Como saber se você tem clamídia?

Doutor Já Avatar

Doutor Já

Redação
Como saber se você tem clamídia?

O que é clamídia?

Clamídia ou Chlamydia trachomatis é uma das infecções sexualmente transmissível (IST). A clamídia pode levar a sérias condições se não for tratada.

Pode ser difícil descobrir a infecção, tendo em vista que nem sempre ela apresenta sintomas notáveis. Contudo, é fácil para o seu médico coletar amostras para fazer um exame de clamídia.

Você pode ter uma infecção por clamídia na vagina, pênis, ânus, garganta ou olhos. Aprenda mais sobre os detalhes do exame e como você pode fazer.

Não tem Plano de Saúde? Conheça agora o Cartão Doutor Já!

Como o exame de clamídia é feito?

Para determinar se a bactéria Chlamydia trachomatis está presente, um profissional da área médica coletará amostras de células e então as encaminhará para um laboratório para que sejam examinadas.

Aqui está o que você deve esperar se fizer um exame de clamídia.

Para as mulheres

Para coletar uma amostra para o exame, pedirão que você retire as roupas da cintura para baixo e use um avental de papel ou cubra com uma manta de papel. Além disso, pedirão que você deite numa mesa de examinação e coloque os seus pés em descansos.

Um profissional médico (médico, enfermeiro ou um médico assistente) usará um cotonete ou um pincel muito pequeno para gentilmente esfregar na sua vagina, no colo do útero (a abertura do seu útero), no seu ânus e/ou dentro de sua boca e garganta.

Se mais de uma amostra for retirada, um novo cotonete será usado para cada amostra. Os cotonetes então serão enviados para um laboratório para determinar se a bactéria Chlamydia trachomatis está presente.

Para os homens

Pedirão que você remova as calças e roupa íntima e se cubra com uma manta de papel. Talvez peçam que você sente numa mesa de exame.

Um profissional médico (médico, enfermeiro ou um médico assistente) esfregará a cabeça do seu pênis com álcool ou outro agente estéril. Depois disso, ele irá inserir um cotonete na sua uretra na ponta do seu pênis.

O profissional médico também pode usar um cotonete ou um pincel muito pequeno para esfregar suavemente o ânus e/ou dentro da boca e da garganta.

Se mais de uma amostra for retirada, um novo cotonete será usado para cada amostra. Os cotonetes então serão enviados para um laboratório para determinar se a bactéria Chlamydia trachomatis está presente.

Amostra de urina

O profissional médico dará para você um copo de espécime para que você urine dentro. Você também pode receber um pacote que contém um lenço de limpeza ou pode haver lenços de limpeza embalados individualmente no banheiro.

Para coletar uma amostra de urina limpa, você precisará limpar a sua área genital com um lenço de limpeza. Após isso, comece a urinar e, então, coloque o copo de amostra no seu fluxo de urina. Colete a amostra e acabe de urinar.

Entregue a amostra como instruído pelo consultório do seu médico. Frequentemente, dentro do banheiro do consultório, tem uma prateleira com uma pequena porta para você deixar a sua amostra de urina. A equipe médica abrirá a pequena porta após você sair do banheiro e levará a sua amostra para o laboratório para teste.

Exame em casa

Há alguns kits de coleta de amostras para exames de clamídia. Esses exames são enviados para um laboratório a fim de que sejam analisados e os resultados serão enviados para você. Algumas pesquisas descobriram que os exames em casa podem ser tão eficazes no diagnóstico quanto as amostras coletadas no consultório do seu médico.

Se você receber um resultado positivo do seu kit de exame em casa, você precisará ir imediatamente ao seu médico para receber o tratamento. Até você ter completado o tratamento, você poderá transmitir clamídia para os seus parceiros sexuais.

Se você for diagnosticado com clamídia, um tratamento imediato ajudará a evitar qualquer complicação de longo prazo. O principal é fazer o exame para saber se a bactéria está presente antes dela se espalhar.

Como eu receberei os meus resultados?

