O que é bom para caimbra nas pernas?

Doutor Já Avatar

Doutor Já

Redação
O que é bom para caimbra nas pernas?

Causas

Câibra nas pernas pode ser causada por muitas coisas e nem sempre tem uma explicação. É normal ter câimbra a noite, quando nossas pernas estão flexionadas.

Entretanto, se você estiver tentando evitar a recorrência dessa dor, é importante saber como evitar ter caimbra.

Não tem Plano de Saúde? Conheça agora o Cartão Doutor Já!

 

Devido ao estilo de vida

Há certas atividades que fazem com que você seja mais propenso a cãibras na parte inferior da perna. A prática de exercícios que dependem dos músculos da perna como, musculação ou esportes que exigem muita corrida podem aumentar as chances da dor.

Alguns especialistas dizem que o cansaço muscular é a principal causa de cãibra nas pernas. Os riscos são ainda maiores quando esses músculos estiverem cansados em climas quentes ou quando você não toma muita água.

Não tem Plano de Saúde? Conheça agora o Cartão Doutor Já!

 

Por razões médicas

Gravidez, assim como outras condições médicas, também pode aumentar o seu risco de sentir cãibras nas pernas. Se você estiver grávida ou estiver com cãibras nas pernas mais do que o normal, pode ser uma boa ideia falar com o seu médico. Muita caimbra pode ser sinal de algumas possíveis doenças:

  • Doença de Addison (insuficiência adrenal primária)
  • Alcoolismo
  • Falência renal
  • Problemas de tireóide
  • Mal de Parkinson
  • Diabetes tipo 2
  • Sarcoidose hepática
  • Doença vascular

Medicações como anticoncepcionais, diuréticos, salbutamol, naproxeno, albuterol e estatinas podem contribuir para cãibras nas pernas.

 

O que fazer quando tiver cãibras nas pernas

Quando você tiver uma cãibra, massageie e alongue a sua perna (ou o local em que você estiver sentindo a dor) gentilmente. Se for na sua panturrilha, flexione o pé para tentar esticar o músculo ou ficar andando com os calcanhares se a dor não for insuportável.

Geralmente, os efeitos de uma cãibra desaparecem após alguns minutos. Se você sofrer de cãibras constantemente, converse com o seu médico. Atualmente, não há medicações destinadas a tratar cãibras musculares recorrentes.

Se a sua cãibra for um sintoma de outro problema, resolvê-lo pode aliviar sua dor.

 

Como evitar

Você pode evitar cãibras relacionadas a atividades físicas bebendo muita água, pegando leve e não se exercitando quando estiver cansado/exausto.

Fonte: Healthline