14 possíveis causas de dor no peito e nas costas 

Doutor Já Avatar

Doutor Já

Redação
14 possíveis causas de dor no peito e nas costas 

Quais são os primeiros sinais de dor no peito e nas costas?

Enquanto você pode sentir dor no peito e nas costas por uma série de razões, em alguns casos, você pode sentir as duas ao mesmo tempo.

Há muitas causas para esse tipo de dor e algumas delas são bem comuns.

Contudo, algumas vezes, a dor no peito e a dor nas costas podem ser um sinal de uma condição mais séria, como um ataque cardíaco. Se você acredita que está sofrendo um ataque cardíaco ou uma dor no peito nova e inexplicável, você deve procurar atendimento de emergência.

Descubra mais sobre as causas potenciais da dor no peito e nas costas, como elas podem ser tratada e quando você deve procurar um médico. 

Está com alguma dúvida? Pergunte aos nossos especialistas e veja algumas respostas que já temos!

Quais são as causas ?

As causas potenciais da dor no peito e nas costas juntas podem ser variadas e causadas pelo coração, pulmões ou outras áreas do corpo.

1)Ataque cardíaco 

Um ataque cardíaco acontece quando o fluxo de sangue para o seu tecido cardíaco é bloqueado. Isso pode ocorrer devido a um coágulo sanguíneo ou a um acúmulo de placa nas paredes das artérias.

Já que o tecido não está recebendo sangue, você pode sentir dor no peito. Em alguns casos, essa dor pode espalhar-se para outras partes do seu corpo, como as costas, ombros e pescoço.

Um ataque cardíaco é uma emergência médica. Procure ajuda imediatamente se você acha que está tendo um.

2)Angina

A angina é uma dor que acontece quando o seu tecido cardíaco não está recebendo sangue suficiente. Isso é frequentemente causado por um fluxo sanguíneo reduzido devido ao acúmulo de placas nas paredes das artérias coronárias.

Frequentemente, a angina ocorre porque você está se esforçando. Contudo, também pode acontecer quando você está descansando.

Assim como a dor do ataque cardíaco, a dor da angina pode espalhar-se para as costas, pescoço e mandíbula. A angina pode ser um sinal de alerta de que você tem um maior risco de ataque cardíaco. 

3)Pericardite

O pericárdio é um saco cheio de fluidos que rodeia o seu coração, ajudando a protegê-lo. A pericardite ocorre quando o pericárdio fica inflamado.

A pericardite pode ser causada por uma série de coisas incluindo infecções e condições autoimunes. Também pode ocorrer após um ataque cardíaco ou após uma cirurgia cardíaca.

A dor da pericardite é causada pelo seu tecido cardíaco esfregando o pericárdio inflamado. Pode se espalhar para as costas, ombro esquerdo ou pescoço.

4)Aneurisma da aorta

A aorta é a maior artéria do seu corpo. Um aneurisma da aorta acontece quando quando a parede dessa artéria fica enfraquecida devido a uma lesão ou dano. Uma protuberância pode ocorrer nessa área enfraquecida. 

Se um aneurisma da aorta se romper, ele pode causar um sangramento com risco de vida.

A dor de um aneurisma da aorta pode depender da sua localização. A dor pode ocorrer no peito, costas, ou ombros, assim como em outras áreas, por exemplo, o abdômen. 

5)Embolia pulmonar 

A embolia pulmonar acontece quando uma artéria em algum dos seus pulmões fica bloqueada. Geralmente, é causada quando um coágulo sanguíneo localizado em outra parte do corpo se solta, viaja pela corrente sanguínea e fica alojado em uma artéria do pulmão.

A dor no peito é um sintoma comum da embolia pulmonar, apesar da dor poder se espalhar para os ombros, pescoço e costas também. 

6)Pleurisia 

A pleura é uma membrana de duas camadas. Uma camada envolve os seus pulmões, enquanto a outra reveste a sua cavidade torácica. A pleurisia ocorre quando a pleura fica inflamada.

A pleurisia tem uma variedade de causas, incluindo:

  • Infecções
  • Condições autoimunes
  • Cânceres

A dor da pleurisia ocorre quando as duas membranas inflamadas se esfregam uma na outra. Pode ocorrer no peito, mas também pode se espalhar para as costas e ombros. 

7)Azia 

A azia é uma sensação de queimadura/ardência que ocorre no seu peito, logo atrás do seu esterno. É causada quando os ácidos estomacais volta ao esôfago.

Normalmente, há um esfíncter entre o estômago e o esôfago que impede que isso aconteça, mas, às vezes, este está enfraquecido ou não funciona adequadamente.

A azia que ocorre frequentemente e impacta as suas atividades diárias é chamada de Doença do Refluxo Gastroesofágico (DRGE).

Geralmente, você sente a dor da azia no seu peito, mas você também pode senti-la nas costas. 

8)Úlcera péptica 

A úlcera péptica ocorre quando há uma ruptura no revestimento do seu trato digestivo. Essas úlceras podem ocorrer no estômago, intestino delgado e esôfago.

