Você sabia que as cenouras são boas para os olhos?

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Doutor Já

Redação
Você sabia que as cenouras são boas para os olhos?

Visão geral

Populares ao redor do mundo, as cenouras são vegetais crocantes e altamente nutritivos. 

Comumente, alega-se que elas mantêm os seus olhos saudáveis e melhoram a sua visão noturna. 

Neste artigo iremos listar os benefícios das cenouras para os olhos e outras dicas para manter a sua visão saudável. 

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Cenouras e a saúde ocular 

Há muito tempo acredita-se que comer cenouras promove a saúde dos olhos e melhora a sua visão, especialmente à noite.   

Durante a Segunda Guerra Mundial, os pilotos da Força Aérea Real Britânica começaram a usar um radar para mirar e abater os inimigos. Como um esforço para manter essa tecnologia em segredo, a precisão visual dos pilotos- especialmente à noite- foi atribuída a comer cenouras. 

Isso levou a uma campanha duradoura que defendia o consumo de cenouras como uma forma de melhorar a visão. Essa ligação embelezada entre comer cenouras e uma melhor visão noturna permanece até os dias de hoje. 

Rica em antioxidantes que beneficiam a saúde dos olhos 

As cenouras são uma rica fonte de betacaroteno e luteína, que são antioxidantes que podem ajudar a prevenir os danos oculares causados pelos radicais livres.

Os radicais livres são compostos que podem levar a danos celulares, envelhecimento e doenças crônicas, incluindo doenças oculares, quando os seus números ficam muito altos (grande quantidade). 

O betacaroteno dá a coloração de muitas plantas vermelhas, laranjas e amarelas. As cenouras laranjas são especialmente altas em betacaroteno, que o seu corpo transforma em vitamina A. A deficiência de vitamina A pode levar à cegueira noturna, que é frequentemente reversível.

A vitamina A é necessária para formar a rodopsina, que é o pigmento roxo-avermelhado sensível à luz nas células do olho que ajuda a enxergar à noite.

O seu corpo absorve e utiliza o betacaroteno mais eficientemente quando você come as cenouras cozidas ao invés de cruas. Além disso, a vitamina A e seus precursores são solúveis em gordura, por isso comer cenoura com uma fonte de gordura melhora a absorção.

As cenouras amarelas contêm mais luteína, que pode ajudar a evitar a degeneração macular relacionada à idade (DMRI), uma condição na qual sua visão fica gradualmente borrada ou é perdida.

As dietas ricas em luteína podem proteger especialmente contra a DMRI.

Outros benefícios 

As cenouras ajudam você a ter olhos saudáveis, mas há muitas outras razões para comê-las. A maioria das pesquisas se concentra em seu conteúdo de carotenóides, incluindo luteína, licopeno e betacaroteno. 

Outros benefícios das cenouras incluem:

  • Ajudar na saúde digestiva

 As cenouras são ricas em fibras, que ajudam a evitar a constipação. Uma cenoura contém cerca de 2 gramas de fibra, ou 8% do valor diário (VD). Comer cenouras pode também melhorar as suas bactérias intestinais.

  • Poder reduzir o risco de câncer

Alimentos ricos em fibras, como as cenouras, podem ajudar a proteger contra o câncer de cólon ao promover a regularidade digestiva. Além disso, certos antioxidantes presentes nas cenouras mostraram ter efeitos anti-câncer.

  • Estabilizar o açúcar sanguíneo

 As cenouras têm um baixo índice glicêmico (IG), o que significa que elas não causam um grande pico de açúcar no sangue quando você as come. Seu teor de fibras também ajuda a estabilizar os níveis de açúcar no sangue. 

  • Serem boas para o coração

 As cenouras vermelhas e laranjas são ricas em licopeno, um antioxidante protetor do coração. As cenouras também podem reduzir os fatores de risco de doenças cardíacas, como pressão alta e altos níveis de colesterol.

  • Proteger a sua pele

 Embora não seja tão eficaz quanto o protetor solar, os antioxidantes do betacaroteno e do licopeno podem ajudar a proteger a sua pele dos danos provocados pelo sol.

  • Ajudar na perda de peso

As cenouras são baixas em calorias e altas em fibras. Comê-las aumenta a sensação de plenitude, o que pode impedir o excesso de comida e ajudar na perda de peso.

7 maneiras de promover a saúde ocular

Comer cenouras não é a única maneira de manter os seus olhos saudáveis e manter a sua visão afiada. Outras estratégias para melhorar a saúde dos seus olhos incluem:

  • 1) Use proteção contra o sol

Escolha óculos de sol que protejam os seus olhos de 99% a 100% dos raios UVA e UVB. O dano solar pode causar catarata, degeneração macular e pterígio (crescimento de tecido sobre o branco dos olhos). 

  • 2) Limite o tempo em frente a uma tela e à luz azul

Passar muito tempo em frente à televisão, telefone ou computador pode causar cansaço visual. À noite, desligue as telas ou ligue o filtro de luz noturna do telefone, pois a luz azul pode causar danos na retina. 

  • 3) Exercite-se

 Praticar uma atividade física regular é bom para os seus olhos e cintura. A falta de exercício aumenta o risco de diabetes tipo 2 e retinopatia diabética, uma condição que pode prejudicar sua visão. 

  • 4) Não fume

 A fumaça do tabaco tem sido associada à perda de visão, catarata e degeneração macular. Fumar também pode aumentar o risco de olho seco.

EPA e DHA ômega-3 (por exemplo, peixe gordo, linho), vitamina C (por exemplo, frutas cítricas, brócolis), vitamina E (por exemplo, manteigas) e zinco (por exemplo, carne, ostras e sementes de abóbora) são também bons para os seus olhos. 

  • 6) Coma vegetais verdes de folhas escuras

 Couve, espinafre e couve são ricos em carotenoides luteína e zeaxantina, que ajudam na saúde dos olhos.

  • 7) Faça exames oftalmológicos regularmente

 A melhor maneira de saber como estão seus olhos é fazer com que eles sejam examinados regularmente por um oftalmologista. É importante criar o hábito de ver um optometrista ou oftalmologista como uma parte da saúde preventiva.

Conclusão

As cenouras promovem olhos saudáveis e uma boa visão. Elas são especialmente ricas nos antioxidantes luteína e betacaroteno, que protegem os seus olhos. Podem beneficiar a sua digestão, coração, pele e saúde geral.

Se você quer manter os seus olhos saudáveis, você também deve estabelecer outros hábitos saudáveis que protegem a visão, como exercícios, usar óculos de sol, limitar o tempo de uso de dispositivos com tela, fazer uma dieta balanceada e não fumar.

Fonte: Health Line

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