Micose em bebê: Sintomas, fatores de risco e tratamento

Doutor Já Avatar

Doutor Já

Redação
Micose em bebê: Sintomas, fatores de risco e tratamento

O que é a micose?

Micose é uma infecção fúngica que, felizmente, não tem nada a ver com vermes. O fungo, também conhecido como tinea, assume uma aparência circular e parecida com vermes em bebês e crianças. A micose é altamente contagiosa e é fácil de pegar. É por isso que você deve saber exatamente com o que a micose em bebê se parece para tomar as medidas certas para cuidar do seu pequeno.

A micose em bebe pode ocorrer em qualquer lugar. Contudo, uma das localizações mais comuns é no couro cabeludo. Você também pode se deparar com micose no rosto do seu bebê e no corpo. A micose nessas áreas pode frequentemente parecer com outras condições, por isso é importante saber exatamente como a micose pode aparecer ao longo do tempo em seu bebê.

 

Quais são os tipos e os sintomas da micose em bebê?

Micose no rosto do bebe

Pode ocorrer micose no rosto do bebe. Quando isso acontece, as áreas da pele com coceira podem parecer com eczema ou dermatite atópica.

Com um tempo, os locais afetados começam a crescer em círculos semelhantes a anéis com uma borda alta e transparente no centro. Outro comum sintoma é a coceira nessas áreas.

Tinea pode afetar qualquer parte do corpo do seu bebê, mas pode não aparecer sempre no formato de micose. A micose do corpo é chamada tinea corporis e também é comum em crianças. Outros tipos de infecções fúngicas incluem:

Tinea da virilha (tinea cruris)

pés (pé de atleta ou frieira)

Esses tipos ocorrem mais em adolescentes e adultos e são muito incomuns em crianças.

 

Micose no couro cabeludo

A micose em bebe muitas vezes começa com manchas vermelhas e escamosas na pele. Você pode notar apenas uma mancha, ou, várias áreas irregulares.

Se as áreas estiverem no couro cabeludo, você pode em um primeiro momento achar que elas são caspas. Micose no couro cabeludo pode causar perda de cabelo e/ou quebra de cabelo na área afetada. A micose no couro cabeludo é mais comum em crianças com idade entre 2 e 10 anos.

A micose no couro cabeludo também pode se ampliar para o que é conhecido como kerion. Kerion é uma lesão sobre a área em que a micose apareceu primeiro. Se uma criança tem karion, ela também pode ter sintomas como erupção cutânea e nódulos linfáticos sensíveis no pescoço.  Outras áreas da pele que podem ser afetadas incluem:

  • Bochechas
  • Queixo
  • Área dos olhos
  • Testa
  • Nariz

 

Como saber se é micose?

Os médicos frequentemente diagnosticam a micose através de um exame físico e histórico médico. A micose em bebe às vezes pode ser identificada na aparência, então os médicos podem geralmente diagnosticá-la com um exame físico. Mas eles também podem tirar algumas raspagens da pele e examiná-las sob um microscópio.

 

Quais são os fatores de risco para micose?

A micose no bebê tem mais tendência a ocorrer em uns do que em outros. Fatores de risco incluem:

  • Viver em climas quentes (a micose acontece mais em ambientes quentes e úmidos)
  • Estar em contato com outras crianças e/ou animais de estimação que têm micose
  • Ser considerado imunocomprometido, que inclui receber tratamentos para câncer
  • Estar desnutrido

Tome sempre cuidado com seu animal de estimação, pois ele poderá estar infectado com a doença. Se a criança esfregar o seu rosto no animal, pode contribuir para a transmissão da micose para o seu bebe.

 

Qual é o melhor remédio para micose em bebê?

Os tratamentos para micose dependem da severidade. Por exemplo, se o seu filho tem uma ou duas áreas de pele irregular e escamosa, um médico pode prescrever um remédio em pomada para micose em seu bebe. Exemplos de cremes usados para tratar micose em bebe incluem:

  • Clotrimazol
  • Miconazale
  • Terbinafina (consulte o seu médico para uso com menos de 12 anos de idade)
  • Tolnaftato

Esse tipo de  remédio para micose em bebe é frequentemente aplicado na pele da criança em qualquer lugar, de duas a três vezes por dia. Você geralmente aplicará a pomada para micose em bebe na área afetada, e na área circular ao redor.

Em adição a esse tipo de pomada para micose, o pediatra do seu filho pode também prescrever um shampoo antifúngico se a micose afeta o couro cabeludo, embora estes geralmente não sejam eficazes. Se a micose no couro cabeludo do seu filho não começar a melhorar após alguns dias, ou se a micose do seu filho tiver se espalhado para uma porção maior da pele, o médico do seu filho pode prescrever uma medicação oral (líquida) antifúngica.

Infecções mais severas e de maior alcance na pele do seu bebê podem levar de quatro a seis semanas para irem embora completamente.

 

Como evitar micose em bebe?

Animais de estimação podem, infelizmente, passar micose para as crianças. Observe atentamente o pelo do seu bichinho para qualquer prurido, escama e/ou áreas calvas que possam indicar micose. Identificar e tratar a micose dos seus animais de estimação pode impedir que seu pequeno seja afetado.

Além disso, você não deve compartilhar os seguintes itens com os seus filhos:

  • Presilhas
  • Escovas
  • Pentes
  • Grampos de cabelo
  • Bonés

Se o seu filho ou outra criança tiver micose, compartilhar esses objetos pode facilmente transmitir a infecção.

 

Para levar

A micose em bebê pode ser desconfortável para os pequenos, mas é altamente tratável. Através de aplicações tópicas regulares na pele, você pode ajudar o seu filho a ficar livre da micose.

Muitas crianças são infectadas novamente, então é importantes se prevenir para evitar que seu filho tenha de novo.