Estudo sugere que cerveja pode te deixar relaxado

Doutor Já Avatar

Doutor Já

Redação
Estudo sugere que cerveja pode te deixar relaxado

Fim de ano e bebidas

As festas de fim de ano são cheias de gostosuras e coquetéis festivos- mas ao invés da alegria natalina, algumas bebidas alcoólicas podem causar outros sentimentos menos agradáveis, um novo estudo da Inglaterra sugere. Saiba quais sentimentos a cerveja, o vinho tinto e o spirits podem despertar em você.

 

O lugar onde você bebe altera os sentimentos

No estudo, pesquisadores examinaram como consumir diferentes tipos de álcool, como a cerveja e vinho pode afetar as emoções de uma pessoa ao beber em casa ou fora em público. Suas descobertas sugerem que essas bebidas, que possuem maiores concentrações de álcool, são frequentemente associados a sentimentos agressivos.

“Entender emoções associadas ao consumo de álcool é imperativo para tratar o mau uso deste, fornecendo percepções de quais emoções influenciam na escolha da bebida entre diferentes grupos na população,” os pesquisadores escreveram no estudo.

 

Resultados

Os resultados mostraram que diferentes tipos de álcool podem desencadear emoções diferentes. A bebida Spirits, por exemplo, trazia mais sentimentos negativos do que todos os outros tipos de álcool, disseram os pesquisadores.

 

Felicidade, também chamada de cerveja

Mas, vinho tinto foi relacionado a sentimentos mais positivos: cerca de 53% dos participantes da enquete disseram que se sentiam relaxados após beber vinho tinto. Aproximadamente 50% dos participantes também associaram esse sentimento a beber cerveja. Spirits, entretanto, foram os menos prováveis de serem associados ao relaxamento, de acordo com o estudo.

“Por séculos, a história do rum, gin, vodka e outros foi relacionada à violência,” o co-autor do estudo disse em um comunicado. “Esse estudo global sugere que até hoje é mais provável que o consumo de Spirits resulte em sentimentos de agressão comparado a outras bebidas.”

Mas agressão não foi a única emoção associada a beber spirits. Os pesquisadores também descobriram que spirits foram relacionados a mais emoções positivas do que cerveja e vinho, incluindo sentimentos de energia, confiança e sensualidade.

 

Grupos e suas crenças

Os pesquisadores descobriram que as respostas mudavam muito de acordo  o nível de educação, país de origem e idade. Por exemplo, participantes entre 18 e 24 anos foram mais “propensos a associar qualquer tipo de álcool a sentimentos de confiança, energia e sensualidade quando bebem longe de casa,” disseram os pesquisadores.

 

Dependência do álcool e agressão

Gênero e dependência de álcool também tiveram efeito nas emoções dos participantes. Os homens e as mulheres tiveram emoções muito diferentes entre cada tipo de álcool.

A única exceção, entretanto, foi a agressão. Os homens foram os que mais relacionaram álcool com agressão. Os dependentes de álcool eram seis vezes mais prováveis de fazerem isso.

Esses dependentes também foram os que se sentiam mais energizados com álcool. Isso sugere que dependentes contam com o álcool para se sentirem felizes. 

 

Conclusão

O estudo não prova que um específico tipo de álcool causa uma emoção específica. Contudo,  ele demonstra o efeito que beber cerveja, vinho ou spirits pode ter nos sentimentos de uma pessoa.

Fonte: Live Science 

Se precisar de consultas com especialistas, conte com a gente!