O que fazer quando estiver com câimbra nos dedos dos pés

Doutor Já Avatar

Doutor Já

Redação
O que fazer quando estiver com câimbra nos dedos dos pés

Visão geral

Quando o músculo contrai e não relaxa provoca a câimbra. Como em qualquer músculo, você pode ter câimbra no dedo do pé. A cãibra muscular geralmente não é nada, mas não significa que ela não cause dor. Se alguma vez você já teve cãibra nas pernas, sabe que a dor aguda pode ser muito desagradável. Por isso, é importante saber o que é bom para a caimbra nas pernas.

Usamos os nossos dedos dos pés todos os dias para andar, então, eles se exercitam bastante. Entretanto, algumas pessoas são mais propensas a cãibras musculares do que outras.

 

O que fazer

Dá para tratar as cãibras com os remédios caseiros listados abaixo. Entretanto, se você achar que as suas cãibras não estão indo embora ou estão piorando, converse com um médico.

  • Alongamento

Muitas vezes, exercícios regulares de alongamento e fortalecimento evitam cãibras. Para manter seus pés flexíveis, faça os seguintes exercícios:

  • Ficar nas pontas pés. Levante o calcanhar do chão para que apenas os dedos dos pés toquem o chão. Mantenha por 5 segundos e abaixe o calcanhar. Repita 10 vezes.
  • Flexionar os dedos dos pés ou apontar. Flexione seu pé para que seu dedão pareça estar apontando em uma direção e mantenha por 5 segundos. Repita 10 vezes.
  • Dedos dos pés pegando a toalha. Dobre todos os dedos como se você estivesse tentando enfiá-los sob o pé. Mantenha por 5 segundos e repita 10 vezes. Você também pode colocar uma toalha no chão e usar apenas os dedos dos pés para agarrá-la.
  • Recolher bolinhas de gude. Coloque 20 bolinhas no chão. Uma de cada vez, pegue-as e coloque-as em uma tigela usando apenas os dedos dos pés.
  • Caminhar na areia. Se tiver como ir à praia, andar descalço na areia pode ajudar a massagear e fortalecer os músculos das pernas e dos pés.

Além disso, a prática de exercícios pode ajudar na sua saúde mental e pode até ajudar na cura do cancer de próstata.

 

 

  • Use calor ou frio

 

Calor

O calor pode ajudar os músculos a relaxarem. Coloque uma toalha quente ou uma bolsa térmica no dedo com cãibra. Você também pode mergulhar o pé na água quente.

Frio

Gelo pode ajudar aliviando a dor. Massageie suavemente o dedo do pé usando uma compressa fria ou gelo enrolado em uma toalha. Nunca coloque gelo diretamente na sua pele.

 

 

  • Alimentação

 

Suar faz com que o seu corpo libere sais e minerais. Alguns medicamentos, como diuréticos, também fazem o seu corpo perder minerais. Se você não estiver obtendo os níveis diários recomendados de cálcio (1.000 mg), potássio (4.700 mg) e magnésio (400 mg), essas comidas podem ajudar:

 

  • Iogurte, leite com baixo teor de gordura e queijo
  • Espinafre e brócolis
  • Amêndoas
  • Bananas (muito boas antes de um treino)

Assim como o que comemos pode nos trazer benefícios, como impedir doenças inflamatórias, fazer dietas populares para emagrecer sem consultar um médico pode acabar não trazendo o efeito desejado.

 

 

  • Mude os seus sapatos

 

O tipo de sapato que você calça também pode causar cãibras. Por exemplo, passar o dia todo de salto alto pode aumentar o seu risco de cãibras nos dedos dos pés. Os sapatos de salto alto podem espremer os dedos e pressionar a planta do pé.

Dançarinos, corredores e outros atletas podem sentir cãibras nos dedos dos pés ao usar o tipo de calçado errado para a forma do seu pé. Procure sapatos com a parte da frente mais larga e deixe de lado os sapatos de salto alto se eles estiverem causando desconforto.

 

Causas comuns de cãibras nos dedos

Atividade física

Desidratação e esforço excessivo são causas comuns de cãibras durante exercícios.

 

Idade

Se você não for ativo regularmente nos seus 40, os músculos podem ficar estressados mais facilmente, levando a cãibras.

 

Condições médicas

Cãibras musculares podem ser mais comuns em pessoas com condições médicas, como diabetes ou doença hepática. Pessoas com diabetes estão em risco de neuropatia periférica, uma condição que causa danos aos nervos nos seus dedos dos pés e das mãos. Quando esses músculos não funcionam adequadamente, você pode sentir dores e cãibras.

Se o seu fígado não estiver funcionando corretamente, também pode levar a cãibras musculares e espasmos.

 

Medicamentos

Para algumas pessoas, alguns medicamentos contribuem para cãibras musculares. Esses podem incluir diuréticos e medicações para diminuir o colesterol, tais como estatinas e ácido nicotínico.

Se você tem o colesterol alto é importante saber os efeitos que ele tem no seu corpo e até como isso pode aumentar os riscos de câncer.

 

Insuficiência de minerais

Ter poucos minerais no seu sangue pode ser a fonte das suas cãibras. Esses minerais são importantes para o funcionamento dos músculos e nervos, assim como para a pressão sanguínea.

 

Para levar

Você pode sentir cãibras nos dedos dos pés por uma série de razões, mas a grande maioria não é séria. Soluções simples que você consegue fazer em casa podem aliviar as suas cãibras nos dedos dos pés.