Infecção na pele: tipos, causas e tratamento

Doutor Já Avatar

Doutor Já

Redação
Infecção na pele: tipos, causas e tratamento

O que é uma infecção na pele?

A sua pele é o maior órgão do seu corpo. Ela tem função de proteger o seu corpo de infecções. Algumas vezes, a própria pele fica infectada. Infecção de de pele é causada por uma vasta variedade de germes e os sintomas podem variar de leves a sérios. Infecções leves podem ser tratadas com medicações sem prescrição médica e remédios caseiros. Infecções mais graves vão precisar de atenção médica. Leia mais para aprender mais sobre infecções de pele e o que fazer se você tiver uma.

 

Não tem Plano de Saúde? Conheça agora o Cartão Doutor Já!

Quais são os tipos de infecções de pele?

Os seguintes são quatro tipos de infecções de pele:

 

Infecções bacterianas da pele, como infecção bacteriana no rosto, frequentemente começa com pequenos inchaços vermelhos que aumentam lentamente de tamanho. A infecção bacteriana é leve e facilmente tratada com antibióticos tópicos. Em alguns casos, porém, pode ser usado o antibiótico oral. Diferentes tipos de infecção bacteriana de pele incluem:

  • Celulite
  • Impetigo
  • Furúnculo
  • Lepra

Infecções virais da pele

Infecções virais da pele são causadas por vírus. Essas infecções variam de leves a severas. Diferentes tipos de infecções virais da pele incluem:

  • Herpes (herpes zoster-cobreiro)
  • Catapora
  • Molusco contagioso
  • Verrugas
  • Sarampo
  • Doença de mão, pé e boca

Infecção fúngica na pele

Esses tipos de infecções na pele são causados por um fungo e são mais propensos a se desenvolverem em áreas úmidas do corpo, tal como os pés e axila. Algumas infecções fúngicas não são contagiosas e essas infecções geralmente não são fatais.

Diferentes tipos de infecções fúngicas:

  • Pé de atleta (frieira)
  • Candidíase
  • Micose
  • Micose de unha
  • Sapinho
  • Assadura

 

Infecções parasitárias de pele

Esses tipos de infecções de pele são causados por um parasita. Essas infecções podem se espalhar para além da pele, alcançando a corrente sanguínea e órgãos. Uma infecção parasitária não é fatal, mas pode ser desconfortável.

Diferentes tipos de infecção parasitária da pele incluem:

  • Piolho
  • Percevejos de Cama
  • Sarna
  • Larva Migrans Cutânea

Quais são os sintomas de uma infecção na pele?

Os sintomas de uma infecção na pele também variam dependendo do tipo. Sintomas comuns incluem vermelhidão e erupção cutânea. Você também pode sentir outros sintomas, tal como, prurido, dor e sensibilidade.

Veja um médico se você tem pequenas bolhas na pele cheias de pus ou uma infecção na pele que não melhora ou fica progressivamente pior. As infecções de pele podem se espalhar para além de pele, alcançando a corrente sanguínea.  Quando isso acontece, ela pode tornar-se fatal.

Sinais de uma infecção na pele severa incluem:

  • Pus
  • Bolhas na pele
  • Desprendimento de pele, avaria
  • Pele escura, necrótica, ou pele que fica descolorida e dolorida

 

Quais são as causas e os fatores de risco de uma infecção na pele?

A causa de uma infecção na pele depende do tipo da infecção.

Infecção bacteriana de pele: isso ocorre quando uma bactéria entra no corpo através de uma ruptura na pele, tal como um corte ou arranhão. Ter um corte ou um arranhão não significa necessariamente que você desenvolverá uma infecção na pele, mas, sim, aumenta o seu risco de ter um sistema imunológico enfraquecido.

Um sistema imunológico diminuído pode ser o resultado de uma doença ou de um efeito colateral da medicação.

Infecção viral da pele: os vírus mais comuns provêm de um dos três grupos de vírus: poxvírus, vírus do papiloma humano e vírus do herpes.

Infecção fúngica: a química do corpo e estilo de vida podem aumentar o risco de uma infecção fúngica. Por exemplo, você pode experimentar vários ataques de pé de atleta (frieira) se você é um corredor ou se você sua muito. Fungo frequentemente cresce em ambientes quentes e úmidos. Vestir roupas suadas ou molhadas é um fator de risco para infecções da pele. Uma ruptura ou corte na pele pode permitir a entrada de bactérias em camadas mais profundas da pele.

Infecção parasitária da pele: pequenos insetos ou organismos que se escondem debaixo da pele e que colocam ovos podem causar uma infecção parasitária da pele.

 

botão cartão Doutor Já

Uma Alternativa aos Planos de Saúde

Como uma infecção da pele é diagnosticada?

Um bom exame médico é o melhor jeito de determinar o que está causando a infecção da pele. Frequentemente, os médicos podem identificar o tipo de infecção da pele baseado na aparência e localização.

O seu médico pode perguntar sobre os seus sintomas e examinar de perto todos os inchaços, erupções cutâneas ou lesões. Por exemplo, micose muitas vezes causa uma erupção cutânea circular distinta, escamosa. Em outros casos, uma amostra das suas células cutâneas pode ajudar o seu médico a determinar o tipo de infecção.

 

Como é tratada uma infecção na pele?

O tratamento depende da causa da sua  infecção de pele e da severidade. Alguns tipos de infecções virais da pele podem melhorar por conta própria dentre dias ou semanas.

Infecções bacterianas muitas vezes são tratadas com antibióticos tópicos aplicados diretamente na pele ou com antibióticos orais. Se a cepa da bactéria for resistente ao tratamento, pode-se exigir antibióticos intravenosos administrados no hospital para tratar a infecção.

Você pode usar sprays e cremes antifúngicos que não exigem prescrição médica para tratar uma infecção fúngica da pele. Se a sua condição não melhorar, pergunte ao seu médico sobre prescrição de cremes orais ou tópicos. Além disso, você pode aplicar cremes medicados na sua pele para tratar infecções parasitárias da pele. O seu médico pode também recomendar medicações para reduzir o desconforto, como remédios anti-inflamatórios.

Cuidados domiciliários e tratamentos alternativos

Cuidados domiciliários para uma infecção de pele funcionam reduzindo os sintomas.  Cuidados domiciliários incluem os seguintes:

  • Aplique compressas frias em sua pele várias vezes ao dia para reduzir a coceira e a inflamação.
  • Tome anti-histamínicos sem receita médica para diminuir a coceira.
  • Use cremes tópicos e pomadas para reduzir a coceira e desconforto.

Pergunte ao seu médico o que você pode fazer.

 

Perspectiva para uma infecção na pele

O prognóstico para uma infecção de pele varia dependendo da causa. A maioria dos tipos de infecções bacterianas responde bem às medicações.  Certos cepos de bactérias, tais como o Staphylococcus aureus resistente à meticilina (MRSA), são resistentes a antibióticos comuns e são mais difíceis de tratar.

 

Prevenção de infecção na pele

Há muitas maneiras diminuir o risco de infecção de pele. Lavar as mãos frequentemente é uma das melhores maneiras.

Infecções de pele podem variar de leves a severas. Marque uma consulta com o seu médico se você tem um problema na pele que está causando desconforto. O seu médico será capaz de fornecer o tratamento necessário para a recuperação.