Comer rápido faz você ganhar mais peso?

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Redação
Comer rápido faz você ganhar mais peso?

Comer rápido faz mal?

Muitas pessoas comem a sua comida rápido e descuidadamente.

É um hábito muito ruim que pode fazer você comer em excesso, ganhar peso e ficar obeso. 

Explicaremos abaixo por que comer rápido pode ser um dos principais motivos para o ganho de peso. 

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O que pode fazer você comer em excesso?

Nos dias de hoje, nesse mundo tão ocupado, frequentemente as pessoas comem rapidamente e com pressa.

Contudo, o seu cérebro precisa de tempo para processar os sinais de saciedade.

Na verdade, pode levar 20 minutos para o seu cérebro processar que você está satisfeito.

Quando você come rápido, é muito mais fácil comer muito mais comida do que o seu corpo realmente precisa. Com o passar do tempo, o excesso do consumo de calorias pode levar ao ganho de peso.

Um estudo com crianças descobriu que 60% das que comiam rapidamente, também comiam em excesso. As crianças que comiam rapidamente também eram 3 vezes mais propensas a estar acima do peso. 

Relacionado a um maior risco de obesidade

A obesidade é um dos maiores problemas de saúde ao redor do mundo. É uma doença complexa que não é simplesmente causada por uma dieta ruim, sedentarismo ou falta de força de vontade.

Na verdade, fatores ambientais e de estilo de vida complicados estão em jogo.

Por exemplo, comer rapidamente já foi estudado como um fator de risco potencial para a obesidade e excesso de peso. 

Uma revisão recente de 23 estudos descobriu que as pessoas que comem rapidamente eram, aproximadamente, duas vezes mais propensas a ser obesas, quando comparadas com pessoas que comem lentamente.

Pode levar a outros problemas de saúde 

Comer rápido não apenas aumenta o seu risco de ficar acima do peso e obeso, mas também está ligado a outros problemas de saúde, incluindo:

  • Resistência à insulina

 Comer muito rapidamente está ligado a um maior risco de resistência à insulina, que é caracterizada por altos níveis de açúcar no sangue e insulina. É uma marca do diabetes tipo 2 e da síndrome metabólica. 

 Comer rapidamente foi associado a um maior risco de diabetes tipo 2. Um estudo descobriu que as pessoas que comiam rápido tinham uma chance 2,5 maior de contrair a doença quando comparadas àquelas que comiam devagar. 

  • Síndrome metabólica

Comer rápido e o ganho de peso associado a isso podem aumentar o seu risco de síndrome metabólica, um grupo de fatores de risco que podem aumentar o seu risco de diabetes e doença cardiovascular. 

  • Má digestão

As pessoas que comem rapidamente comumente relatam que têm uma má digestão, uma consequência de comer muito rápido. Elas podem morder maiores quantidades e mastigar seus alimentos menos, o que pode afetar a digestão. 

  • Menos satisfação

 As pessoas que comem rápido tendem a classificar as suas refeições como menos agradáveis, em comparação com as pessoas que comem devagar. Isso pode não ser um problema de saúde em si, mas é importante, no entanto. 

Como comer mais lentamente?

Comer mais lentamente pode proporcionar uma série de benefícios para a saúde. 

Pode aumentar os seus níveis de hormônios de saciedade, ajudá-lo a se sentir mais satisfeito e diminuir a sua ingestão de calorias.

Também melhora a sua digestão e satisfação ao comer. 

Se você deseja comer mais lentamente, aqui estão algumas técnicas que você pode tentar:

  • Não coma em frente a telas

Comer em frente a uma TV, computador, telefone ou outro dispositivo pode fazer com que você coma rapidamente e sem prestar atenção. Também pode fazer você perder a noção de quanto você comeu.

  • Abaixe o seu garfo entre cada garfada

Isso ajuda a desacelerar e a aproveitar um pouco mais. 

  • Não fique com muita fome

Evite ficar morrendo de fome entre as refeições. Isso pode fazer com que você coma muito rápido e faça má decisões em relação à comida. Sempre ande com alguns lanches saudáveis para evitar que isso aconteça. 

  • Beba água

Beber água durante toda a refeição irá ajudá-lo a sentir-se satisfeito e encorajá-lo a desacelerar.

  • Mastigue bem

 Mastigue a comida com mais frequência antes de engolir. Talvez contar quantas vezes você mastiga cada mordida ajude. Tente mastigar cada garfada 20 a 30 vezes.

  • Coma alimentos ricos em fibras

 Alimentos ricos em fibras, como frutas e legumes, não são saciam a fome, como também demoram muito para serem mastigados.

  • Não encha a boca

 Garfadas com menos comida podem ajudá-lo a desacelerar o seu ritmo de comer e fazer sua refeição durar mais tempo.

  • Coma atentamente

 A alimentação consciente é uma ferramenta poderosa. O princípio fundamental por trás disso é prestar atenção na comida que você está comendo. Alguns dos exercícios acima são praticados em uma alimentação consciente.

Como todo hábito novo, é preciso praticar e ter paciência para comer mais lentamente. Comece com apenas uma das dicas acima e desenvolva o hábito a partir disso. 

Conclusão

Comer rapidamente é uma prática comum no mundo acelerado de hoje em dia.

Embora possa poupar alguns minutos durante as refeições, também aumenta o risco de vários problemas de saúde, incluindo a obesidade e o diabetes tipo 2.

Se a perda de peso é o seu objetivo, comer rápido pode atrapalhar o seu progresso.

Por outro lado, comer mais devagar pode fornecer benefícios poderosos – sendo assim, diminua a velocidade e saboreie cada mordida.

Fonte: Health Line

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