Como medir o resultado do investimento em marketing? 

Doutor Já Avatar

Doutor Já

Redação
Como medir o resultado do investimento em marketing? 

O que é ROMI e qual a relação com marketing médico? 

O termo ROMI significa Retorno sobre Investimento em Marketing.

Como já disse o célebre guru da Administração, William Edwards Deming:

 “Não se gerencia o que não se mede, não se mede o que não se define, não se define o que não se entende e não há sucesso no que não se gerencia.” 

Há muito tempo, as palavras controle, gestão e resultado, fazem parte da rotina dos médicos. A busca por melhores performances, melhor desempenho, otimização de recursos já não é tão estranha, mesmo ao menor dos consultórios.

Como calcular o ROI (Retorno sobre o investimento)?

Para calcular o retorno sobre o investimento, é preciso fazer a relação entre o dinheiro obtido ou perdido em função do investimento realizado. Basta colocar os valores na fórmula

ROI (%) = [(Lucro – Custo do Investimento) / Custo do investimento] x 100.

Veja um exemplo bem simples: se o consultório investiu R$ 500,00 para divulgar uma campanha nas redes sociais e através dessa campanha, chegaram 10 novos pacientes, pagando R$ 300,00 a consulta, totalizaríamos R$ 3.000,00. Na fórmula, teríamos [(3.000,00 – 500,00) / 500] x 100 = 500%.

Como mensurar os resultados de uma campanha?

 É muito simples e fácil de mensurar o resultado de uma campanha, mas atentemo-nos a alguns detalhes importantes para chegarmos aos números:

1)    Capacidade de investimento

  • · Eu já sei o número de pessoas que quero atingir nesta campanha nas redes sociais?

2)    Rastreabilidade

  • ·       Minha secretária está preparada para perguntar aos novos pacientes sobre como chegaram ao consultório?
  • ·        Foi indicação? De um colega ou de pacientes?
  • ·        Ficou sabendo via redes sociais?

3)    Análise de relatórios

  • ·         Eu tenho um relatório (via planilha ou extraído do sistema de gestão de consultórios) que me mostre a quantidade de pacientes que chegaram ao consultório? 

Com essas informações em mãos, podemos extrair os números que nos levarão ao conhecimento do resultado da campanha, se foi o esperado, se superou as expectativas ou se despendemos muita energia para pouco retorno.

3 premissas para investir em marketing digital

Gostaria de atentar também para alguns pontos: Investir em marketing (no caso, o digital), requer já possuir:

1) Marca própria e redes sociais devidamente alimentadas:

Desde que seja tudo dentro das normas do CFM, obviamente. Com conteúdo relevante para o público-alvo e geridas de modo a estarem com um número significativo de seguidores.

2) Requer planejamento:

Qual região abordar, perfil de pacientes e etc.

3) Requer provisão:

Quanto investir? Este investimento estava previsto?

Requer auxílio externo (na maioria dos casos), seja da secretária, seja de uma agência de marketing para “ler” o resultado e redirecionar ou não o planejamento estratégico.

Quais são os resultados esperados quando se investe em marketing?

O marketing, durante muito tempo foi tratado de forma intuitiva, dependendo muito de uma “tacada de gênio”, porém, atualmente, tudo baseia-se em métricas e resultados, até mesmo porque, na atual conjuntura econômica, ficamos mais criteriosos com investimentos de quaisquer naturezas.

Por isso, a importância de medirmos o resultado, por menor que seja, de tudo em consultório. Cada centavo investido precisa ter ao menos uma estimativa de quantos pacientes terá como retorno e o resultado analisado e se for o caso, a estratégia revista.

 É um ciclo que precisa fazer parte da rotina do consultório para expandir sua carteira de paciente ou no mínimo, garantir sua sustentabilidade: planejar, executar, medir, corrigir quando necessário.

Trata-se de uma mudança cultural, ver o consultório como uma empresa e as pessoas que fazem parte dessa organização, precisam ser vistas como clientes internos, onde cada um tem seu papel muito bem definido, um bom manual de integração contendo organograma, fluxograma ajuda. Pessoas preparadas para no mínimo manusearem uma planilha de excel e um software adequado ao fluxo de trabalho já são um ótimo começo para gerenciar, medir e alcançar o sucesso do consultório.

 Quanto maior o conhecimento em Administração, Estratégia e Marketing melhor, mas como todos sabemos que a rotina médica é frenética, é bom cercar-se de ferramentas adequadas e pessoas preparadas (a secretária não pode mais ficar limitada a administrar agenda, atender telefone e preencher formulários de convênios, precisa qualificar-se para essa nova realidade, ou seja, precisa de atualização) para poder auxiliá-lo a gerir o seu consultório (sua empresa), sua marca e proporcionar um serviço médico de excelência para seus pacientes.

Fonte: Márcio Luiz Lima de Souza – Especialista em Marketing Médico

Ainda não é nosso parceiro? Faça seu cadastro aqui! 🙂

Site: www.proxymed.com.br

Instagram: @marcioproxymed

Linkedin: linkedin.com/in/marcioproxymed