Dicas Para Lidar Com Regressão No Treinamento do Penico

Doutor Já Avatar

Doutor Já

Redação
Dicas Para Lidar Com Regressão No Treinamento do Penico

O que os pais podem fazer para ajudar?

Mesmo que o seu filho aparente dominar o uso do penico, uma nova situação pode abalá-lo.  A energia e atenção dele estão focados em uma coisa nova, não em ficar seco e procurar um banheiro.

Não tem Plano de Saúde? Conheça agora o Cartão Doutor Já!

 

Ele também pode apenas ter perdido o interesse quando conseguiu dominar o penico, especialmente se tinha muita fanfarra e atenção nas “sessões de treinamento” para usar o penico.

A regressão, às vezes, também pode acontecer com crianças mais velhas. Mudar de escola, ou bullying, pode desencadear um revés. Crianças que estejam mentalmente e emocionalmente sobrecarregadas podem estar ignorando o sinal de seu corpo para ir ao banheiro.

Não tem Plano de Saúde? Conheça agora o Cartão Doutor Já!

 

Aqui estão 8 dicas que ajudam a ligar com a regressão no treinamento do penico.

 

1. Fique calmo

Embora você esteja frustrado, lembre-se de que um período de regressão pode ser normal. Isso pode estar acontecendo por uma série de razões, mas pode ser consertado.


2. Não puna/castigue

Especialistas dizem que punir o seu filho por fazer xixi na cama ou por qualquer acidente provavelmente dará errado.  Fazer xixi na cama, particularmente, não está sob o controle do seu filho. E punir por acidentes faz com que seja mais provável que ele tente evitar um castigo ao esconder ou tentar não fazer xixi ou cocô, levando a uma constipação e ainda a mais acidentes.


3. Ofereça reforço positivo

Limpe os acidentes sem escândalo e siga em frente. Dê ao seu filho a atenção que ele deseja para outros bons hábitos que está demonstrando: à mesa, na creche, ao lavar as mãos etc.

 

É bom para qualquer um ouvir que está fazendo a coisa certa. Dê muitos abraços, carinho e beijos. Uma cartela de figurinhas ou um mimo especial depois de uma parada no banheiro bem-sucedida também funciona para algumas crianças.


4. Visite o seu médico

Dê os detalhes da regressão ao seu pediatra. Você deve querer eliminar a possibilidade de uma infecção e se certificar de que está no caminho certo.


5.  Descubra o porquê

Acidentes em crianças mais velhas estão frequentemente ligados à falta de controle sobre o ambiente de uma criança. Tente entrar na cabeça dela e descobrir o que está acontecendo. Conhecer a causa pode ajudar a descobrir a solução. Converse sobre isso e traga a questão à tona.


6. Simpatize-se

Você deve reconhecer que sabe que é difícil acompanhar tudo o que acontece na vida de seu filho. Você pode usar uma história de sua infância sobre uma época em que regrediu e dizer-lhe que isso pode ser normal.


7. Reforce o treinamento

Lembre-se, o que você fez inicialmente funcionou. Você pode reforçar isso com alguns horários fixos para sentar no penico. Talvez, seja antes da soneca, após o banho ou refeição.  Torne parte da rotina. Tente não dar muita importância ao uso do penico- e definitivamente não force a barra- apenas incorpore ao dia do seu filho.


8. Torne as expectativas claras

Diga ao seu filho que você espera que ele volte do banheiro com a roupa íntima limpa. Deixe-o saber que você sabe que ele é capaz de fazer isso!

 

Por que a regressão no tratamento do penico acontece?

Acidentes podem acontecer quando a criança estiver estressada.  Esse estresse pode ser pequeno e temporário, como, por exemplo, quando o seu filho estiver exausto ou distraído por estar brincando.

Qualquer coisa nova ou diferente também pode causar estresse extremo para as crianças. Essas situações podem ser estressantes e levar a um regresso:

– Um novo irmão
– Mudar de casa
– Uma nova escola
– Mudanças sociais na família

Fonte: Healthline

 

Não tem Plano de Saúde? Conheça agora o Cartão Doutor Já!