Como potencializar a sua comunicação?

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Doutor Já

Redação
Como potencializar a sua comunicação?

A comunicação é fundamental nas nossas vidas e estamos nos comunicando a todo instante e de diversas formas. A palavra comunicação é derivada do latim “communicare” e significa partilhar, participar algo ou tornar comum.

Desde os primórdios da nossa história utilizamos algum tipo de comunicação. É o recurso que utilizamos para interagirmos e nos socializarmos. Engana-se quem acha que apenas quando estou falando é que estou realmente me comunicando.

Um estudo realizado na década de 60 pelo psicólogo irariano e professor da Universidade da Califórnia Albert Mehrabian concluiu que apenas 7% da nossa comunicação é verbal, isto é, através da utilização de palavras sejam elas ditas ou escritas. 93% na nossa comunicação está sendo realizada não verbalmente, através dos nossos gestos, das nossas expressões faciais, do timbre e do volume da nossa fala.

Veja no gráfico abaixo o que foi apresentado por Mehrabian.


O grande estrategista e pai da Administraçaõ Moderna Peter Drucker disse certa vez: “
O mais importante na comunicação é ouvir o que não foi dito.”

Outro grande especialista na comunicação não – verbal, o antropólogo americano Ray Birdwhistel concluiu em seus estudos que aproximadamente 65% do que comunicamos é não-verbal. E apenas 35% dela correspondem a utilização das palavras.

Se pesquisarmos na internet encontraremos inúmeras publicações questionando esses dados. O mais importante é atentarmos para isso nas nossas conversas e interações. Pois a comunicação não-verbal nos dá diversas pistas sobre o que o outro nos diz. O treinamento dessa habilidade pode trazer ganhos extraordinários na sua forma de comunicar.

Como você tem se comunicado?

Ao conversar com outras pessoas você tem se atentado para esses detalhes?

Portanto para te ajudar a melhorar suas habilidades de comunicação, seguem 4 dicas para começar a usar a partir de agora.

1) Esteja presente

Ao interagir com alguém, esteja realmente presente e ouça com atenção. É comum nesse mundo frenético em que vivemos atualmente, estarmos conversando com uma pessoa, mas pensando em outras coisas. Portanto esteja focado na conversa e ouvindo o que ela está comunicando.

2) Utilize uma linguagem alinhada com o perfil da pessoa com quem está se comunicando

Se estiver conversando com uma pessoa mais simples, utilize palavras também simples. Adapte o seu vocabulário ao dela e evite utilizar termos muito técnicos. Eles são comuns para você mas podem não ser para ela.

3) Seja empático

Tente sentir o que a outra pessoa está sentindo. Isso te ajudará a interagir melhor e entender com mais clareza o que ela está tentando comunicar.

4) Deixe seu corpo participar mais da conversa

Agora que sabe da importância da comunicação não-verbal, utilize ela a seu favor. Traga para a sua consciência e utilize os seus gestos e expressões faciais como instrumentos para potencializar sua comunicação.

Fonte: Euber Lisboa – Mentor de Carreira e Negócios