Inflamação na pálpebra (Blefarite): Sintomas, causas e tratamentos

Doutor Já Avatar

Doutor Já

Redação
Inflamação na pálpebra (Blefarite): Sintomas, causas e tratamentos

O que é blefarite?

As suas pálpebras são dobras de pele que cobrem os olhos. Elas servem para protegê-los de resíduos e lesões. As suas pálpebras tem cílios. Seus cílios possuem folículos capilares curtos e curvos, com glândulas oleosas que podem ficar entupidas ou irritadas. Isso traz consequências as pálpebras. Uma delas é a inflamação na pálpebra dos olhos, ou blefarite.

 

Não tem Plano de Saúde? Conheça agora o Cartão Doutor Já!

O que é que causa blefarite?

A causa exata da inflamação na pálpebra nem sempre é específica. Entretanto, alguns fatores podem aumentar seu risco de blefarite. O seu risco é maior se você tem caspa no cabelo ou na sobrancelha. Também é possível ter uma reação alérgica à maquiagem ou outros produtos cosméticos para os olhos, causando a inflamação nas pálpebras.

Outras causas ou fatores de risco para inflamação na pálpebra dos olhos incluem:

– Ter ácaros ou piolhos

– Infecção bacteriana

– Efeitos colaterais de remédios

– Uma glândula oleosa que não está funcionando adequadamente

 

Tipos de inflamação na pálpebra

Há dois tipos de inflamação nas pálpebras:

* Inflamação ocular anterior: ocorre na parte de fora do olho, onde os cílios estão localizados. A caspa nas suas sobrancelhas e reações alérgicas nos seus olhos podem causar uma inflamação da pálpebra anterior.

* Inflamação da pálpebra posterior: ocorre na borda interna das pálpebras mais próximas ao olho. Um mau funcionamento da glândula oleosa atrás dos folículos dos cílios geralmente provoca esta forma de inflamação.

 

Sintomas de inflamação na pálpebra

Se você está pensando “meu olho está vermelho, o que pode ser?”, saiba que pode se tratar de uma inflamação da pálpebra. Ela pode irritar os seus olhos e até afetar a sua visão. Sintomas da inflamação incluem:

– Coceira na pálpebra dos olhos (podendo incluir coceira no olho direito ou no esquerdo)

– Pálpebra inchada e dolorida (as pálpebras podem ficar inchadas acima dos olhos)

– Pálpebras vermelhas ou inflamadas

– Sensação de queimação nos olhos

– Pálpebras oleosas

– Uma sensação de que algo está dentro ou em seus olhos

– Olhos vermelhos e cheios de água (lacrimejando)

– Uma crosta nos cílios ou nos cantos dos olhos

– Sensibilidade à luz

Esses sintomas também podem indicar uma infecção ocular grave. Você deve tratar esses sintomas como uma emergência e procurar um médico imediatamente. Temos oftamologistas em nossa rede que podem te ajudar.

 

botão cartão Doutor Já

Uma Alternativa aos Planos de Saúde

 

Diagnosticando inflamação na pálpebra

Um clínico geral ou oftalmologista pode diagnosticar uma inflamação da pálpebra. Em alguns casos, um exame físico é suficiente para diagnosticar. O médico também pode examinar as suas pálpebras usando uma ferramenta de ampliação especializada. Este exame oftalmológico verifica se os seus olhos estão inflamados. Ele também detecta a presença de bactérias, fungos ou vírus, que podem indicar uma infecção.

Se houver sintomas de infecção, o seu médico irá limpar o seu olho e tirar uma amostra de qualquer fluido que esteja saindo dos olhos. Após isso, essa amostra será examinada sob um microscópio.

 

Como tratar uma inflamação nas pálpebras?

Para tratar essa inflamação, lave bem os olhos. Muitas pessoas tem dúvidas na hora de tratar a palpebra inchada com compressa. Se usa a compressa fria ou quente? O certo é, na verdade, aplicar uma compressa morna, para diminuir a inflamação. Dependendo da inflamação e da causa, o seu médico poderá recomendar outros tratamentos.

 

Tratamento com esteróides

Se você não tem uma infecção, o médico pode recomendar esteróides, colírios ou pomada para reduzir a inflamação. O médico também pode prescrever um colírio lubrificante para parar a irritação causada pelos olhos secos.  

 

Antibióticos

Um tratamentos com antibióticos pode eficazmente tratar infecções nas pálpebras. O seu médico poderá prescrever medicação antibiótica em comprimidos, pomadas ou em forma de colírio. Os médicos costumam prescrever colírios quando uma infecção se espalha para além das pálpebras.

 

Complicações da inflamação da pálpebra

A perda de cílios é uma potencial complicação da inflamação nas pálpebras. Isso é causado pelas lesões nos folículos capilares, o que pode fazer com que os cílios cresçam incorretamente. Lesões extensas também podem impedir o crescimento dos cílios.  

Comuns complicações em curto prazo da inflamação nas pálpebras incluem olhos secos e olho avermelhados. Complicações em longo prazo incluem:

* Cicatrizes/lesões na pálpebra

* Um terçol ou viúva. O Terçol geralmente é formado do lado de fora da pálpebra. Eles são causados ​​por infecções na raiz dos cílios. Eles podem ser dolorosos e aparecem como um nódulo que normalmente é preenchido com pus.

* Olho róseo/avermelhado crônico

As glândulas oleosas nas suas pálpebras também podem ficar infectadas e bloqueadas. Isso pode causar uma infecção sob as suas pálpebras. ATENÇÃO! Uma infecção ocular não tratada pode causar danos permanentes nos olhos e perda de visão. Cicatrizes e lesões sob as pálpebras pode arranhar a superfície delicada do olho. Também pode causar úlceras na córnea, que é a transparente camada externa protetora do olho.

 

Como evitar uma inflamação na pálpebra

A inflamação da pálpebra pode ser bem desconfortável, dolorosa e feia. Infelizmente, essa condição não pode ser sempre evitada. Entretanto, você pode ter algumas ações para diminuir o risco.

– Certifique-se de lavar seu rosto regularmente. Isso inclui remover a sua maquiagem (rosto e olhos) antes de ir dormir.  

– Não toque nos olhos com as mãos sujas e não esfregue as pálpebras que estão coçando.

– Esfregar os olhos pode espalhar uma infecção existente.

– VÁ AO MÉDICO se você notar vermelhidão, inchaço ou se sentir dor.

– O controle da caspa também ajuda a reduzir a inflamação. Se você tem um caso grave de caspa, converse com seu médico. Você pode precisar de um xampu prescrito.

Fonte: Healthline