Pode levar alguns dias para obter os resultados de um teste de cotonete, semelhante a um teste de Papanicolaou em mulheres. Se você é mulher, você também pode conseguir um kit caseiro para fazer o teste vaginal sozinha.

O seu médico ligará para informar os resultados do exame. Certifique-se de dar ao seu médico o seu número de telefone preferido, no qual você possa ter privacidade, como um número de telefone celular. Se você não quiser que ele deixe uma mensagem de voz, fale isso antes de sair do consultório na sua consulta.

Um exame de urina é muito mais rapidamente analisado. O seu médico deve conseguir falar os resultados no mesmo dia da consulta. O lado ruim do exame de urina é a sua precisão: ele pode ser menos preciso do que o exame do cotonete tradicional.

Quem executa o exame de clamídia?

Você pode fazer um exame de clamídia com:

  • Seu médico primário
  • Um ginecologista
  • Uma unidade de cuidados urgentes
  • Uma clínica de planejamento familiar
  • Clínicas de saúde estudantil
  • Seu departamento de saúde local
  • Um kit e serviço de exame em casa

Há clínicas que podem realizar o exame com baixos custos. Em alguns casos, você pode conseguir um exame de graça. Todos os resultados são confidenciais.

Quais são os sintomas da clamídia?

Num primeiro momento, você pode não ter nenhum sintoma de clamídia. Por isso, essa IST é tão facilmente espalhada para outras pessoas sem saber.

Após uma a duas semanas da exposição, você pode começar a ver sinais de infecção. Os sintomas podem incluir:

  • Dor pélvica
  • Relações sexuais dolorosas (em mulheres)
  • Dor testicular (em homens)
  • Dor abdominal baixa
  • Dor ao urinar
  • Micção frequente (especialmente em homens)
  • Corrimento vaginal / peniano de cor amarela
  • Sangramento entre menstruações e/ou após o sexo (em mulheres)
  • Dor retal ou corrimento

Qual o tratamento para clamídia?

Como é uma infecção bacteriana, a clamídia é tratada com antibióticos orais. Dependendo da gravidade da infecção, você precisará tomar uma prescrição por 5 a 10 dias. Certifique-se de tomar toda a prescrição. Só porque os seus sintomas melhoraram, não significa que a infecção foi totalmente embora.

Você também precisará evitar qualquer atividade sexual durante o curso do seu tratamento. De maneira geral, demora uma a duas semanas para a clamídia ir embora. Até isso acontecer, você pode colocar os seus parceiros e você mesmo em risco de contrair clamídia novamente.

Qual a frequência de exames para saber se estou com clamídia?

Devido à prevalência da clamídia, é importante fazer exames anuais se você:

  • Tem menos de 25 anos e também é sexualmente ativo, especialmente se você é mulher
  • Faz sexo com múltiplos parceiros
  • Tem um histórico de ISTs ou está tratando outro tipo de IST
  • Não usa preservativos regularmente
  • É do sexo masculino e você tem relações sexuais com outros homens
  • Tem um parceiro que disse que recentemente recebeu um diagnóstico positivo de clamídia

A clamídia pode causar complicações em mulheres grávidas, como também pode levar a problemas no nascimento, como pneumonia e infecções oculares.

Depois de ter tido clamídia, você deve voltar a fazer um exame após três meses. Isso ajuda a garantir que você não tenha espalhado a infecção para um de seus parceiros e não tenha sido infectado novamente.

Os meus parceiros devem fazer o exame de clamídia?

Se você foi diagnosticado com clamídia, os seus parceiros também devem ser examinados. Tendo em vista que essa infecção bacteriana é altamente contagiosa, ela espalha-se facilmente através do sexo.

Você e seus parceiros podem precisar fazer exames regularmente até a infecção ter desaparecido completamente. Durante esse período, é uma boa ideia seguir práticas sexuais seguras, como usar preservativos durante a relação sexual.

Fonte: Health Line

Não tem Plano de Saúde? Conheça agora o Cartão Doutor Já!