Desafio Verão: Resfriado ou crise alérgica?

Doutor Já Avatar

Doutor Já

Redação
Desafio Verão: Resfriado ou crise alérgica?

O que é um resfriado de verão?

Um resfriado de verão é simplesmente um resfriado comum que você pega durante o verão. Algumas pessoas podem pensar que só é possível pegar um resfriado no inverno. Também dá para confundir um resfriado com outros problemas, como as alergias. Mas pode ficar chocado! Não precisa estar frio para pegar um resfriado.

Pegar um resfriado no verão e inverno é exatamente a mesma coisa. Mesmo se estiver quente do lado de fora, o rinovírus que causa os resfriados comuns pode se espalhar e infectar as pessoas com a mesma facilidade.

 

Buscar Médicos – Consultas e Exames com Preços Acessíveis

 

Como saber se não é uma alergia?

Pode ser difícil dizer se você tem um resfriado ou está com alergia. Entretanto, se você sabe as principais diferenças entre os dois, diferencia-los pode ficar um pouco mais fácil.

Sintomas

Resfriados e alergias compartilham traços de espirros, coriza nasal, congestionamento, coceira ou dor de garganta. Mas um resfriado também inclui outros sintomas como tosse, transpiração e febre.

Duração

Os seus sintomas desapareceram após uma a duas semanas? Se sim, você provavelmente teve um resfriado.  Se os sintomas persistirem por mais de duas semanas, então, provavelmente isso é uma alergia.  

Intensidade dos sintomas

Se os sintomas mudam de intensidade – começam suaves, pioram e voltam a ser suaves, ou desaparecem completamente – você está resfriado. As alergias tendem a ser consistentes e persistentes.

Qual é o início dos sintomas?

Com resfriados, você geralmente sentirá o início de cada sintoma individual em tempos diferentes.  Nas alergias, todos os sintomas vem imediatamente.

Sintomas mudam quando viaja

Se você viaja de um tipo de região para outra e os sintomas melhoram (ou pioram), é mais provável que seja alergia.

Muco

Visto que resfriados são infecções, o muco após você assoar o nariz será grosso e esverdeado ou amarelado.  Com alergias, o muco será translúcido e geralmente mais fino em consistência.

Quais são os melhores remédios?

Para tratar um resfriado no verão:

  • Descanse. Certifique-se de descansar e dormir bastante. Evite atividade excessiva e estresse que podem atrapalhar o sistema imunológico.
  • Fique hidratado. Beba muitos fluidos, especialmente água. Evite bebidas que podem desidratar, como álcool, café ou bebidas energéticas. Bebidas quentes como chá podem ser atenuantes e podem ajudar com os sintomas. Certifique-se que sua ingestão de vitaminas e minerais seja forte, especialmente de nutrientes que aumentam a imunidade como ferro, vitamina C e zinco.
  • Remédios de ervas. Ervas não podem matar ou lutar contra um resfriado. Ainda, estudos mostram que algumas podem ajudar o sistema imunológico a lutar melhor contra resfriados. Ervas populares para combater o rinovírus são equinácea, raiz de alcaçuz, sabugueiro e alho.
  • Umidificadores e vapores. Umidificadores não podem diretamente se livrar de um resfriado. Mas eles podem ajudar a aliviar sintomas, especialmente coriza nasal, congestionamento, dor de garganta e tosse.

 

Buscar Médicos – Consultas e Exames com Preços Acessíveis

 

Quanto tempo o resfriado vai durar?

Um resfriado no verão durará tanto tempo quanto qualquer resfriado no inverno. Em média, dura cerca de 10 dias no total, com os sintomas melhorando drasticamente ao redor do dia 7. Crianças tendem a superar resfriados muito mais rápido que os adultos, geralmente em menos de uma semana. Alguns adultos, por outro lado, podem lidar com os resfriados por cerca de duas semanas. Isso depende da idade, saúde, genética e outros fatores.

Quanto mais você toma conta de si mesmo e usa remédios para lidar com resfriado, mais rápido o seu resfriado será suscetível de se dissipar.  Vá ao seu médico se o resfriado durar mais de duas semanas.

Como prevenir resfriados de verão?

Não há um jeito de se prevenir completamente de pegar um resfriado, seja no verão ou no inverno.  Mas há modos de reduzir suas chances de obter um.

  • Cuide do seu sistema imunológico. Há muitas maneiras de fazer isso: comer alimentos nutritivos, evitar muito estresse e até mesmo tomar suplementos que contêm remédios naturais que impulsionam o sistema imunológico.
  • Durma bastante. Dormir adequadamente é essencial para reajustar o sistema imunológico a cada dia a fim de que ele funcione corretamente.
  • Lave suas mãos. Certifique-se de lavar as suas mãos, especialmente em banheiros de espaços públicos e áreas onde patógenos podem prevalecer.

Evite aqueles que estão com um resfriado. Se você sabe que alguém está com um resfriado, evite interagir com ele. Se você chega perto ou o toca, certifique-se de se lavar rapidamente em seguida.

Fonte: Health Line

Se precisar de consultas com clínico geral, conte com a gente!