Conheça os 9 melhores alimentos para diabéticos

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Redação
Conheça os 9 melhores alimentos para diabéticos

Entendendo o diabetes

Se você tem diabetes, ou seu corpo não produz uma quantidade suficiente de insulina, ou não consegue usá-la corretamente. Então, a glicose acumula no seu sangue. Altos de níveis de glicose no sangue podem causar vários de sintomas, que vão do cansaço a doenças cardíacas. Por isso, você deve conhecer os melhores alimentos para diabéticos.

Uma maneira de controlar o açúcar sanguíneo é ter uma dieta saudável. Você deve consumir produtos que não causem picos e quedas no nível de açúcar no sangue.

 

Índice Glicêmico (IG)

O Índice Glicêmico (IG) mede os níveis do açúcar de alimentos no sangue. Se você quer controlar os níveis de açúcar, escolha alimentos com valores médios e pequenos de IG.

Você também pode combinar comidas com baixos e altos valores de IG para fazer uma refeição balanceada.

 

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Melhores alimentos para diabéticos

Abaixo estão alguns dos melhores alimentos para diabéticos. Essas são algumas das melhores comidas para manter seus níveis de açúcar sanguíneo saudáveis.

 

1- Pão integral ou pão de centeio integral

Muitos tipos de pães têm muito carboidrato, que aumenta muito rápido os seus níveis de açúcar no sangue. Por isso, muitos deles devem ser evitados.

Entretanto, o pão de centeio integral e o 100% de pão de trigo integral moído têm baixos valores de IG: 55 ou menos na escala IG.

O pão de centeio integral e pães de trigo integral moído têm Índices Glicêmicos mais baixos do que o pão de trigo integral comum. Isso porque os ingredientes passam por menos processamento.

O processamento tira as fibras de grãos e cereais. As fibras deixam a digestão mais devagar e ajudam a estabilizar os níveis de açúcar sanguíneo.

 

2- A maior parte das frutas

Com a exceção dos abacaxis e melões, a maior parte das frutas tem baixos valores de IG (55 ou menos).

Isso ocorre porque a maior parte das frutas tem muita água e fibras para equilibrar seu açúcar natural (frutose).

Entretanto, conforme as frutas ficam maduras, os seus valores de IG aumentam.  Sucos de frutas também têm valores de IG muito altos porque o sumo remove as peles e sementes fibrosas.

Um estudo mostrou que pessoas que consumiam frutas inteiras, especialmente mirtilos, uvas e maças, tinham riscos menores de ter diabetes tipo 2. Os pesquisadores também relataram que beber o suco da fruta aumentava o risco de desenvolver a condição.

 

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3- Batata doce e inhame

As batatas normais têm um IG alto, mas as doces e inhames têm valores baixos. Além disso, são muito nutritivos. Por isso, são consideradas alguns dos melhores alimentos para diabéticos.

Algumas pesquisas indicam que a parte de dentro da batata doce contém mais fibra que a casca. Ou seja: O vegetal inteiro pode ser benéfico para quem tem diabetes.

Informando as descobertas de um estudo com animais, os pesquisadores também notaram que o consumo de batata doce pode diminuir alguns indicadores de diabetes.

Enquanto ainda não há evidências conclusivas mostrando que batatas doces podem ajudar a estabilizar ou diminuir o nível de açúcar no sangue dos humanos, elas são, sem sombra de dúvida, um alimento nutritivo com baixo valor de IG.

As pessoas podem substituir as batatas doces e os inhames por batatas em uma variedade de pratos, de batatas fritas a refogados.

 

4- Aveia e cereais

A aveia tem um valor de 55 ou menos no IG. Por isso ela ajuda a estabilizar os níveis de açúcar no seu sangue.

A aveia também contém Betaglucanos, que podem:

  • Reduzir as respostas de glicose e insulina após as refeições
  • Melhorar a sensibilidade à insulina
  • Ajudar a manter o controle glicêmico
  • Reduzir lipídios do sangue (gorduras)

Vários estudos mostram que a aveia tem um efeito benéfico no controle da glicose em diabéticos do tipo 2. No diabetes tipo 1, mais estudos precisam ser feitos.

