O que é uma colonoscopia?

Doutor Já Avatar

Doutor Já

Redação
O que é uma colonoscopia?

O exame de colonoscopia

Uma colonoscopia é um procedimento importante que ajuda no diagnóstico do cólon. Geralmente é recomendado para todas as pessoas aos 50 anos de idade.

A colonoscopia é um procedimento que deixa o médico examinar a parte de dentro do seu cólon (uma parte do intestino delgado). Ela pode ser feita para fins de triagem em pessoas saudáveis para assegurar que elas não estejam desenvolvendo câncer de cólon ou pólipos perigosos que podem virar câncer.  

A colonoscopia também pode ser feita para encontrar um diagnóstico para o sangue nas fezes ou outros sintomas gastrointestinais, tais como dor ou mudanças nos hábitos intestinais (diarreia ou constipação).

Não tem Plano de Saúde? Conheça agora o Cartão Doutor Já!

Quem deve fazer uma colonoscopia?

A maior parte das diretrizes sugere que todas as pessoas façam uma colonoscopia quando completar 50 anos e, então, a cada 10 anos continuar acompanhando (se nenhum sintoma preocupante se desenvolver).

Se você tem um histórico familiar de câncer de cólon, pólipos ou outras condições gastrointestinais, talvez você tenha que fazer uma colonoscopia com menos de 50 anos ou mais frequentemente.

Como se preparar para uma colonoscopia?

Instruções serão dadas para que você faça uma preparação, especialmente, antes da colonoscopia.

Talvez também peçam que você siga uma dieta específica no dia ou dois antes do procedimento.

Na noite anterior a sua colonoscopia, talvez lhe dêem uma solução para ingerir, pílulas laxantes, um enema ( introdução de água para lavagem intestinal), para assegurar que seu intestino esteja vazio.

Essas preparações irão causar diarreia, então, você precisará ficar perto do banheiro após começar a preparação. O exame leva a um sedação durante o processo.

Garanta que o seu médico saiba todas as medicações que você toma, vitaminas e suplementos dietéticos. Pergunte se você deve parar de tomar algum remédio nos dias anteriores ao procedimento.  

O que acontece durante a colonoscopia?

Para começar, pedirão que você deite de lado sobre uma cama para que você receba a sedação, seja com uma pílula ou através de um soro.

Durante o procedimento, um especialista treinado irá inserir um colonoscópio, isto é, um tubo longo, flexível e estreito com uma câmera leve e minúscula em uma extremidade, em seu reto e cólon.

O escopo também sopra ar para dentro do intestino grosso para fornecer uma visão melhor.  A câmera no final do colonoscópio envia uma imagem de vídeo para um monitor para que seu médico possa ver melhor o tecido.

O seu médico verá o seu intestino grosso inteiro e começará a tirar o colonoscópio quando tiver alcançado o intestino delgado.

Amostras de tecidos (biópsias) ou remoção de pólipos podem ser realizadas através do escopo. Essas amostras podem ser enviadas para um laboratório para ver se há a presença de câncer.

Os efeitos colaterais da colonoscopia

É normal sentir-se inchado, com gases e sonolento após o procedimento. Pode haver uma pequena quantidade de sangue nas fezes após o procedimento.

Os sintomas que devem fazer você ligar imediatamente para o seu médico incluem:

  • Febre
  • Dor forte
  • Grandes quantidades de sangue ou coágulos sanguíneos nas fezes
  • Fraqueza
  • Tontura

Assim como todos os procedimentos, há alguns riscos associados à colonoscopia, incluindo:

  • Sangramento
  • Perfuração do cólon
  • Reações aos sedativos

Fonte: Everyday Health

Não tem Plano de Saúde? Conheça agora o Cartão Doutor Já!