Maneiras de tratar a esclerose múltipla

Doutor Já Avatar

Doutor Já

Redação
Maneiras de tratar a esclerose múltipla

É possível tratar a esclerose múltipla?

Tratar a esclerose múltipla (EM) é possível, porém não há uma cura para a doença, mas muitos remédios protegem você de danos aos nervos e retardam o avanço da sua doença. Eles podem diminuir o número de ataques que você tem e ajudar a aliviar a fraqueza, dor, fadiga e outros problemas.

Combine esses remédios com mudanças no estilo de vida, como exercícios e outros fatores para aliviar o estresse, para que você se sinta melhor e consiga tratar a esclerose múltipla.

Não tem plano de saúde? Conheça agora o Cartão Doutor Já

Injeções modificadoras de doença

Se você tem um tipo de esclerose múltipla recorrente, esses remédios podem retardar os danos aos nervos e podem ajudar a tratar a esclerose múltipla e seus sintomas. Eles reprimem o sistema imunológico, a defesa do seu corpo contra germes,  para que ele não ataque a camada protetora (mielina) em torno de seus nervos. Alguns remédios comuns são:

  • Acetato de glatiramer (Copaxone)
  • Interferão beta-1a (Avonex, Extavia, Rebif)
  • Interferon alfa peguilado (Plegridy)

Infusões e comprimidos modificadores de doença

Eles funcionam da mesma maneira das injeções modificadoras de doença para evitar recaídas. Os comprimidos orais incluem:

  • Fumarato de dimetilo (Tecfidera)
  • Fingolimod (Gilenya)
  • Teriflunomide (Aubagio)

Alguns outros que você toma através de uma infusão na veia incluem:

  • Alentuzumabe (Lemtrada)
  • Mitoxantrona
  • Natalizumab (Tysabri)

Corticosteróides para administrar as recaídas

Eles ajudam a controlar sintomas como dormência, formigamento, fraqueza e falta de equilíbrio. O seu médico pode prescrever outro esteróide.

Troca de plasma

Algumas vezes, a parte líquida do seu sangue, chamada plasma, contém substâncias que machucam o seu corpo e pioram a esclerose múltipla. Talvez o seu médico sugira um processo que remova o seu plasma e o substitui por um tipo saudável.

Esse procedimento pode ser uma opção para você tratar a esclerose múltipla, caso seja grave e se os corticosteróides não tiverem controlado os seus surtos.

Remédios para lidar com a fadiga

Se você tem pouca energia, o seu médico pode prescrever remédios como cloridrato de amantadina, modafinil (Provigil), fluoxetina (Prozac) para mantê-lo acordado e alerta. Técnicas de relaxamento e coisas que ajudam no sono, por exemplo, massagens ou meditação podem ajudá-lo a fazer você cair no sono e dormir durante a noite inteira.

Alivie a sua rigidez

A esclerose múltipla pode fazer os seus músculos ficarem mais rígidos. Talvez você ache mais difícil se curvar ou endireitar os joelhos e outras articulações. Alguns medicamentos podem acalmar os espasmos. Se eles não conseguirem tratar a esclerose múltipla, o seu médico pode sugerir que você tente tomar injeções para aliviar as dores. Um fisioterapeuta também pode ensinar exercícios para tornar os seus membros mais flexíveis.

Maneiras de melhorar a tristeza

Quando você tem esclerose múltipla, é normal sentir-se triste ou para baixo às vezes. Tente fazer exercícios, técnicas de alívio de estresse e aconselhamento para ajudar a lidar com a tempestade de emoções. Se a sua depressão não melhorar dentro de algumas semanas ou meses, o seu médico pode sugerir que você tome um antidepressivo.

Controle os seus problemas intestinais

A esclerose múltipla e alguns medicamentos que você toma, às vezes, podem causar constipação. Para regular a sua flora intestinal, acrescente mais fibras e fluidos a sua dieta. Os exercícios podem ajudá-lo a manter o seu trato digestivo em movimento.

Alivie as suas dores

Se você está com dor nos seus braços, pernas, costas, ou cabeça, você pode tomar remédios para conseguir algum alívio. Os medicamentos anticonvulsivos, aliviam a dor do nervo. Além de aliviar os espasmos musculares. Os tratamentos caseiros como calor e massagem também podem ajudá-lo a controlar a dor.

Tratamento para problemas sexuais

Se você é homem e os danos aos nervos tornam difícil para você ter uma ereção, remédios para disfunção erétil, podem ajudar. Se você é mulher e a esclerose múltipla causa secura vaginal, você pode melhorar esse sintoma com lubrificante.

Alívio através de movimentos

Nadar ou dar uma caminhada pode fazer maravilhas para os seus músculos rígidos. Os exercícios também podem ajudar você a administrar sintomas como depressão, fadiga ou problemas na bexiga. Tente uma atividade de baixo impacto, como o tai chi, exercícios aquáticos ou ioga. Um fisioterapeuta pode criar uma rotina de exercícios adequada para você e ensiná-lo a superar essa fraqueza muscular.

Terapia ocupacional

Quer aprender truques para realizar atividades diárias quando a dor e a fraqueza atrapalham? Um terapeuta ocupacional pode ajudar. Ele lhe dará conselhos sobre como simplificar tarefas como lavar roupa, cozinhar e preparar-se pela manhã. Ele também pode ensinar maneiras de se manter focado e superar problemas de fadiga ou memória que possam afetar seu trabalho.

Maneiras de administrar o estresse

Tente técnicas de relaxamento como meditação diária ou respirações profundas para acalmar a sua mente e ajudar a tratar a esclerose múltipla. Faça algo que você ame, como ler um livro ou ouvir música, para tirar a mente dos problemas. E não esqueça que você sempre pode ligar para um amigo pedindo ajuda.

Fonte: Web MD

Não tem plano de saúde? Conheça agora o Cartão Doutor Já