A maior parte das úlceras pépticas são causadas por uma infecção com uma bactéria chamada Helicobacter pylori. As pessoas que tomam aspirina ou outros anti-inflamatórios não-esteróides (AINEs) também podem ter esse tipo de úlcera.

As pessoas com úlceras gástricas podem ter azia na área do peito e sentir dor abdominal. Em alguns casos, a dor pode se espalhar para as costas.

9)Cálculos biliares 

A sua vesícula biliar é um pequeno órgão que armazena um fluido digestivo chamado bile. Às vezes, esse fluido digestivo endurece e torna-se pedras, o que pode causar dor. 

A dor dos cálculos biliares pode estar localizada no lado direito do seu tronco, mas pode se espalhar para suas costas e ombros também.

10)Pancreatite

O seu pâncreas é um órgão que produz enzimas usadas na digestão, assim como os hormônios que regulam os seus níveis de açúcar sanguíneo. A condição na qual o pâncreas fica inflamado é chamada de pancreatite. 

A pancreatite ocorre quando enzimas digestivas são ativadas no seu pâncreas, causando irritação e inflamação. Isso pode acontecer por uma série de motivos, incluindo infecção, lesão e câncer.

A dor da pancreatite ocorre no abdômen, mas também pode irradiar para o peito e costas. 

11)Lesão muscular ou uso excessivo 

Às vezes, a dor no peito ou nas costas pode ocorrer devido a uma lesão ou uso em excesso dos músculos. A lesão pode ocorrer devido a coisas como acidentes ou quedas.

O uso excessivo pode causar dor muscular. Os movimentos repetitivos que são usados nas atividades diárias, trabalho, ou esportes também podem contribuir para essa condição. Um exemplo de uma atividade repetitiva que pode causar dor muscular no peito e nas costas é remar. 

Geralmente, a dor de uma lesão muscular ou do uso excessivo pode piorar quando você movimenta a área. 

12)Hérnia de disco 

Os discos da sua espinha funcionam como uma almofada entre cada uma das suas vértebras. Cada disco tem uma casca exterior resistente e um interior semelhante a gel. Quando a casca fica enfraquecida, a porção interior pode começar a sair. Essa condição é chamada de hérnia de disco. 

Às vezes, a hérnia de disco pode pressionar ou beliscar os nervos próximos, causando dor. 

Um nervo beliscado no pescoço ou na parte superior das costas pode causar dor nas costas que irradia para o peito e pode simular dores de doenças cardíacas. 

13)Herpes

As herpes são causadas por uma reativação do vírus que causa catapora (varicella-zoster). Ele causa uma erupção cutânea feita de bolhas cheias de líquido e, muitas vezes, afeta apenas um lado do corpo. 

Mais frequentemente, as herpes formam-se em uma faixa de pele chamada dermátomo. Às vezes, pode abranger o seu tronco, por exemplo, das costas até o peito. A dor das herpes pode variar de caso para caso, indo de leve a grave. 

14)Câncer 

Alguns cânceres podem causar dor no peito e nas costas ao mesmo tempo. Dois exemplos são o câncer de pulmão e o câncer de mama. 

Apesar da dor na área do peito ser um sintoma comum desses cânceres, a dor nas costas também pode ocorrer.

Aproximadamente, 25% das pessoas com câncer de pulmão relatam dor nas costas em algum momento. Isso pode ocorrer devido a um tumor pressionando a coluna ou os nervos circundantes. 

Quando o câncer de mama se espalhou para outras partes do corpo (metástase), ele pode levar à dor nas costas. 

Perguntas frequentes

Assim como vimos acima, há muitas causas diferentes de dor nas costas e no peito. Então, como você pode distinguir uma da outra?

Algumas vezes, a localização e o momento da dor podem dar uma pista da causa. 

Por que a dor é no lado esquerdo?

O seu coração está mais localizado no lado esquerdo do seu peito. Sendo assim, a dor no lado esquerdo do peito pode ser causada por:

  • Ataque cardíaco
  • Angina
  • Pericardite
  • Aneurisma da aorta

Por que a dor é no lado direito?

A sua vesícula biliar está localizada no lado direito do seu corpo. A dor nessa área, que pode se espalhar para o ombro direito ou entre as omoplatas, pode ser um sinal de cálculos biliares. 

Por que eu sinto dor após comer?

Às vezes, você pode notar que a dor no seu peito ou costas ocorre logo após comer. Condições como a azia e pancreatite podem causar isso.

Também deve ser notado que a dor da úlcera péptica pode ocorrer quando você está de estômago vazio. Em alguns casos, comer pode ajudar a aliviar a dor.

Por que eu sinto dor quando tusso?

Alguns casos de dor no peito e nas costas podem piorar enquanto você tosse. Isso pode ocorrer com:

  • Pericardite
  • Embolia pulmonar
  • Pleurisia
  • Câncer de pulmão

Por que dói quando engulo?

Em alguns casos, você pode sentir dor quando engole.

Causas de dor no peito e nas costas enquanto você engole incluem pericardite e aneurisma da aorta, se o aneurisma estiver pressionando o esôfago. 