Os médicos ainda recomendam que pessoas com diabetes limitem o seu consumo de cereais de aveia, pois 1 xícara contém aproximadamente 28 gramas de carboidratos.

 

5- A maior parte das nozes

As nozes são muito ricas em fibras dietéticas e tem um IG de 55 ou menos.

As nozes também possuem vários nutrientes, incluindo:

  • Vitaminas antioxidantes
  • Fitoquímicos, como flavonóides
  • Minerais, incluindo magnésio e potássio

Um estudo concluiu que comer nozes pode ser benéfico para pessoas com diabetes.

Assim como outros alimentos nesse artigo, é melhor comer nozes inteiras e não processadas. Nozes com revestimentos ou aromatizantes têm maiores valores de IG do que nozes puras.

 

6- Legumes

Legumes, como feijão, ervilhas, grão de bico e lentilhas, têm valores de IG muito baixos.

Eles também são uma boa fonte de nutrientes, que incluem:

  • Fibra
  • Carboidratos complexos
  • Proteína

Um estudo descobriu que ter legumes na dieta melhora o controle do açúcar e diminui o risco de doença cardíaca coronária em pessoas com diabetes tipo 2.

Evite produtos que contenham açúcares adicionados e amidos simples, como aqueles presentes em xaropes, molhos e marinadas. Essas adições podem aumentar muito o valor de IG.

 

7- Alho

O alho é um ingrediente popular em remédios tradicionais para diabetes e várias outras condições.

Os compostos presentes no alho podem ajudar a reduzir o açúcar sanguíneo ao melhorar a sensibilidade à insulina e secreção.

Você pode comer alho cru, adicioná-lo a saladas, ou usá-lo em alimentos cozidos.

 

8- Peixes de água fria

Peixe e outras carnes não têm valores de IG porque não contêm carboidratos.

Entretanto, peixes de água fria podem ajudar mais a controlar ou evitar diabetes do que outros tipos de carne.

Após estudos, os pesquisadores não têm certeza se a redução no risco de diabetes tipo 2 foi um resultado direto de comer peixes. Também podem ser fatores de estilo de vida saudáveis, como exercícios, podem ter influenciado as descobertas.

 

9- Iogurte

Comer iogurte puro diariamente pode reduzir o risco de diabetes tipo 2.

Autores concluíram que o iogurte pode ser o único laticínio que diminui o risco de desenvolver a doença. Eles também notaram que outros produtos lácteos não parecem aumentar o seu risco.  

Os pesquisadores ainda não têm certeza do motivo dos iogurtes reduzirem o risco de diabetes tipo 2.

Entretanto, o iogurte puro é geralmente um alimento com baixo valor de IG. A maioria dos iogurtes não adoçados tem um índice de IG igual ou inferior a 50.

É melhor evitar iogurtes adoçados ou com sabor, pois frequentemente contêm muito açúcar para quem quer reduzir o açúcar no sangue. O iogurte de estilo grego pode ser uma alternativa saudável.

 

Outras maneiras de diminuir os níveis de açúcar no sangue

Os melhores alimentos para diabéticos são importantes. Junto disso, você deve ter uma dieta saudável e bem balanceada. Algumas alternativas são:

  • Beba bastante líquidos
  • Faça exercícios regularmente
  • Coma pequenas porções com frequência
  • Não pule refeições
  • Cuide ou reduza o estresse
  • Mantenha um peso corporal saudável ou perca peso, se necessário

 

Conclusão

Além de você saber os melhores alimentos para diabéticos, talvez você tenha que tomar remédios e medir seu açúcar sanguíneo regularmente. Essas medidas servem para reduzir o risco de potenciais sintomas e complicações perigosas.

Fale com um médico sobre como ter uma dieta saudável no seu plano de tratamento do diabetes.

 

Fonte: Medical News Today