Fazer Xixi Com OB Afeta o Fluxo de Urina?

Doutor Já Avatar

Doutor Já

Redação
Fazer Xixi Com OB Afeta o Fluxo de Urina?

Visão geral

OB é uma escolha de produto menstrual popular para as mulheres durante seus ciclos menstruais. Eles oferecem maior liberdade para se exercitar, nadar e praticar esportes em comparação com os absorventes.

 

Não tem Plano de Saúde? Conheça agora o Cartão Doutor Já!  

 

Tendo em vista que você coloca o OB dentro da sua vagina, você pode se perguntar, “O que acontece quando eu fizer xixi?” Não se preocupe com isso! Usar um OB não afeta nem um pouco a micção e você não precisa mudar o OB depois de fazer xixi.

Veja aqui por que os OBs não afetam a micção e como usá-los da maneira correta.

 

Porque os OBs não afetam o seu fluxo urinário

O seu OB fica dentro da sua vagina. Pode parecer que o OB consegue bloquear o fluxo de urina.  Aqui está porque isso não acontece. O OB não bloqueia a uretra. A uretra é a abertura para a bexiga e é logo acima da vagina.

 

Tanto a uretra quanto a vagina são cobertas por lábios maiores (grandes lábios), que são dobras de tecido.   Quando você gentilmente abre essas dobras (use um espelho, não tem nenhum problema conhecer a si mesmo), pode notar que o que parecia como uma abertura na verdade são duas:

– Perto da frente (superior) da sua vagina tem uma pequena abertura. Esta é a saída da sua uretra – o tubo que leva a urina da bexiga para fora do corpo. Logo acima da uretra está o clitóris, o ponto de prazer feminino.

– Debaixo da uretra está a abertura vaginal maior- é onde o OB fica.

 

Apesar do OB não bloquear o fluxo de urina, um pouco de xixi pode ficar na cordinha do OB enquanto a urina flui para fora do seu corpo. Se isso acontecer, não se preocupe.  A não ser que você tenha uma infecção do trato urinário (ITU), a sua urina é estéril (livre de bactérias). Você não pode se “dar” uma infecção ao urinar na cordinha do OB.

 

Algumas mulheres não gostam da sensação e cheiro da cordinha molhada.  Para evitar isso, você pode:

– Segurar a corda para o lado quando fizer xixi.
– Remover o OB antes de fazer xixi e depois colocar um novo depois de se enxugar.
– Mudar o OB depois de urinar.

Mas você não tem que fazer nada disso se não quiser. Se o OB estiver bem inserido na vagina, ele não bloqueará o fluxo urinário.

Como usar o OB da forma certa?

Para usar OBs da forma certa, você precisa, em primeiro lugar, escolher os OBs do tamanho certo para você.  Se você está começando a usar esse tipo de produto menstrual, inicie com o tamanho mini.

Esses são mais facilmente inseridos.  O “super” é melhor se você tiver um fluxo menstrual pesado. Não use um OB que é mais absorvente do que o seu fluxo.

Também considere o aplicador.  Aplicadores de plástico são inseridos mais facilmente do que os de papelão, mas eles tendem a ser mais caros.

 

Como inserir corretamente um OB

 
– Antes de inserir um OB, lave as mãos com sabão e água.

– Fique em pé ou sentada em uma posição confortável. Se você estiver de pé, pode colocar um pé no vaso sanitário.
– Com uma mão, gentilmente abra as dobras da pele – chamadas de lábios – ao redor da abertura da sua vagina.
– Segurando o aplicador de tampão pelo meio, empurre-o suavemente para dentro da vagina.
– Quando o aplicador estiver dentro, empurre a parte interna do tubo aplicador para cima através da parte externa do tubo. Em seguida, retire o tubo externo da vagina (ambas as partes do aplicador devem sair).
Não deve haver desconforto quando o OB estiver dentro da vagina.  A cordinha deve ficar fora da sua vagina. Depois, você usará a cordinha para puxar o tampão para fora.

Com que frequência você deve trocar o seu OB?

É geralmente recomendado que você troque o seu OB a cada 4 a 8 horas ou quanto estiver saturado com o seu sangue. Você saberá que ele está saturado porque vai ver uma mancha na sua calcinha.
Mesmo se o seu período for fraco, troque dentro de 8 horas. Se você deixar por mais tempo, bactérias podem crescer. Essas bactérias podem entrar na sua corrente sanguínea e causar uma rara, mas séria, doença chamada Síndrome do Choque Tóxico (SCT).

Como manter o seu OB limpo

Aqui estão algumas maneiras de manter o seu OB limpo e seco:

– Lave as mãos antes de inseri-lo.

– Troque-o a cada 4 a 8 horas (mais frequentemente se tiver um fluxo intenso).

– Segure a cordinha para o lado quando você usar o banheiro.

Para levar

Quando se fala em urinar usando um OB, faça o que lhe deixa confortável.  Se você preferir tirar o OB antes de urinar ou logo depois, isso é com você.  Apenas certifique-se de manter as suas mãos limpas quando inseri-lo e trocá-lo a cada 4 a 8 horas.

Fonte: Healthline

 

Precisa de Consultas, Exames e Medicamentos? Conheça o Cartão Doutor Já!