Estresse pode causar transtornos de tireóide?

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Redação
Estresse pode causar transtornos de tireóide?

Visão geral

O estresse é uma palavra que parece ser muito comum na sociedade de hoje. Não apenas o estresse crônico pode destruir a sua saúde e bem-estar, mas também pode afetar a sua tireóide.

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Quais são as causas?

A sua tireóide trabalha junto com as suas glândulas suprarrenais. As glândulas suprarrenais, que ficam acima do seus rins, podem lidar bem com um pouco de estresse. Quando se deparam com o estresse, elas liberam cortisol, que melhora várias funções corporais.

Os transtornos mais comuns de tireóide são transtornos autoimunes nos quais o corpo ataca o próprio tecido, nesse caso a glândula tireoide. Há dois tipos, a doença de Graves e a tireoidite de Hashimoto.

A doença de Graves faz com que a tireóide fique mais ativa que o normal (hipertireoidismo), enquanto a tireoidite de Hashimoto faz com que tireoide trabalhe menos que o normal (hipotireoidismo). O estresse sozinho não pode causar um transtorno de tireóide, mas ele pode piorar a condição.

Impacto do estresse na tireóide

O impacto do estresse na tireóide ocorre quando esse desacelera o metabolismo corporal. Essa é outra ligação entre o estresse e ganho de peso.

A resistência à insulina e problemas no balanceamento do açúcar ocorrem juntamente com o hipotireoidismo. Os níveis aumentados de glicocorticóides diminuem os níveis de TSH (hormônio estimulante da tireoide) no sangue. Um equilíbrio delicado entre os hormônios de estresse e o cortisol deve existir para que haja um funcionamento adequado da tireoide. Se esse equilíbrio delicado mudar, os seus sintomas da tireoide podem aumentar.

O estresse crônico pode causar problemas no seu corpo por anos antes de exames laboratoriais mostrarem um problema.

Ao mesmo tempo, você pode ter sintomas de hipotireoidismo, como a fadiga e o ganho de peso. Esse estresse prolongado pode surgir como depressão ou ansiedade, quando, na verdade, ambos são sintomas de hipotireoidismo.

Dicas para aliviar o estresse

Você pode controlar seus níveis gerais de estresse e saúde da tireoide fazendo algumas mudanças simples no seu dia a dia. Aqui vão algumas dicas:

Coma direito

Uma dieta balanceada e saudável faz diferença para todos. De maneira geral, planeje comer 3 refeições balanceadas cheia de frutas, vegetais e proteína a cada dia. Comece a sua manhã com um bom café da manhã, que contenha uma pequena quantidade de açúcar, mas que seja rico em proteínas e fibras. Reduzir o álcool, a cafeína e o açúcar da sua dieta ajudará nos seus níveis gerais de energia.

Além disso, pense no que você está comendo. Certifique-se de ter tempo de sentar e aproveitar a refeição; isso ajudará o seu corpo a digerir melhor os alimentos. Enquanto isso pode parecer difícil de se fazer na sua rotina corrida e ocupada, o seu corpo e a sua tireóide agradecerão.

Pense em vitaminas

Talvez você deva considerar adicionar vitaminas e minerais, que fornecem apoio à tireóide, a sua rotina diária. Uma deficiência de iodo pode ser uma causa de hipotiroidismo. Além do iodo, considere adicionar outras vitaminas e minerais essenciais, como:

  • Selênio
  • Zinco
  • Ferro
  • Cobre
  • Vitaminas A, B, C e E

Converse com o seu médico antes de começar a tomar esses suplementos.

Durma bem

Dormir o suficiente – e bem- durante a noite pode ser difícil com o hipotireoidismo. O estresse também dificulta uma boa noite de sono. Mas ter como objetivo uma boa noite de sono pode ter um enorme impacto na saúde da tireóide.

Tente adotar uma hora rigorosa de dormir e evite usar tecnologia nas horas antes de dormir. Desacelerar antes de dormir permite que as glândulas suprarrenais diminuam a resposta ao estresse, além de permitir o descanso.

Relaxe

Separar um tempo para refletir ou meditar pode ajudar o seu corpo a relaxar. Por sua vez, ao relaxar, o nível de estresse diminui e, dessa forma, ele tem um menor impacto na sua tireóide.

Há muitas maneiras de relaxar. Para algumas pessoas, fazer artesanato ajuda a acalmar os seus corpos. Para outras pessoas, exercícios de respiração profunda, yoga ou simplesmente sair de casa é o suficiente.

Talvez você não seja capaz de remover todo o estresse da sua vida, mas, sustentar o seu corpo com alimentos saudáveis, adicionar vitaminas e minerais, dormir adequadamente e tentar técnicas de relaxamento, tudo isso pode ajudar a equilibrar a sua saúde geral, assim como a saúde da tireóide.

Fonte: Health Line

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