Conheça os riscos da obesidade infantil e o excesso de peso em crianças

Doutor Já Avatar

Doutor Já

Redação
Conheça os riscos da obesidade infantil e o excesso de peso em crianças

Riscos da obesidade infantil

Os corpos das crianças têm diversos tamanhos e formas diferentes. Mas se o seu filho parecer estar muito acima do peso em comparação a outras crianças da idade dele, é uma boa ideia marcar uma consulta com o seu médico, uma vez que pode indicar obesidade infantil.

As crianças estão crescendo, então, geralmente, não é necessário que elas percam peso. Ao invés disso, normalmente, é melhor que a criança mantenha o seu peso atual enquanto continua a crescer em altura. Isso vai depender do quanto acima do peso o seu filho está e a idade dele, assim como outros fatores.

Evite colocar o seu filho para fazer uma dieta, já que isso provavelmente não funcionará a longo prazo. A melhor opção é mudar o estilo de vida dele e criar hábitos saudáveis para o futuro.

O seu médico pode ajudá-lo a descobrir o que está fazendo o seu filho ficar com excesso de peso e como administrar isso. Uma dieta saudável e balanceada, com muitas atividades físicas resultarão em uma vida saudável.

Não tem Plano de Saúde? Conheça agora o Cartão Doutor Já!

Uma dieta saudável e balanceada

O ponto principal da luta contra a obesidade infantil é buscar que a criança se alimente com a quantidade correta de proteína, grãos, frutas e vegetais todos os dias. Além de reduzir os alimentos que contêm uma quantidade extra de sal, açúcar e gordura. Como:

  • Biscoitos
  • Bolos
  • Pirulitos
  • Batatas
  • Fast food e refrigerantes.

Preste atenção também nos sucos e batidas de frutas, já que esses têm uma grande concentração de açúcar. A melhor bebida para as crianças é água.

Certifique-se de sempre ter uma opção de alimentos saudáveis disponível e tente não controlar o que o seu filho come, encoraje-o a comer apenas quando estiver com fome e a parar de comer quando estiver saciado.

Não use os alimentos como um mimo ou uma maneira de animá-los.Se você não tem certeza do que o seu filho deveria estar comendo, converse com um nutricionista.

Atividades físicas

As atividades físicas também são uma parte importante no processo de alcançar um peso saudável e luta contra a obesidade infantil. A quantidade de atividades físicas que é recomendada para as crianças depende da idade. Crianças que estão com excesso de peso podem precisar fazer mais atividades para conseguir a sua perda.

Comece lentamente se o seu filho não estiver acostumado a fazer exercícios e torne-os divertidos para que ele fique mais propenso a continuar a praticá-los.

Você pode pensar em maneiras criativas de inserir as atividades físicas na rotina da criança, como ajudar a levar o cachorro para passear na rua ou subir de escada nos shoppings ao invés de elevador.

Tenha como objetivo diminuir a quantidade de tempo que a criança gasta em hobbies inativos, como assistir televisão ou jogando videogames.

Para combater a obesidade infantil, também é importante que a criança durma o suficiente.

Mude como família

Fazer mudanças no estilo de vida da sua família pode ter um impacto importante na luta contra a obesidade infantil.

Refeições regulares, comer juntos e sem distrações são dicas para iniciar uma dieta mais saudável. Ao invés de comer alimentos já preparados, cozinhar pode ajudar a diminuir as quantidades de açúcar e gordura nas suas refeições.

Se a sua família come lanches que possuem um alto teor de açúcar ou gordura, como chocolates, biscoitos, doces e refrigerantes, tente substituí-los por alternativas mais saudáveis. Pessoas na família que possuem problemas com o peso, devem fazer algumas mudanças.

Desenvolver uma imagem positiva do corpo e autoestima é importante durante o processo de emagrecimento. Os hábitos da infância serão reflexos na vida adulta da criança.

Obesidade infantil e a escola

A escola que a criança frequenta deve incentivá-las a buscar uma vida mais saudável.

Todas as escolas devem fornecer oportunidades para atividades físicas e alimentos saudáveis. Se seu filho está com excesso de peso, você pode conversar com os professores sobre seus planos para ajudar seu filho a ter um peso saudável e como a escola pode apoiar isso.

Como buscar ajuda?

Se você se sente inseguro sobre como o seu filho pode combater a obesidade infantil, procure ajuda. O seu médico pode avaliar o peso do seu filho e fornecer mais conselhos sobre mudanças no estilo de vida ou encaminhá-lo para outros profissionais de saúde, como:

  • Pediatra
  • Nutricionista
  • Psicólog

Fonte: Health Direct

Não tem Plano de Saúde? Conheça agorao Cartão Doutor Já!