Minha Pílula Acabou. Será Que Posso Ficar Grávida?

Doutor Já Avatar

Doutor Já

Redação
Minha Pílula Acabou. Será Que Posso Ficar Grávida?

 

O que acontece quando paro de tomar a pílula?

As pílulas anticoncepcionais estão entre as ferramentas de prevenção de gravidez mais populares entre as mulheres. Elas também podem ser usadas para ajudar a tratar acne e miomas uterinos. A pílula funciona através do fornecimento de hormônios que evitam a fertilização do óvulo.

Há diferentes tipos de pílulas com quantidades variadas de hormônios. Para evitar uma gravidez, o ideal é tomar todos os dias e sempre na mesma hora.

A pergunta é: o que acontece quando eu paro de tomar a pílula? A resposta varia de acordo com o estágio do seu ciclo menstrual.

Se você para de tomar a pílula no meio da cartela, você pode ficar grávida imediatamente. Por outro lado, se você termina as pílulas do mês, a gravidez pode ser possível após o seu ciclo voltar ao normal. É importante saber que simplesmente tomar a pílula por um tempo não proporciona efeitos em longo prazo depois que você para de utilizar.

Continue a ler para aprender como o tipo de pílula anticoncepcional pode afetar a sua chance de engravidar, o que você pode fazer para evitar a gravidez entre métodos contraceptivos e o que fazer se você está tentando engravidar.

Buscar Médicos – Ginecologistas Com Preços Acessíveis

 

O que são pílulas combinadas?

As pílulas combinadas são as formas mais comuns de contraceptivos orais. Estas contêm tanto estrogênio quanto progestina. Quando tomadas diariamente, essas pílulas protegem da gravidez por prevenir a liberação de um óvulo durante a ovulação. Elas também criam barreiras de muco para evitar que o esperma alcance um óvulo.

A taxa de gravidez após a interrupção do uso dessas pílulas depende em grande parte do tipo da pílula combinada que você está tomando.  Se você está tomando o tipo convencional, que tem três semanas de pílulas ativas, é possível engravidar no mês seguinte à menstruação.  Também é possível ficar grávida se você perde uma dose no meio da sua cartela.

Algumas pílulas combinadas, como a Seasonale, vêm em versões de ciclos estendidos. Isso significa que você toma 84 pílulas ativas direto e tem apenas um período a cada três meses. Pode demorar mais tempo para o seu ciclo voltar ao normal após tomar pílulas de ciclo estendido, mas ainda é possível engravidar em apenas um mês.

O que acontece se você parar de tomar pílulas apenas de progestina?

Como o nome sugere, pílulas apenas de progestina só contêm progestina, então, você não tem uma semana “inativa” de pílulas. Estas “minipílulas” também alteram a ovulação, bem como os revestimentos do colo do útero e do útero.

Essas pílulas não contêm estrogênio, então a sua eficácia é um pouco menor. Estima-se que cerca de 13 em cada 100 mulheres que tomam a “minipílula” ficam grávidas a cada ano.  Isso também significa que a gravidez é mais provável imediatamente após o abandono do uso das pílulas apenas de progestina.

Se você estiver tentando efetivamente conceber, ainda é uma boa ideia se acostumar a ficar sem a pílula primeiro, então, converse com o seu médico.

Buscar Médicos – Ginecologistas Com Preços Acessíveis

O que fazer se você estiver trocando os métodos contraceptivos?

Embora o seu ciclo possa levar um tempo para se normalizar, ainda é possível engravidar no mês posterior ao abandono do uso da pílula. Se você não estiver procurando ficar grávida imediatamente, você vai precisar utilizar outro método contraceptivo.

Muitos métodos contraceptivos, que não precisam de prescrição médica, podem evitar a gravidez.

Veja alguns Exemplos:

Espermicida:  Isso é um gel ou um creme que contém nonoxylnol-9, um produto químico que mata o esperma. Embora o espermicida possa ser usado sozinho, é mais efetivo quando usado com outros métodos.

Camisinhas:  Disponíveis na versão masculina e feminina, as camisinhas impedem que o esperma entre no útero. Essas tornam-se ainda mais efetivas quando usadas com o espermicida. Nunca use as camisinhas masculina e feminina ao mesmo tempo, pois, isso aumenta o risco de rasgarem.

Diafragmas: Feitas apenas para as mulheres, um diafragma é colocado na vagina e age como uma barreira ao longo do colo do útero. Diafragmas devem ser usados junto com espermicidas para funcionarem adequadamente. Diferentemente de uma camisinha, que é removida imediatamente após o sexo, um diafragma deve permanecer no local por pelo menos seis horas após as relações sexuais. Depois dessas seis horas terem passado, você deve removê-lo dentro das próximas 18 horas.

Esponjas: Estas estruturas de espuma também são colocadas na vagina para cobrir o colo do útero. Elas já contém espermicida. Como diafragmas, as esponjas devem permanecer no local  por pelo menos seis horas após o sexo. Você deve remover a esponja dentro das próximas 30 horas.

O que fazer se você está tentando engravidar?

A maneira que você para de tomar a pílula anticoncepcional também pode variar se você estiver tentando engravidar.  Parar de tomar de repente a pílula no meio da cartela não é uma boa ideia, porque pode alterar o seu ciclo. Ao invés disso, é melhor terminar a cartela e deixar seu corpo percorrer um ciclo menstrual normal primeiro.

Um equívoco comum é que a pílula afeta negativamente a sua fertilidade. A pílula não tem nenhum impacto na sua fertilidade- pode levar alguns meses para o seu ciclo voltar ao normal.  Você pode ou não ficar grávida durante o seu primeiro ciclo menstrual após parar de tomar a pílula.  Na verdade, as mulheres que tomaram recentemente a pílula têm as mesmas chances de engravidar do que as mulheres que não tomaram contraceptivos orais.

O seu médico é a sua melhor fonte de conselho para garantir uma concepção saudável. Ele pode aconselhar sobre qual o melhor jeito de parar de tomar a pílula e conversar com você sobre como iniciar uma vitamina pré-natal antes de tentar conceber. Ele também pode fazer recomendações sobre uma dieta saudável, abstenção de álcool, exercício e mais.

Resumindo

Se você quiser parar de tomar a pílula ou se já parou, você deve conversar com o seu médico. Ele pode responder qualquer pergunta que você tiver sobre uma proteção contínua contra a gravidez ou ajudar você a planejar a concepção.

Fonte: Health Line

 

Se precisar de consultas com Ginecologista, conte com a gente!