Câimbra durante o sono

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Doutor Já

Redação
Câimbra durante o sono

O que é?

Cãibras musculares são provocadas quando um músculo involuntariamente se contrai por conta própria. Geralmente, você sente um caroço/nó duro no local da dor- esse é o músculo contraído. Cãibras normalmente ocorrem por um motivo. Se você não tiver tensionado o músculo, você provavelmente está sentindo cãibras. Isso porque o seu músculo está cansado ou foi muito usado, porque o seu corpo está desidratado, ou porque você não está recebendo minerais o suficiente. A câimbra pode ser dolorosa, por isso é importante saber o que é bom para câimbra na perna.

 

É grave?

A maior parte dos casos de cãibras não é grave. Pessoas com 65 anos ou mais estão em um maior risco de cãibras. As cãibras podem estar relacionadas ao alcoolismo, hipotireoidismo ou diabetes. Se a frequência das suas cãibras incomodar ou preocupar você, converse com o seu médico.  

Enquanto isso, confira o que fazer quando estiver com câimbra.

 

Alongamento

Relaxe o músculo que está com cãibra. Pare qualquer atividade que possa ter induzido a cãibra e suavemente alongue o músculo, segurando delicadamente a área. Você também pode massagear o músculo enquanto alonga ou depois do alongamento. Considere aplicar uma bolsa térmica (de água quente) na área, após o alongamento.

Se você sentir cãibras no músculo da panturrilha durante o sono, fique de pé. De forma devagar, coloque peso na perna afetada para pressionar o calcanhar para baixo e esticar o músculo.

 

Magnésio

“Minha primeira recomendação a pacientes que vêm com cãibras nas pernas é magnésio,” diz Sarah Thompson, uma acupunturista. O magnésio tem sido sugerido para o tratamento de cãibras em mulheres grávidas, porém, mais estudos precisam ser feitos. Converse com o seu médico antes de tudo.

Se você tem cãibras nas pernas regularmente, que não estão relacionadas a uma condição mais séria, você pode tentar adicionar mais magnésio à sua dieta. Nozes e sementes são excelentes fontes de magnésio.

Banho quente

 

Muitos profissionais como personal trainers, técnicos, fisioterapeutas também recomendam usar magnésio externamente, na forma de sais de Epsom. Você pode encontrar muitas opções na internet. Esse antigo remédio pode ser aplicado em uma roupa molhada e pressionado no músculo com cãibra.

Um banho quente proporciona alívio para muitas coisas, com ou sem sais de Epsom. O calor seco pode até ajudar. Se você não possuir ou não estiver próximo a uma banheira, pegue uma bolsa térmica. Há uma série de opções disponíveis na internet. Comece com a menor temperatura e aumente o aquecimento apenas se não estiver sentindo nenhum alívio. Se você tiver diabetes, uma lesão na medula espinhal ou outra condição que possa impedi-lo de sentir calor, uma bolsa térmica não é uma boa opção.

Hidratação

Outra possível maneira de parar as cãibras nas pernas é através da hidratação. Uma vez que você tenha bebido água ou alguma bebida desportiva, você conseguirá evitar outras cãibras. Entretanto, pode demorar um pouco mais.

 

Mexa-se

“Se você estiver sentindo cãibras nas pernas, a melhor coisa que você pode fazer é ficar andando,” diz o personal trainer Henry Halse. “Isso irá enviar o sinal que o seu músculo precisa contrair e, então, relaxar. Pense nisso como apertar o botão para reiniciar o músculo.” Se todo o resto falhar, e você continuar tendo cãibras musculares regulares, Halse aconselha massagens regulares, que é uma boa ideia se você sofre com cãibras ou não.

 

Fonte: Healthline