Conheça os tipos de câncer de mama mais comuns

Doutor Já Avatar

Doutor Já

Redação
Conheça os tipos de câncer de mama mais comuns

Quais são os tipos de câncer de mama mais comuns?

Há muitos tipos de câncer de mama. Os tipos mais comuns são os carcinoma ductal in situ, carcinoma ductal in situ e carcinoma lobular invasivo. Esses são os tipos que iremos tratar nesse artigo.

 

O que é Carcinoma?

O tipo de câncer de mama é determinado pelas células específicas da mama que são afetadas. A maior parte dos cânceres de mama é carcinoma. Carcinomas são tumores que começam em células dos órgãos e tecidos em todas as partes do corpo. Algumas vezes, um termo ainda mais específico é usado.

 

Não tem Plano de Saúde? Conheça agora o Cartão Doutor Já!

Câncer de mama: adenocarcinomas

A maior parte dos cânceres de mama é um tipo de carcinoma chamado adenocarcinoma. Ele começa nas células que fazem as glândulas (tecido glandular). Adenocarcinomas mamários começam nos ductos (ductos de leite) ou nos lóbulos (glândulas que produzem leite).

 

Outros

Há outros tipos, ainda que menos comuns, de câncer de mama, tais como sarcomas, filódios, doença de Paget e angiossarcomas que começam nas células musculares, de gordura ou do tecido conjuntivo.

Às vezes, um tumor mamário pode ser uma combinação de diferentes tipos. Em alguns tipos de câncer raros, as células cancerosas podem não formar um nódulo ou um tumor.

 

Qual a idade certa para fazer exame de mama?

– As mulheres com idades entre 40 e 44 anos já devem começar a fazer os exames de mamografias (radiografias da mama).
– As mulheres de 45 a 54 anos devem fazer mamografias todos os anos.
– Mulheres com 55 anos ou mais devem fazer o exame de mama a cada dois anos, ou continuar indo anualmente.
É importante que você continue fazendo o exame de mama mesmo quando estiver saudável. Isso pode aumentar sua expectativa de vida em 10 anos ou mais.
Você deve conhecer todos os benefícios, limitações e danos potenciais associados ao exame do câncer de mama.
Procure sempre lembrar de como são seus seios normalmente. Busque um médico se perceber qualquer alteração na mama. Podemos oferecer esse serviço para você.

botão cartão Doutor Já

Uma Alternativa aos Planos de Saúde

Exceções

Algumas mulheres – por causa do histórico familiar, tem tendência genética ou certos outros fatores – devem ser examinadas com exames de ressonância magnética e mamografias. Fale com um profissional de saúde sobre o risco de câncer de mama e o melhor plano de rastreamento para você.

 

Entendendo os termos

Quando uma biópsia é feita para descobrir o tipo específico do câncer de mama, o patologista também vai checar se o câncer se espalhou para os tecidos vizinhos.  Os seguintes termos são usados para descrever a extensão do câncer:

  • In situ: os cânceres de mama não se espalharam.
  • Invasivo ou infiltrante:  os cânceres se espalharam (invadiram) para os tecidos mamários em volta.

 

Tipos comuns de câncer de mama

Os tipos mais comuns de câncer de mama são os carcinomas, e são nomeados com base em onde são formados e até onde se espalharam.

 

Cânceres in situ

Carcinoma ductal in situ (CDIS, também conhecido como carcinoma intraductal) é um câncer de mama não invasivo ou pré-invasivo.

Carcinoma lobular in situ (CLIS) também pode ser chamado de neoplasia lobular. Embora o nome possa confundir, essa mudança na mama não é câncer. No CLIS, as células que se parecem com células cancerosas estão crescendo nos lóbulos das glândulas produtoras de leite da mama, mas elas não crescem através da parede dos lóbulos.

 

Câncer de mama invasivo (infiltrante)

Os cânceres de mama que tenham se espalhado nos tecidos mamários em volta são conhecidos como cânceres invasivos. Há muitos tipos diferentes de câncer de mama invasivo, mas os mais comuns são chamados de carcinoma ductal invasivo e carcinoma lobular invasivo.

 

Tipos de câncer de mama mais raros

Câncer de mama inflamatório

O câncer de mama inflamatório é um dos tipos de câncer de mama raros que são invasivos. É responsável por cerca de 1% a 5% de todos os cânceres de mama.

 

Doença de Paget do mamilo

A Doença de Paget do mamilo começa nos ductos mamários e espalha-se para a pele do mamilo e então para a aréola (o círculo escuro ao redor do mamilo). É raro, cerca de 1 a 3% de todos os casos de câncer de mama.

 

Tumor filodes

Tumores filodes são tumores de mama raros. Eles se desenvolvem no tecido conjuntivo (estroma) da mama. Diferentemente dos carcinomas, que se desenvolvem nos ductos ou lóbulos. Geralmente são benignos, mas há outros que são malignos (câncer).

 

Angiossarcoma

Sarcomas na mama são raros, menos de 1% de todos os casos de câncer de mama. Angiossarcoma começa nas células dos vasos sanguíneos ou vasos linfáticos. Pode envolver o tecido mamário ou a pele do peito. Alguns podem estar relacionados à radioterapia nessa área.

 

Fonte: Cancer.org