Por que eu sinto dor enquanto estou deitada?

Você notou que a sua dor piora quando você deita? Condições como a pericardite e a azia podem piorar a dor no peito e nas costas quando você está deitado. 

Por que dói quando eu respiro?

Frequentemente, as condições que afetam a área ao redor do coração e dos pulmões podem causar dor quando você inspira, particularmente, se você respirar fundo. Alguns exemplos incluem:

  • Pericardite
  • Embolia pulmonar
  • Pleurisia
  • Câncer de pulmão

Como tratar?

O tipo de tratamento que você receberá para a dor no peito e nas costas dependo do que está causando a dor. Abaixo, nós iremos explorar alguns dos tratamentos que você pode receber. 

Remédios 

Em alguns casos, remédios podem ser prescritos para ajudar a tratar a sua condição. Alguns exemplos incluem:

  • Medicamentos sem prescrição médica (de venda livre) para ajudar com a dor e a inflamação, como os anti-inflamatórios não esteroides (AINEs)
  • Tratamentos imediatos para um ataque cardíaco, como aspirina, nitroglicerina e medicamentos anti-coagulantes
  • Tratamentos para ajudar a baixar a pressão arterial ou prevenir dores no peito e coágulos sanguíneos como inibidores da ECA, beta-bloqueadores e anticoagulantes
  • Diluidores do sangue e medicamentos anti-coagulantes para dissolver coágulos sanguíneos em pessoas com embolia pulmonar
  • Medicamentos antibióticos ou antifúngicos para tratar condições que podem ser causadas por uma infecção, como pericardite e pleurisia
  • Medicamentos para aliviar a azia, incluindo antiácidos, bloqueadores H2 e inibidores da bomba de prótons
  • Medicamentos supressores de ácido, muitas vezes em combinação com antibióticos, para tratar úlceras pépticas
  • Medicamentos para dissolver cálculos biliares
  • Medicamentos antivirais para tratar um surto de herpes
  • Quimioterapia para matar células cancerosas

Procedimentos não cirúrgicos 

Os procedimentos não cirúrgicos também podem ajudar a tratar condições que causam dor no peito e nas costas. Alguns exemplos são:

  • Intervenção coronária percutânea (ICP) para tratar um ataque cardíaco ou angina não controlada
  • Procedimentos para drenar líquidos que possam ter se acumulado em uma área inflamada, como pericardite ou pleurisia

Cirurgia 

Às vezes, pode ser necessária uma cirurgia para tratar a condição que está causando a dor no peito ou nas costas.

Essas podem incluir:

  • Cirurgia de bypass cardíaco para tratar um ataque cardíaco ou angina descontrolada
  • Reparo cirúrgico dos aneurismas da aorta, que pode ser feito por cirurgia de tórax aberto ou por cirurgia endovascular
  • Remoção da vesícula biliar se você tem cálculos biliares recorrentes
  • Cirurgia para tratar uma hérnia de disco, que pode incluir a remoção do disco
  • Remoção de tecido canceroso do seu corpo

Outras terapias 

Em alguns casos, a fisioterapia pode ser necessária para tratar a causa da sua dor no peito ou nas costas. Exemplos de quando isso é necessário incluem a sua recuperação de um disco de hérnia ou de uma lesão muscular.

Além disso, a cirurgia e a quimioterapia não são os únicos tratamentos disponíveis para combater o câncer. A radioterapia, terapia direcionada ou imunoterapia podem ser recomendadas.

Mudanças no estilo de vida 

Mudanças no estilo de vida podem ser benéficas no tratamento ou prevenção de algumas causas de dor no peito e nas costas. Exemplos de mudanças no estilo de vida que podem ser uma parte do seu plano de tratamento incluem:

  • Seguir uma dieta saudável para o coração
  • Certificar-se de fazer exercícios físicos regularmente
  • Manter um peso saudável
  • Administrar os seus níveis de estresse
  • Evitar cigarros ou outros produtos do tabaco
  • Limitar a quantidade de álcool que você consome
  • Tentar evitar alimentos que possam perturbar condições como azia, por exemplo, alimentos condimentados, ácidos e gordurosos

Quando procurar um médico?

Você deve sempre procurar atenção médica imediata se você está experienciando os sinais de um ataque cardíaco.

Os sinais a serem observados incluem:

  • Dor ou pressão no peito
  • Dor que se espalha para os braços, ombros, pescoço ou mandíbula
  • Falta de ar
  • Náusea
  • Fadiga
  • Sentir-se tonto ou tonto
  • Começar a suar frio

Também é importante lembrar que, às vezes, um ataque cardíaco pode ter sintomas leves ou até mesmo nenhum sintoma. Se estiver com dúvidas, procure ajuda.

Você deve marcar uma consulta com o seu médico para discutir os seus sintomas se você tem dor no peito ou nas costas que:

  • Não vai embora ou piora, mesmo usando medicações de venda livre
  • É persistente ou recorrente
  • Atrapalha as suas atividades do dia a dia

Fonte: Health Line

Está com alguma dúvida? Pergunte aos nossos especialistas e veja algumas respostas que já temos!