O que o Álcool Faz Com o Seu Dente?

Doutor Já Avatar

Doutor Já

Redação
O que o Álcool Faz Com o Seu Dente?

Álcool e o corpo

 

1. O álcool deixa a boca seca
2. Ácido de citrus ataca os dentes
3. Cerveja escura também mancha o dente
4. Mastigar gelo também danifica os dentes
5. O açúcar dos refrigerantes também forma ácidos

Enquanto o consumo moderado de álcool possa ser uma parte de um estilo de vida saudável, o álcool não é geralmente considerado como algo saudável.

Parte dessa definição confusa do álcool vem dos efeitos em curto e longo prazo que ele gera no seu corpo e na sua saúde, do seu cérebro, seus níveis de glicose ao seu fígado.

 

Não tem Plano de Saúde? Conheça agora o Cartão Doutor Já!  

 

Mas quais são os efeitos do álcool na sua gengiva, tecidos da boca e dentes?

Os  Centers for Disease Control and Prevention (CDC) definem beber moderadamente como um drink por dia para as mulheres e nada além de dois drinks para os homens.  Os CDC consideram beber em excesso mais de 8 drinks por semana para as mulheres e 15 ou mais para os homens.

A periodontite, cáries dentárias e aftas são todas muito mais prováveis de ocorrerem nas pessoas que bebem muito e o abuso de álcool é o segundo fator de risco mais comum do câncer oral.


Não tem Plano de Saúde? Conheça agora o Cartão Doutor Já!  

 

E os dentes?

As pessoas alcoólatras tendem a ter maiores níveis de placas nos dentes e são três vezes mais propensas a perderem permanentemente os dentes.

Mas as pessoas que bebem moderadamente estão em risco de doenças sérias de boca e dentes? Não há muitas evidências médicas conclusivas. Os dentistas, entretanto, dizem ver os efeitos de beber moderadamente regularmente.

 

Manchas

“A cor das bebidas vem dos cromógenos”, explica o Dr. John Grbic. Os cromogênios se prendem ao esmalte dentário que foi comprometido pelo ácido presente no álcool, manchando os dentes. Uma maneira de contornar isso é beber drinks alcoólicos com um canudo.

“Se você prefere misturar licor com refrigerantes escuros ou beber vinho tinto, diga adeus a um sorriso branco,” diz o Dr. Timothy Chase.  “Além de conter açúcar, os refrigerantes com coloração escura podem manchar ou descolorir os dentes. Lembre-se de enxaguar a sua boca com água entre os drinks.”

A cerveja é apenas ligeiramente melhor, de acordo com o Dr. Joseph Banker. “A cerveja é acídica assim como o vinho. Isso faz com que os dentes tenham uma maior probabilidade de serem manchados pelos maltes encontrados em cervejas escuras.”

Secura

Banker também nota que drinks com alto teor alcoólico, como spirits, deixam a boca seca. A saliva mantém os dentes úmidos e ajuda a remover a placa bacteriana e as bactérias da superfície do dente. Tente se manter hidratado bebendo água enquanto bebe álcool.

 

Outros danos

O dano aos dentes relacionados ao álcool aumenta se você mastiga o gelo que está nos seus drinks, que podem quebrar o seu dente, ou se você adiciona citrus à sua bebida.

A American Dental Association nota que até mesmo um pouco de limão pode comprometer o esmalte dentário.

Um estudo concluiu, entretanto, que o vinho tinto mata bactérias orais chamadas estreptococos, que estão associadas à cárie dentária. Dito isso, não comece a beber vinho tinto apenas por esse motivo.

Fonte: Healthline

 

Não tem Plano de Saúde? Conheça agora o Cartão Doutor Já!