As Varizes Podem Causar Dor e Desconforto?

Doutor Já Avatar

Doutor Já

Redação
As Varizes Podem Causar Dor e Desconforto?

Quem tem varizes?

As varizes são veias alargadas com a aparência de uma corda. Elas geralmente são roxas ou azuis, ocorrem logo sob a sua pele e, comumente, afetam as suas pernas e pés.

Não tem Plano de Saúde? Conheça agora o Cartão Doutor Já!


Cerca de 23% de toda a população norte-americana é afetada por essa condição. Aproximadamente 33 milhões dessas pessoas são mais velhas, tendo entre 40 a 80 anos de idade.

As varizes ocorrem devido ao mau funcionamento das válvulas nas suas veias que não são capazes de trazer o sangue, de maneira efetiva, de volta ao coração, tendo em vista que elas trabalham contra a gravidade.

Não tem Plano de Saúde? Conheça agora o Cartão Doutor Já!

Sintomas das varizes

Para algumas pessoas, as varizes são apenas uma preocupação estética.  Não há evidências de uma ligação direta entre o aparecimento de varizes e o desconforto que elas causam. Na verdade, as veias grandes e retorcidas podem não causar desconforto, enquanto as veias danificadas, menos visíveis, podem tornar-se extremamente dolorosas.

De maneira geral, vários sintomas contribuem para o sentimento geral de dor ou desconforto:

– Sensação de pernas pesadas e doloridas
– Cãibras musculares
– Sensação latejante e de ardência nas pernas
– Inchaço em suas panturrilhas e em torno de seus tornozelos
– Desconforto em torno de uma área particular de veias

Todos esses sintomas geralmente ficam mais incômodos em dias quentes. As veias sanguíneas têm uma tendência a se dilatarem em temperaturas mais elevadas, o que torna ainda mais difícil o funcionamento adequado das válvulas.  Os sintomas também pioram à medida que o dia vai passando e mais poças de sangue se acumulam ao redor dos tornozelos. Períodos prolongados em que você fica sentado ou em pé também são considerados fatores agravantes e podem causar dor.

 

Como obter alívio da dor causada pelas varizes

Há diversas maneiras de aliviar a dor causada pelas varizes.

1. Eleve as suas pernas

Para um alívio imediato da dor ou do desconforto associado a varizes, eleve as suas pernas em uma altura acima do seu coração. Você pode colocar os seus pés acima de uma mesa, esticar as suas pernas na parede, ou deitar em uma cama e descansar as pernas em cima de três ou quatro travesseiros.  Isso ajudará a facilitar a circulação do fluxo sanguíneo na parte inferior do corpo em direção ao coração e as válvulas venosas funcionarão com mais eficácia.

Fique com as suas pernas elevadas por pelo menos 15 minutos a cada vez- isso deve ajudar a diminuir o inchaço e aliviar a dor.

2. Exercite-se e alongue as suas pernas

Exercícios curtos para alongar os músculos da panturrilha algumas vezes por dia também podem ser úteis. Flexione os pés frequentemente, especialmente durante viagens longas, quando o espaço para as pernas é limitado.

Se você tem que ficar de pé ou sentado em seu trabalho, mude de posição a cada 30 minutos pelo menos e dobre os joelhos regularmente.

Uma hidratação adequada e movimentos físicos ajudam na circulação sanguínea, então, beba muita água e se movimente com a maior frequência possível.

3. Use água fria

Se as suas pernas estiverem doendo no fim do dia, tome banho com água fria. Temperaturas frias fazem as veias sanguíneas encolherem. Isso deve aliviar o inchaço e a sensação associada ao peso, bem como o desconforto geral e as cãibras nas pernas.

4. Evite tomar banhos quentes e passar muito tempo em banheiras com água quente.  O calor tem um efeito negativo nas suas veias e a dor latejante pode piorar se você passar muito tempo na água quente.

 

Prevenindo dor

Como muitas outras condições crônicas a prevenção é primordial. Usar meias especiais de compressão pode prevenir sintomas como inchaço e pernas pesadas, evitando cãibras dolorosas no final do dia e à noite. Colocar meias de compressão pela manhã antes de começar a andar é a chave para aproveitar os benefícios. Uma vez que o sangue começa a se acumular ao redor dos tornozelos, até as meias de compressão não serão tão eficazes para ajudar a aliviar a sensação de pernas pesadas e doloridas.

Saltos altos e roupas apertadas também não farão com que os sintomas causados pelas varizes melhorem. Eles colocam muita pressão em diferentes áreas do seu corpo e restringem o fluxo sanguíneo. Tente usar sapatos e roupas confortáveis, especialmente se você pretende ficar em pé o dia todo.

 

Quando procurar um médico

Se as suas varizes estiverem causando dor e desconforto regularmente, converse com o seu médico. As varizes tendem a piorar com o passar do tempo. Sendo assim, tratar a condição subjacente pode resultar em uma solução mais eficaz para a sua dor do que uma correção temporária dos sintomas.

Fonte: Healthline

Precisa de Consultas, Exames e Medicamentos? Conheça o Cartão Doutor Já!