O que é câncer de próstata?

Doutor Já Avatar

Doutor Já

Redação
O que é câncer de próstata?

O que é câncer de próstata?

O câncer inicia-se quando as células no corpo começam a crescer de forma descontrolada. Células em quase todas as partes do corpo podem virar células cancerígenas, e podem se espalhar para outras áreas do corpo. Nesse artigo, vamos falar mais especificamente sobre o câncer de próstata.

 

Como ele se inicia?

O câncer de próstata começa quando células na glândula prostática começam a crescer incontrolavelmente. A próstata fica localizada abaixo da bexiga e é uma glândula que só homens tem. Ela ajuda a fazer um pouco do fluido que faz parte do sêmen.

 

Onde fica a próstata?

Na frente do reto é onde fica a próstata. O tamanho da próstata muda com a idade do homem. Em homens mais novos é do tamanho de uma noz, mas pode ser maior em homens mais velhos.

Bem atrás de onde a próstata fica, estão localizadas as vesículas seminais, responsáveis pelo fluido do sêmen. A uretra, é um  tubo que atravessa o centro da próstata. A uretra leva o xixi e o sêmen para fora do corpo, por meio do pênis.

 

Tipos de câncer de próstata

Quase todos os cânceres de próstata são adenocarcinomas. Esses cânceres desenvolvem-se a partir das células glandulares (as células que fazem o fluido da próstata que é adicionado ao sêmen).

Outros tipos de câncer de próstata incluem:

  • Sarcomas
  • Carcinomas de pequenas células
  • Tumores neuroendócrinos (exceto carcinomas de pequenas células)
  • Carcinomas de células transicionais

Esses outros tipos de câncer de próstata são raros. Se você tiver câncer de próstata, quase certamente será um adenocarcinoma.

 

Tempo de vida

Alguns cânceres de próstata podem crescer e espalhar-se rapidamente, mas a maior parte cresce de forma devagar. Na realidade, estudos mostram que muitos homens que morreram de outras causas também tiverem câncer de próstata, mas nunca os afetou durante as suas vidas. Em muitos casos nem eles nem os seus médicos souberam que eles tinham câncer, ou seja, não alterou o tempo de vida.

 

Possíveis condições pré-cancerosas da próstata

Algumas pesquisas sugerem que o câncer de próstata começa como uma condição pré-cancerosa, mas não é certo. Algumas vezes, essas condições são encontradas quando um homem faz uma biópsia da próstata (remoção de pequenos pedaços da próstata a fim de verificar se há câncer).

 

Neoplasia intra-epitelial da próstata (PIN)

Na PIN, há mudanças em como a glândula prostática é vista sob o microscópio, mas as células anormais não parecem estar espalhando-se para outras partes da próstata (como as células cancerígenas fariam). Baseado em quão anormais os padrões das células aparentam, eles são classificados como:

  • PIN de baixo grau: os padrões de células prostáticas parecem quase normais
  • PIN de alto grau: os padrões de células parecem mais anormais

PIN começa a aparecer nas próstatas de alguns homens no início dos seus 20 anos.

Muitos homens começam a desenvolver PIN de baixo grau quando eles são jovens, mas não necessariamente desenvolvem câncer de próstata. A possível relação entre PIN de baixo grau e câncer de próstata ainda não é clara.

Se você tiver PIN de alto grau, há 20% de probabilidade de você também ter câncer em outra área da próstata.

 

Atrofia inflamatória proliferativa (PIA)

Na PIA, as células prostáticas parecem menores que o normal, e há sinais de inflamação na área. PIA não é câncer, mas os pesquisadores acreditam que a PIA pode, em alguns casos, levar à PIN de alto grau, ou, talvez, diretamente ao câncer de próstata.

 

Fonte: cancer.org