doença de Crohn e aqueles com colite ulcerosa.

Os cientistas estão convencidos de que a genética desempenha um grande papel no desenvolvimento da doença de Crohn.

A Crohn’s and Colitis Foundation of America (CCFA) diz que, de acordo com estudos, 5 a 20% das pessoas com doença de Crohn possuem um parente de primeiro grau (pai, filho ou irmão) com a doença. Contudo, outras evidências sugerem que apenas ser de família não é sempre a causa responsável.

 

3- Ambiente

A doença de Crohn é mais comum em nações mais industrializadas e em áreas urbanas.

Pessoas que vivem em climas do norte parecem ter um risco maior de desenvolver a doença. Isso sugere que fatores ambientais, tais como poluição, estressores do sistema imunológico e dietas ocidentais, podem desempenhar um papel.

 

Pesquisadores acreditam que quando genes específicos interagem com certas coisas no ambiente, a probabilidade de desenvolver a doença de Crohn aumenta.

 

4- Fumaça de cigarro

De acordo com a Journal of Crohn’s and Colitis, pesquisas sugerem que pessoas que fumam têm maior tendência a desenvolver a doença de Crohn.

Esse risco existe por conta do que o tabagismo faz com o sistema imunológico, junto com uma variedade de outros fatores genéticos e ambientais.

Se você tem a doença de Crohn e fuma, é mais provável que você tenha os sintomas da doença de Crohn mais frequentes, mais problemas com medicação e precise de cirurgia.

Um estudo de 10 anos mostrou que as pessoas com a doença de Crohn que fumavam eram 29% mais propensas a precisar de cirurgia do que aquelas com a doença, mas que não fumavam.

 

Para levar

As causas da doença de Crohn são complexas. Logo, não há uma única coisa que a pessoa possa fazer para evitar a doença. O sistema imunológico, a genética e o ambiente desempenham um papel importante.

Entretanto, entender as causas da doença de crohn pode ajudar os cientistas a direcionar novos tratamentos e melhorar o curso da doença.

 

Fonte: Healthline