Comida de humor: o que você come afeta a sua felicidade?

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Redação
Comida de humor: o que você come afeta a sua felicidade?

A comida afeta como você se sente?

Você sabe que se comer um lanche doce, tal como uma barra de chocolate ou uma rosquinha doce, você terá um pico de energia, seguida por uma fraca queda. Os aumentos e quedas do açúcar é apenas um dos muitos jeitos que os alimentos podem afetar como você se sente.

Mas você alguma vez já considerou quais hábitos alimentares e comidas específicas podem ajudar-lhe a se sentir mais feliz e energizado? Uma pesquisa recente ajuda a iluminar o papel que os alimentos desempenham influenciando do seu humor.

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Estratégias nutricionais para manutenção do humor

Há mais para a manutenção do humor do que comer os alimentos certos. O quadro para a boa higiene do humor começa com a implementação de algumas estratégias básicas de nutrição.

Coma o suficiente frequentemente

De acordo com uma pesquisa publicada pela University of Illinois Extension, comer refeições e lanches regulares na mesma hora todos os dias ajuda a manter seus níveis de açúcar no sangue estáveis. Comer em intervalos regulares ajuda a assegurar que o seu corpo tenha uma contínua fonte de combustível e isso talvez possa ajudar a manter o seu humor estável. Se você sentir que o seu nível de glicose possa estar caindo frequentemente, fale com seu médico. Isso pode ser um sinal de hipoglicemia. Hipoglicemia é uma condição da saúde que faz com que as pessoas precisem comer frequentemente.

Não pule refeições

Por mais que possa ser tentador sair correndo de casa sem o café da manhã, a Clínica Mayo diz que isso é uma má ideia. Pular refeições, na verdade, faz com que o seu corpo seja menos capaz de assimilar alimentos e você provavelmente irá comer demais na próxima refeição. Se você evitar ficar com muita fome, você pode impedir um mau humor.

Saiba o que evitar

Antes que você possa comer alimentos que estimulam o humor, é importante saber quais alimentos deve-se deixar de lado, ou limitar, na sua lista de compras. Os maiores culpados de mau humor são carboidratos refinados, como açúcar. Os açúcares simples que estão em comidas ruins (junk foods), tais como doces e refrigerantes, bem como em comidas de todos os dias, por exemplo, sucos de frutas, xarope e geléias, podem fazer com que o açúcar no sangue suba e desça como uma montanha-russa. Os amidos brancos refinados, como arroz branco, pão branco e biscoitos podem ter o mesmo efeito. A Cleveland Clinic adverte que alimentos ruins (junk food) podem satisfazer suas papilas gustativas, mas provavelmente não ajudarão seu humor.

O aumento e queda do nível de glicose no sangue podem deixá-lo com uma explosão de energia de curta duração, seguido de um sentimento cansado e irritadiço. Para melhores resultados no humor, você também deve limitar o álcool, tendo em vista que é um depressivo e pode atrapalhar o seu sono.

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Alimentos que irão estimular o seu humor

Aqui estão alguns dos melhores alimentos para comer e continuar saudável e feliz.

Proteína

Adicionar proteína às suas refeições pode ajudar a tornar a absorção de carboidratos no seu sangue mais devagar e aumentar a liberação de dopamina e noradrenalina, o que pode melhorar o seu humor e energia durante várias horas depois de comer. Tente adicionar essas escolhas inteligentes de proteínas à sua dieta:

  • Ovos
  • Aves domésticas
  • Frutos do mar
  • Tofu
  • Iogurte grego com baixo teor de gordura

Vitaminas

Há poucas vitaminas específicas que podem ajudar o seu humor. Por exemplo, vitamina D pode ajudar a aliviar transtornos de humor, tal como o transtorno afetivo sazonal. Luz do sol, antes da aplicação de protetor solar, é frequentemente a melhor fonte. Para obter a sua dose diária de vitamina D, você também pode tentar os seguintes alimentos.  Muitos médicos recomendam adicionar um multivitamínico que também contém vitamina D.

  • Leite com baixo teor de gordura
  • Gemas de ovo
  • Leite de soja

As vitaminas folato e B-12 podem ajudar a aliviar a depressão. Para adicionar folato à sua dieta, experimente estes alimentos:

  • Brócolis
  • Lentilhas
  • Aveia
  • Laranjas
  • Verduras escuras

A vitamina B-12 pode ser encontrada em:

  • Queijo tipo cottage
  • Carne magra
  • Salmão

Fibras

Alimentos, como carboidratos complexos, que contêm fibras solúveis podem retardar a absorção de açúcar na corrente sanguínea e aumentar serotonina, o químico “de se sentir bem”, que diminui as oscilações de humor. Você pode encontrar quantidades saudáveis de fibra em:

  • Aveia
  • Feijões
  • Peras
  • Ervilhas
  • Couves de Bruxelas

Colocando tudo isso junto

Há uma relação clara entre alimentos e seu estado de espírito. Quando você combina estratégias para comer regularmente a alimentos que podem ter um efeito positivo no seu bem-estar, você pode planejar refeições que podem lhe ajudar a sentir-se melhor. Você também pode evitar alimentos que podem fazer com que você se sinta pior. Agora isso é algo para estar feliz!

Fonte: Health Line

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