Dormir até tarde no final de semana compensa a falta de sono?

Doutor Já Avatar

Doutor Já

Redação
Dormir até tarde no final de semana compensa a falta de sono?

Riscos da falta de sono

Alguns pesquisadores dizem que não é possível desfazer os danos da falta de sono, causando até mesmo outros problemas de saúde.

Dormir até tarde no final de semana não apagará os efeitos negativos na saúde causados pela privação de sono durante a semana. Na verdade, o sono “substituto” pode agravar problemas de saúde associados às poucas horas dormidas noite após noite.

Por décadas, foi observado em estudos que a privação de sono pode levar a uma série de problemas de saúde, incluindo ganho de peso e diabetes. Além disso, aumenta o risco de sintomas depressivos, ansiedade,  ganho de peso e desacelerar o metabolismo. Também pode piorar inflamações e compromete a memória.

Para compensar a falta de sono, muitas pessoas tentam pagar a sua “dívida” ao dormir até tarde nos finais de semana.

Não tem Plano de Saúde? Conheça agora o Cartão Doutor Já!

Causas da falta de sono

O sono é um bloco de construção fundamental para a saúde do seu corpo, cérebro e mente. Se você não dorme o suficiente, sua saúde é afetada diretamente e ela pode ou não se recuperar com o sono adicional.

A sensibilidade à insulina, específica nos músculos e fígado, pode piorar nas pessoas que tiveram um final de semana recuperando o sono. Não sendo uma medida eficaz contra a saúde metabólica, principalmente quando a perda de sono for crônica.

Você pode tentar compensar horas de sono ao dormir mais depois. Mas não consegue compensar os danos causados ao seu corpo durante os dias que você não conseguiu fechar os olhos por tempo suficiente.

O impacto da falta de sono

Em curto prazo, a falta de sono pode causar uma resposta fraca ao estresse, um tempo de reação reduzido e dificuldades na solução de problemas.

No dia seguinte a uma noite ruim de sono, você pode sentir um aumento no desejo por comidas. Por exemplo, alimentos com grande quantidade de calorias.

O cérebro depende da função de recuperação do sono. Todos os neurônios precisam de sono para reabastecer os neuroquímicos que é como o cérebro fornece o estado de alerta. Além de várias funções cognitivas, regulação emocional, movimento físico, sensação e integração para o aprendizado e o desenvolvimento.

A privação de sono crônica está ligada a um risco aumentado de condições, como doença cardíaca, pressão alta, diabetes e insuficiência renal. Ainda assim, não ter o sono regular, aumenta o risco de obesidade e doenças relacionadas.

Por exemplo, os pais que dormem com recém-nascidos e bebês, têm o sono quebrado em pedaços, o que o torna menos restaurador.

5 passos para melhorar a higiene do sono

A higiene do sono é a prática que temos antes de dormir e como estabelecemos nosso ambiente de sono. A melhor maneira de compensar a perda de sono é ter uma rotina de sono forte e planejar tornar seu sono uma parte importante do seu dia.

Estabeleça uma rotina

Estabeleça uma série de hábitos que você pode repetir todas as noites. Isso pode incluir beber uma xícara de chá e ler um livro por 30 minutos antes de colocar o pijama. Ao fazer o ritual noturno, seu corpo aprenderá que este é o sinal para relaxar e se preparar para dormir.

Planeje um sono adequado

A Academia Americana de Medicina do Sono recomenda que os adultos tenham 7 ou mais horas de sono por noite. Se você tem um horário específico para levantar todos os dias, calcule de trás para a frente a hora que você deve deitar para que seu sono dure as horas recomendadas.

Crie um espaço que induza ao sono

Deixe o seu quarto escuro, com uma temperatura agradável e sem barulho. Um ventilador pode ajudar a abafar os sons ou a criar um nível reconfortante de ruído que pode ajudá-lo a dormir.

Faça a sua cama ficar acolhedora

Se a sua cama não for reconfortante, você pode ter dificuldades em relaxar o suficiente para um sono adequado. Um investimento em um colchão de qualidade, bons lençóis e travesseiros de apoio é um investimento em sua saúde.

Deixe o seu celular do lado de fora

As luzes claras dos telefones, tablets e notebooks podem estimular o seu cérebro. Isso pode fazer com que o sono seja alusivo. Não devemos usá-los pelo menos 30 a 45 minutos antes de dormir.

Como tratar?

Está claro que os danos do sono nos fins de semana podem superar os benefícios. Manter o mesmo horário durante toda a semana melhora o humor e a criatividade durante o dia. Ao acordar na mesma hora todos os dias, o corpo pode ter um ciclo de sono mais regulado.

Faça o sono uma de suas prioridades durante a semana. Se você está sofrendo com o tempo de sono, como uma mudança no turno do trabalho, converse com o seu médico. É possível diagnosticar uma condição médica que dificulta a obtenção de sono adequado.

 

Fonte: Health Line

Não tem Plano de Saúde? Conheça agora o Cartão Doutor Já!