Não tenho plano de saúde. O que eu faço?

Doutor Já Avatar

Doutor Já

Redação
Não tenho plano de saúde. O que eu faço?

Não tem Plano de saúde?

Você perdeu recentemente o seu Plano de Saúde empresarial? Ou não conseguiu mais pagar as mensalidades e renovar o contrato? Ou até mesmo nunca conseguiu ter acesso a um plano? Se você está lendo esse texto provavelmente é porque faz parte de um dos três grupos acima.

A crise econômica que o Brasil vem passando, só tem agravando esse tipo de situação. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2017, 14.2 milhões de brasileiros estavam desempregados. Esse é o maior índice desde o início dessa pesquisa que vem sendo feita desde 2012.

Não tem Plano de Saúde? Conheça agora o Cartão Doutor Já!

Dados da Área da Saúde

Se o cenário de desemprego já é esse, imagina os números de pessoas que deixaram de possuir Plano de Saúde e a quantidade de empresas que parou de aderir a esse benefício para seus funcionários. De acordo com um relatório divulgado em 2017 pela Associação Brasileira de Planos de Saúde (ABRAMGE), 2,8 milhões de beneficiários perderam seus planos.  Esse número é realmente alarmante.

Um outro fato curioso é que o tipo de contratação de plano que possui mais usuários é o Coletivo Empresarial, que representa 66,55% de todas as adesões. O que isso pode significar? Que manter um plano de saúde familiar é realmente uma tarefa bem difícil e, algumas vezes, impossível.

De acordo com a agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS, responsável por regular os planos de saúde), 47,3 milhões de pessoas possuem algum plano de saúde. Isso quer dizer que dos 207,7 milhões de brasileiros, apenas 22,8% possuem essa assistência médica. A consequência desse grande falta de cobertura nos leva a um outro problema. Com uma matemática simples conseguimos concluir que 160,4 milhões de pessoas estão, teoricamente, dependentes do Sistema Único de Saúde (SUS) para cuidarem da sua saúde. Pelo número já dá para perceber que atender toda essa população fica impossível.

Não tem Plano de Saúde? Conheça agora o Cartão Doutor Já!

Resultados

Essa grande demanda gera filas enormes para um atendimento, que acaba sendo, algumas vezes precário, por falta de equipamentos e materiais básicos. O Conselho Federal de Medicina (CFM) fez um levantamento com dados das secretarias da Saúde dos Estados e Capitais. O estudo mostrou que 904 mil pessoas estão na fila para alguma cirurgia eletiva. Essa espera pode chegar a 12 anos.

Por isso surge o grande medo: o que fazer já que não possuo plano de saúde? Quando meus familiares precisarem, eles terão que entrar nessas grandes filas para serem atendidos? E se a situação for grave e eu precisar de mais urgência?

Soluções

Agora você pode respirar um pouco mais aliviado! Algumas empresas estão desenvolvendo e criando serviços que servem como alternativas aos planos de saúde. Um dos mais famosos é o Cartão com Benefícios de Saúde.

Esse tipo de serviço já existe há alguns anos no mercado, mas vem ganhando a cada dia mais notoriedade e usuários. O funcionamento é bem fácil. A pessoa que deseja aderir aos benefícios inclusos no cartão deverá pagar a mensalidade cobrada pela servidora dos serviços.

A partir do momento que a primeira mensalidade é paga, você passa a usufruir de milhares de descontos e vantagens, principalmente no acesso à saúde de qualidade. Separamos aqui 5 vantagens relacionadas à saúde que esses cartões geralmente oferecem para você saber se essa é ou não é a melhor opção para você e sua família.

Mensalidades Acessíveis

Como o objetivo desse cartão é dar acesso à saúde de qualidade para pessoas que não conseguem pagar um plano e não querem ficar dependentes da fila do SUS, funcionando como uma inclusão social, as mensalidades e/ou anuidades cobradas são bem acessíveis. Muitas vezes o valor de uma anuidade, (única parcela anual que é em 95% dos casos mais vantajosa por possuir desconto) equivale a apenas uma mensalidade de um plano de saúde. Impressionante, né?

Os preços são fechados, por isso não precisa de corretor. Basta assinar o serviço diretamente pelo site ou ligar para a empresa prestadora deste tipo de serviço. Em alguns casos, não é cobrado nada a mais por dependente e o pagamento geralmente é feito por boleto bancário ou cartão de crédito.

Descontos em Consultas

Esse é um dos principais pontos do cartão. O preço de consultas médicas particulares é bem alto. Pagando a sua mensalidade do cartão de benefícios, você passa a ter acesso a uma rede de clínicas e consultórios que cobram valores mais baixos do que do mercado e até mesmo do próprio local de atendimento, só por possuir o cartão. Algumas empresas que disponibilizam esse tipo se serviço trabalham com valores tabelados das consultas, não variando de acordo com especialidade e local. Antes de assinar o serviço, veja qual dos tipos você está contratando.

Descontos em Exames

Sempre que vamos em alguma consulta o médico nos dá em média 03 exames para serem feitos. Já foi difícil pagar a consulta, imagina agora o resto que tende a ser o mais caro. Os cartões de benefícios também oferecem descontos em exames para que você complete toda a sua jornada em prol de uma vida saudável. Verifique as taxas de descontos com a empresa para você poder se programar.

Descontos em Medicamentos

Para quem não tem acesso a farmácia popular, esse é um ótimo negócio. As operadoras desses serviços disponibilizam, em várias redes de drogarias, descontos em medicamentos. Um dos maiores que achei foi do Cartão Doutor Já, com valores até 60% mais baixos. Os descontos variam de acordo com o tipo de remédio, se é tarjado, marca própria ou genérico e assim por diante.

Alô Doutor

Já passou mal e não sabia o que fazer? Não se preocupe mais! algumas empresas fornecem uma orientação médica 24 horas por dia para tirar suas dúvidas e te direcionar. Vale ressaltar que não é uma consulta e sim uma orientação.  

Um dos cartões que vem ganhando grande destaque é o do Doutor Já. Além de todos esses benefícios acima, você ainda passa a ter acesso ao Alô Remédio. Ele é um assistente farmacêutico, no qual você pode tirar suas dúvidas e ter orientações sobre medicamentos. Encontre aqui mais informações sobre o cartão e tire todas as suas dúvidas.

Todas as vantagens citadas acima podem realmente fazer a diferença na saúde da sua família e no seu bolso. Antes de aderir a um plano, verifique a cobertura e redes parceiras para saber se você terá acesso a todos os benefícios na sua cidade.